Atualizado em 17/12/2019

É muito importante que o ambiente de uma clínica ou consultório médico seja equilibrado para transmitir conforto e confiança ao paciente.

Além de investir em atendimento humanizado, existe outro fator que conta muito nesse processo: a decoração da clínica. Afinal, ela influencia — e muito — o comportamento dos que frequentam o ambiente.

Infelizmente, existem alguns enganos que as clínicas cometem nesse sentido. Você sabe quais são eles? Continue a leitura e veja o que você deve evitar na hora de decorar a sua clínica!

Os principais erros na decoração da clínica

A primeira impressão é a que fica: certamente, esse ditado prevalece nos ambientes de saúde!

É importante que clínicas e hospitais levem em conta que, tanto quanto o bom atendimento, uma boa decoração e organização na sala de espera e nos consultórios é fundamental.

Mas essa harmonia nem sempre acontece, e o ambiente da clínica pode acabar afastando os pacientes. Conheça agora alguns erros na decoração da clínica e algumas formas de corrigi-los!

1. Exagero no uso da cor branca

As cores também são essenciais na decoração de clínicas. Muitas vezes, porém, o que vemos são ambientes com paredes totalmente brancas. Saiba que esse tipo de decoração já não é necessário, e é até mesmo considerado antiquado.

Hoje, é possível ter um ambiente de saúde com mais cor, mas tenha cuidado para evitar exageros. Tons muito berrantes podem provocar algum tipo de agitação ou agredir a visão dos pacientes, então opte sempre por cores mais suaves.

Para clínicas, o ideal são as cores que transmitem paz e limpeza, como o verde ou o azul em tons suaves. Além da sensação de tranquilidade, esses tons também combinam com móveis de madeira, que dão um toque mais aconchegante ao ambiente.

2. Descaso na decoração da recepção

De vez em quando, o médico se atrasa ou as consultas podem passar do tempo. Por isso, é preciso que as salas de espera estejam bem equipadas para entreter os pacientes.

Tenha sempre na recepção de sua clínica itens que podem dar boas-vindas a eles, como televisão, revistas, água e o tradicional cafezinho com algumas bolachas. Isso faz toda a diferença para cativá-los!

Evite o uso de tapetes na recepção, pois não são recomendados pela Vigilância Sanitária. Para cadeiras, prefira revestimentos de couro natural ou sintético, que são fáceis de limpar e lavar.

3. Falta de critério ao escolher o som ambiente

Música ambiente pode ser utilizada em recepções, mas a escolha do repertório deve ser feita visando sempre transmitir tranquilidade.

Barulhos ou músicas estridentes podem causar desconforto a quem está aguardando o atendimento. O ideal é escolher músicas suaves, como a música clássica e outros estilos e melodias mais tranquilos.

4. Má escolha e disposição de móveis e objetos

É essencial que o ambiente de uma clínica médica proporcione segurança, mobilidade e conforto. O espaço entre as cadeiras deve favorecer o trânsito, evitando apertos e acidentes. Se for receber crianças, é importante evitar objetos pontiagudos, cortantes e muito pequenos.  

É preciso considerar também o tamanho do espaço antes de comprar a mobília. A principal dica aqui é evitar o excesso de móveis para não causar problemas de circulação.

Outros erros comuns que podem ocorrer na recepção de consultórios são:

  • colocar as cadeiras do paciente de costas para a entrada;

  • dispor as cadeiras em um único local;

  • desconsiderar pacientes cadeirantes ou acompanhantes que tenham necessidades especiais.

5. Falta de informação

Quando falamos em decoração da clínica, é preciso ter em mente que tudo comunica! Por isso, placas de saída, sinalizações de emergência, placas nas portas dos consultórios com o nome dos médicos e suas especialidades, indicação de onde ficam os banheiros, entre outros itens que ofereçam informação ao paciente, são fundamentais.

Dessa forma, as pessoas perceberão onde fica cada local com facilidade. Assim, também não precisam pedir toda hora informações para a secretária. Além disso, se sentirão mais “em casa” e terão autonomia para desenvolver as suas ações.

6. Não se preocupar com a rede Wi-Fi

Oferecer internet Wi-Fi gratuita para os pacientes que aguardam na sala de espera é imprescindível nos dias de hoje. Por mais que você tenha uma televisão ligada e revistas para que os pacientes leiam, eles podem já ter acesso a todas essas mídias e preferir passar o tempo resolvendo questões pessoais em seus smartphones.

Por isso, é um erro grave não disponibilizar uma internet de boa qualidade para os pacientes. É preciso verificar se a conexão é estável e se não fica caindo a todo momento, ou então se não apresenta muita lentidão.

Caso isso aconteça, convém que seja procurada outra operadora de internet, que traga serviços mais interessantes para você.

7. Iluminação insuficiente

A iluminação de um consultório deve ter uma medida certa, sem ser clara demais e nem escura demais. No caso de ter muita claridade, os pacientes podem sentir uma sensação de relaxamento, o que afeta na realização de determinados exames.

Já a sala muito escura pode dar sono e o paciente cochilar enquanto espera. Por isso, o mais indicado é que sejam trabalhadas luzes amarelas e indiretas na sala de espera.

Nas salas em que são realizados procedimentos, no entanto, as luzes brancas são as mais indicadas, uma vez que elas transmitem uma sensação de limpeza.

8. Portas estreitas demais

As portas estreitas demais também devem ser evitadas. Isso porque pessoas obesas ou cadeirantes poderiam ter dificuldade para passar por elas, o que gera um constrangimento para o paciente.

Por isso, opte sempre por portas largas, evitando constrangimentos e também facilitando o dia a dia da clínica como um todo. No caso de uma emergência, por exemplo, é preciso que macas possam passar por portas. Se elas forem estreitas, isso não será possível.

9. Ausência de espaço kids

Consultórios pediátricos podem contar com espaços kids, com brinquedos para que os pequenos possam se divertir enquanto aguardam as consultas. Além do mais, isso facilita a interação com as crianças e fará com que elas tenham menos receio de ir ao médico.

Outros tipos de consultório que não são voltados para crianças, mas que recebem muitas mães com filhos pequenos, como os obstetras, podem oferecer esse benefício.

Assim, as mães poderão se consultar com tranquilidade, enquanto o filho se diverte e brinca com outras crianças que também estão no local. Em alguns casos, convém que a clínica contrate uma cuidadora para ficar sempre de olho nas crianças e propor atividades lúdicas e recreativas.

Para evitar erros na decoração da clínica, o ideal é procurar um decorador de interiores especializado na área. Ele ouvirá o que você deseja e, a partir daí, criará um projeto com foco nos aspectos essenciais, como ergonomia, praticidade, conforto e bom gosto para deixar o ambiente de sua clínica harmonioso.

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