A evolução da tecnologia móvel é uma verdade que está invadindo o cotidiano das pessoas, principalmente com a popularização dos tablets e smartphones. Falando especificamente sobre o tablet, você já parou para pensar em como esse aparelho tem contribuído com o setor de saúde, mudando, para melhor, o trabalho realizado? Vale a pena fazer essa reflexão.
Os tablets, como os iPads, estão sendo amplamente utilizados em clínicas e hospitais, tanto para melhorar a interação entre médicos, profissionais e pacientes, quanto para deixar o trabalho mais rápido e até reduzir custos. Com eles, durante o atendimento, o médico não precisa procurar uma sala com um computador para acessar resultado de exames ou prontuários, é possível fazer isso enquanto anda pelos corredores.
Com essa tecnologia móvel, os médicos podem mostrar os diagnósticos para os pacientes que estão internados instantaneamente, explicando os resultados e discutindo com eles de forma dinâmica. Isso faz com que médicos e pacientes se envolvam no processo de tratamento e cura, o que é muito positivo para atingir os objetivos.
Os prontuários eletrônicos (PEP) também já estão sendo adotados, inclusive, por meio de aplicativos desenvolvidos para tablets, cada vez mais seguros e com mais qualidade. Eles têm tornado a documentação mais eficiente e reduzem o excesso de uso de papel, ou seja, os tablets também são alternativas sustentáveis na medicina.
É claro que por serem pequenos e móveis, é preciso ter um cuidado a mais ao colocar informações tão importantes nos iPads, mas tudo mostra uma tendência das clínicas e hospitais de se adaptarem nesse sentido, para unirem a praticidade com a qualidade e privacidade dos atendimentos.
E essa realidade tecnológica também tem se manifestado nos cursos de medicina nas universidades. Essa nova geração de estudantes já está muito mais habituada ao convívio com os dispositivos móveis, o que faz com que a sua adaptação a eles seja um processo praticamente natural.
A adoção de tablets em sala de aula também proporciona uma boa economia para os estudantes, que normalmente gastam muito dinheiro em livros e materiais impressos. Na Universidade de Yale, por exemplo, os alunos de medicina recebem iPads e os utilizam para praticamente tudo.
Uma pesquisa publicada no Internal Medicine comprovou as melhorias que o tablet proporciona para o trabalho dos médicos residentes.
Os próprios pacientes também podem se beneficiar dessa tecnologia móvel. Em vez de preencherem uma ficha, ao passarem pela triagem anterior ao atendimento médico, podem receber um tablet e usá-lo para armazenar suas principais informações. Essa é mais uma alternativa que deixa o processo mais dinâmico e ágil.
Automação de processos com tecnologia móvel
A automação dos processos por meio do uso das tecnologias móveis foi um excelente ganho para a medicina. Essa automação trabalha, basicamente, com o envio de informações para diferentes locais por processos tecnológicos, visto que é preciso apenas que o profissional ou o paciente tenha acesso a um smartphone ou tablet, por exemplo.
Essa utilização traz benefícios para os gestores, pacientes e médicos. Confira um pouco mais a seguir!
Mobilidade clínica
No momento em que a automação dos processos é implementada na clínica, as possibilidades de oferecer aos pacientes serviços que vão além daqueles que podem ser realizados via ligação aumentam muito.
Isso acontece porque as informações são disponibilizadas para os pacientes na internet, seja por aplicativos em smartphones, tablets ou computadores.
Desse modo, é possível conferir a agenda da clínica, de médicos e plantões e, assim, compartilhá-las com os pacientes, marcar e remarcar consultas, entre outras opções.
Cadastros automatizados
Na hora de buscar por informações é muito mais fácil e ágil encontrá-las a partir de uma simples pesquisa no computador, não é mesmo?!
Essa melhor organização e gestão do tempo nas clínicas demonstra o compromisso com os seus pacientes, visto que essa busca automatizada permite gerenciar as informações de forma muito mais prática que a habitual.
