Um dos principais objetivos para empresas da área da saúde é oferecer um atendimento bom e eficaz, ajudando de fato o paciente no momento em que ele precisa. Por isso, pensar em práticas que possam ser um diferencial possibilitam também a fidelizaçãodesses pacientes.
É nesse cenário que a sua clínica pode dar um passo a mais e disponibilizar o atendimento online. Com ele é possível agilizar o trabalho da sua equipe e, ao mesmo tempo, melhorar a organização interna. Resultado: a sua clínica passa mais credibilidade, confiança e ainda pode se tornar referência na área.
Mas é importante que você saiba como oferecer esse serviço. Confira 5 dicas essenciais:
1. Treine a sua equipe
Assim como o atendimento pessoal, o realizado pela internet também merece a atenção dos seus funcionários. É muito importante que os colaboradores tenham total domínio das ferramentas para realizar o atendimento online. Ofereça treinamentos e cursos para os funcionários, além de manter um canal direto para tirar as suas dúvidas.
2. Seja ágil ao dar respostas
Quando o paciente entra em contato pela internet, ele espera conseguir ser atendido de forma rápida e sem grandes dificuldades. Uma boa solução é o chat online, que possibilita a troca de mensagens em tempo real com o paciente e também humaniza o contato.
Além disso, amplie o horário de atendimento online ou priorize as solicitações que foram feitas durante a madrugada. É muito importante também que caso a sua equipe não tenha a solução imediata para o pedido do paciente, seja estipulado um retorno de até 24h para aquela solicitação.
3. Seja educado e prestativo no atendimento online
Ser sempre educado durante o contato com o paciente é a base para um bom relacionamento com ele. Muito mais que isso, amplia as chances de uma boa recomendação para a sua clínica e a possibilidade de atrair novos pacientes.
Seja também atencioso e prestativo. Lembre-se de que, na maioria das vezes, o paciente está com algum problema quando entra em contato com um consultório.
4. Mantenha uma base de dados
Disponibilize aos seus funcionários um software que permita a consulta das informações dos pacientes. Assim, no momento do atendimento o seu colaborador terá mais autonomia no contato e também mostrará mais organização.
A ferramenta também auxilia o seu consultório ao enviar alertas de futuras consultas, exames, resultados, etc. Isso traz benefícios para ambos os lados: você verá pacientes mais comprometidos com a sua clínica e uma diminuição significativa da ausência em consultas.
5. Ofereça conteúdo interessante no seu site
Outra dica que melhora a experiência do paciente no atendimento online são os conteúdos disponíveis no site ou blog da clínica. Muitas vezes, os artigos e notícias que você oferece já ajudam a sanar alguma dúvida da pessoa. Essa fonte de informação também fortalece o vínculo com o paciente, que passa a acessar a sua página mais vezes em busca de conhecimento.
E você, quais as dificuldades que enfrenta no dia a dia da sua clínica ou consultório? Compartilhe conosco e aproveite também para saber como aumentar o crescimento da sua clínica!