A administração de clínicas não é uma tarefa fácil e exige muito do responsável por essa atividade, seja ele um médico, um nutricionista, um fisioterapeuta ou qualquer outro profissional da área da saúde que tenha o seu próprio negócio.
Dentro desse contexto, contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como os softwares de gestão, pode fazer a diferença na administração de uma clínica.
Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com 5 vantagens que você terá se começar a utilizar um software na sua clínica. Quer saber quais são elas? Então, siga conosco para entender melhor!
1. Integração de processos
Uma das principais vantagens que um software de gestão pode oferecer para a sua clínica está na integração de processos. Esqueça aquela ideia de precisar utilizar vários programas para fazer as suas atividades.
O fluxo de caixa, o cadastro de pacientes, o agendamento de consultas e procedimentos, o controle de horas dos funcionários: tudo isso poderá ser administrado facilmente em um único programa.
2. Redução de custos
É claro que um software de gestão de uma clínica não é gratuito e você precisará pagar para utilizá-lo, mas esse valor não deve ser visto como um gasto, mas como um investimento que acarretará na redução de custos para o seu estabelecimento.
Se você colocar na ponta do lápis todo o dinheiro que perde com ligações telefônicas quando um secretário passa horas confirmando consultas, por exemplo, já terá uma noção de como investir em um software de gestão poderá ser útil para a sua clínica.
3. Facilidade de acesso
Os softwares de gestão para clínicas são muito práticos e fáceis de usar. Não é necessário ser nenhum gênio ou expert em informática para saber trabalhar com o programa e todas as suas funções.
Assim sendo, qualquer profissional da sua clínica, como secretários e auxiliares, poderá cadastrar informações e trabalhar com o programa, bastando ter conhecimentos básicos de informática.
4. Atendimento humanizado
O atendimento humanizado é algo que está em alta na área da saúde, pois se tem o entendimento de que as pessoas precisam ser bem atendidas para que se sintam bem e reajam melhor aos tratamentos aos quais são submetidas. Além disso, um paciente bem atendido poderá retornar à clínica em outras oportunidades e também indicá-la aos seus familiares e amigos.
De tal modo, a tecnologia também pode ajudá-lo a prestar um atendimento mais humanizado aos seus pacientes. Isso porque as chances de se cometer erros serão menores e também não acontecerão situações desagradáveis para os pacientes, como as longas filas de espera para atendimento em uma consulta, por exemplo.
5. Segurança das informações
Vale ressaltar que todas as informações dos softwares de gestão se mantêm seguras, pois os dados geralmente são protegidos por backup, evitando, assim, que sejam deletados ou perdidos, seja por falha humana, seja por invasões de hackers ou erros no sistema.
As vantagens da tecnologia na administração de clínicas realmente são bastante perceptíveis, não é mesmo? Por isso, fazer os investimentos necessários nessa área é relevante para que a sua clínica siga sempre sendo competitiva.
A segurança das informações garante que você possa cumprir todas as suas atividades, sem comprometer o sigilo que os pacientes esperam, por exemplo.
Quais são os riscos que os processos manuais podem trazer?
Quem ainda não utiliza a tecnologia na administração de clínicas está correndo riscos de erros graves serem cometidos. Os principais deles são os relacionados a seguir!
Erros nas marcações
Quando a secretária faz o agendamento das consultas em uma agenda de papel, pode cometer erros humanos, como fazer dois agendamentos no mesmo horário, por exemplo. Isso não acontece quando se utiliza a tecnologia.
Falta de segurança
Não é seguro manter prontuários, fichas e outras informações sigilosas dos pacientes em ambientes físicos. Isso porque é fácil que folhas sejam perdidas ou subtraídas permanentemente.
Vale destacar que, a partir de 2020, entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim sendo, se qualquer dado de um paciente for vazado da clínica, ela poderá ser processada e ter que arcar com as consequências disso juridicamente.
O que você acha que é mais seguro: um sistema criptografado ou um fichário físico, em que qualquer um pode pegar o que quiser? Certamente, é a primeira opção.
Falta de mobilidade
Sabemos que a rotina de um médico não começa e nem termina dentro do seu consultório. Por isso, convém que os sistema da clínica tenham mobilidade. Dessa forma, evita-se alguns problemas, como o esquecimento de uma consulta por não ter acesso rápido à agenda.
A falta de mobilidade também faz com que os pacientes não tenham a possibilidade de agendar consultas sem ter que ligar ou ir até a clínica em horário comercial. A maioria das pessoas também trabalha nesse horário e não consegue fazer os agendamentos por conta de motivos profissionais.
Como iniciar a implementação da tecnologia no consultório?
O primeiro passo para implementar a tecnologia no consultório é mapear tudo o que se faz no estabelecimento, como as atividades da secretária, dos técnicos de enfermagem, dos enfermeiros, dos médicos etc.
Depois disso, é preciso buscar por um software de gestão que supra todas as necessidades que a equipe do consultório tem.
Como vimos, o que você paga pelo uso do sistema é infinitamente menor do que o valor que perde mensalmente por conta de erros comuns que possam acontecer. O custo-benefício desse investimento é ótimo: pouco tempo depois de implementar as ferramentas digitais em sua clínica, você perceberá as vantagens da tecnologia e como ela vale pena.
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