Também com o uso da tecnologia móvel atrelada à automatização dos processos é possível coordenar o fluxo de pacientes a partir da disponibilidade e acesso à agenda dos médicos, a fim de que todos pacientes possam ser atendidos dentro do horário estabelecido.
Essa automatização dos cadastros dos pacientes faz com que os profissionais consigam atendê-los de maneira muito mais responsável e individual, deixando-os mais confortáveis, satisfeitos e familiarizados com a clínica.
Com os cadastros atualizados, organizados e de fácil acesso, a promoção de um relacionamentoduradouro e personalizado é muito maior, principalmente se for adotado o envio de notificações por meio de e-mail ou SMS para alertar os pacientes sobre consultas e outros serviços.
Relação médico-paciente
Uma das facilidades que a tecnologia móvel traz para a relação médico-paciente diz respeito à comunicação mais rápida e eficiente por meio de aplicativos.
Segundo um estudo realizado em novembro de 2015 pela consultoria britânica Cello Health Insight, cerca de 87% dos médicos brasileiros fazem uso de aplicativos de mensagens para conversar com os seus pacientes.
Essa ação demonstra que a tecnologia móvel é muito benéfica para o dia a dia dos médicos e dos pacientes, que conseguem sanar suas dúvidas de maneira imediata, sem a necessidade de esperar por uma consulta pessoal para tirar as suas dúvidas, por exemplo.
No entanto, para que essa relação seja positiva para ambos os lados é necessário que haja algumas regras e limitações, para que não haja extrapolação. Mas, com certeza, não se pode negar que essa interação é muito positiva.
Mas, afinal, como preparar a clínica para essas mudanças?
Atualmente, várias áreas, inclusive a da saúde, têm sofrido cada vez mais com as mudanças constantes dos setores. E, para se tornarem cada vez mais eficientes, competitivas e a fim de oferecem um serviço de qualidade aos pacientes, é necessário passar por algumas mudanças.
Confira as dicas a seguir e prepare a sua clínica para mudanças positivas na automação dos processos.
Analise as necessidades da clínica
Antes de começar a promover a mudança na clínica é extremamente necessário analisar que pontos devem ser mudados, quais são os objetivos a serem alcançados e como está o mercado naquele momento.
Tenha senso de urgência
Criar um senso de urgência é estar pronto para as mudanças. O grande problema dessas mudanças é que, muitas vezes, acaba-se perdendo o momento certo para implementá-las, ou seja, a possibilidade de mudar acaba passando e os gestores nem percebem.
Tenha uma relação de confiança com a equipe
Para que as modificações ocorram da melhor maneira possível é necessário que haja uma relação harmoniosa com a equipe. Por isso, mantenha uma boa comunicação e conquiste a confiança de todos.
Seja confiante
Outro ponto importante diz respeito à necessidade de superar e eliminar todos os obstáculos e medos, que muitas vezes desencorajam a adoção das mudanças. Acredite que ela será feita para o bem de todos.
Acompanhe o processo de mudança
Acompanhar de perto todos os processos é necessário para que os erros que possam vir a surgir sejam rapidamente encontrados e corrigidos.
A verdade é que os médicos não podem se fechar para as possibilidades que a tecnologia móvel oferece e, mesmo aqueles com muitos anos de profissão, precisam se atualizar. O desafio é conseguir aliar o lado humanístico com o uso dessas plataformas para tratar cada paciente, respeitando a sua individualidade.
Considerando que o uso da tecnologia móvel na área da saúde ainda é recente, o desafio a ser cumprido pelos médicos é grande, mas certamente trará excelentes resultados. A medicina está passando por uma revolução que promete facilitar muito a vida de profissionais e pacientes.
Agora que você entendeu melhor a importância da tecnologia móvel na área da saúde, entre em contato conosco. Conheça o Shosp e saiba como podemos ajudar a sua clínica a implementar o uso dessa inovação nos atendimentos!