A rotina de um profissional da saúde costuma ser na maioria das vezes movimentada. É preciso administrar com eficiência a agenda deste tipo de profissional para que não apareça gargalos e também poder criar uma lista de espera caso alguém desmarque uma consulta de última hora.
Diante de tantas responsabilidades é fundamental o amor, a dedicação pela profissão e o bem-estar dos pacientes. O Shosp, por exemplo, está aberto para parcerias comerciais cujos eleitos possuam a filosofia de mudar o sistema de doenças do Brasil em um sistema de saúde qualificado. Esta conexão entre empresa e parceiros é fundamental, porque vai ser através desse laço que as parcerias estabelecidas vão transmitir a mensagem do software de gestão de uma maneira orgânica e natural.
É o caso da Dra. Maria Thereza Morais, (https://www.instagram.com/mtherezaa/), que desde nova, tinha certeza da sua paixão pela área farmacêutica, saúde integrativa e estética e quis compartilhar o seu conhecimento nas redes sociais. Desse modo, se tornando referência no assunto dentro do ambiente digital e, claro, do município de Pernambuco o qual reside, Petrolina. Confira abaixo a trajetória de vida da Dra. Maria Thereza e que a fez chegar até a posição de referência no assunto o qual assume hoje em dia.
Sobre a jornada profissional, quais foram as reais motivações ao escolher a área farmacêutica e de estética?
A jornada da Dra. Maria Thereza é muito longa, segundo a farmacêutica, antes da inauguração do consultório em farmácia clínica, ela pesquisou e estudou por muitos anos, e estreou o primeiro trabalho com iniciação científica. Em seguida, Dra. Maria Thereza atendeu 3 unidades básicas de saúde em Petrolina, além de prestar serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) como farmacêutica clínica. Depois de um ano, migrou para a Secretaria da Saúde ocupando o cargo de gestora na área de assistência farmacêutica por 7 anos. Além de ter cursado mestrado na área de Ciências de Saúde para logo lecionar como professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) por 4 anos, cujas disciplinas exercidas eram: farmácia clínica, assistência farmacêutica e administração e gestão farmacêutica.
De acordo com a Dra. Maria Thereza, a motivação pela área farmacêutica foi desde muito nova, ela sempre gostou da interferência daquilo que é natural e molecular, como plantas medicinais na vida das pessoas. Toda a influência que a natureza possui na vida do ser humano sempre a chamou atenção e foi o empurrão necessário para começar a se dedicar no assunto, estudar e direcionar uma atenção sob o ponto de vista molecular.
“Durante a minha graduação, abriu um leque de possibilidades, quando eu vi que esta força que a natureza tinha sobre a vida do homem era capaz de promover saúde para ele mesmo. Eu comecei a juntar as duas coisas: a minha admiração pela natureza junto com a minha intenção em cuidar das pessoas. E montei o meu consultório onde faço uma abordagem clínica e estética há 3 anos já. O nome dele é Thereza Morais - Saúde, bem-estar e Estética".
Quais são os meios que você costuma utilizar para trazer um maior valor aos seus pacientes?
Segundo a Dra. Maria, a principal estratégia que utiliza é sempre centrar na necessidade do paciente. Deste modo, sem mistérios.
“É sempre importante ter uma escuta ampliada para entender exatamente o que ele precisa, uma fala clara para o paciente entender a informação da melhor maneira e com isso, ver as soluções que eu posso entregar a partir do meu trabalho. Então não tem fórmula pronta, cada um que chega recebe um olhar e uma atenção diferente sempre pautado naquilo que ele precisa. Quem dita o ritmo de atendimento ou quem dita qual é a melhor maneira de intervir é o paciente. É sempre centrado nele”.
Além disso, para quem não acompanha o dia a dia da Dra. Maria Thereza, não imagina como se pode romper barreiras com o amor pela vocação direcionado à área de Saúde Estética. A prova disso é o grande alcance que ela ganhou com as suas redes sociais. Ela compartilha dicas relacionadas à saúde, bem-estar e estética. Porém não acha justo ganhar o rótulo de influenciadora digital, e ela explica o porquê;
"Acaba que esta postura de mostrar exatamente como é na prática influencia as pessoas, mas a minha intenção não é essa. Não é fazer influência digital, mas acaba que acontece de forma natural. Tem um entendimento de quem está nas redes sociais mostrando o trabalho, está com o desejo de influenciar. Mas influenciadores são pessoas que agem, divulgam e conversam apesar da audiência, quem dita o tom do influenciador é ele mesmo. No meu caso não. Quem dita o tom da conversa no meu instagram é o meu público. O que eu observo de incômodo ou dificuldade, vou lá e trabalho com argumentação ou oferecendo soluções e isso acaba sendo um atrativo interessante para o meu trabalho para divulgar e fazer ele aparecer e crescer. Eu quero compartilhar as informações que tenho a oferecer".
A Dra. Maria tem muitos profissionais que a seguem e acompanham e, segundo ela, não possui nenhuma restrição em conceder uma informação com receio de perder espaço ou que outras pessoas cresçam mais do que ela. A intenção da farmacêutica é que quanto mais as pessoas cresçam pelo conhecimento compartilhado, mais o seu legado fique.
Diante disso, fica claro o desejo da Dra. Maria em compartilhar informações para que todos possam crescer. É perceptível a familiaridade que ela possui diante das câmeras, mas para esta desenvoltura toda ter sido aperfeiçoada, existe um motivo;
“Sempre gostei muito de música, de comunicação. Eu fiz teatro por alguns anos, então a comunicação é algo muito latente em mim. Tenho apreço de me comunicar e conversar com as pessoas. Eu acredito muito em negócios cujos as pessoas que dirigem, que conduzem tenham a cara do empreendimento. O que eu faço em meu consultório são coisas que experimento, aplico, estudo, pesquiso e aprendo na minha rotina. Então nada melhor que eu ser a porta voz do meu negócio".
Dra. Maria deixa explícito que sempre gostou, teve afinidade, sabe como se comunicar e tem as novidades do segmento em que atua muito bem desenvolvidas e as desenvolve dia após dias ao observar necessidades do próprio mercado. De acordo com a farmacêutica, não só no cenário da pandemia, mas em um cenário muito anterior a isto, ela já observava que o crescimento dos negócios da saúde, assim como de outros empreendimentos, só aumentavam no meio digital de uma forma exponencial. Ela alega que uma vez ouviu a seguinte frase de uma amiga: “ou você é ponto com ou você é ponto fora". Então ao juntar as habilidades que sempre desenvolveu e que gosta de fazer, ou seja, de se comunicar, ensinar, ela viu no instagram uma possibilidade de compartilhar o trabalho dando a cara que quisesse.
Como foi estabelecida a parceria comercial com o Shosp?
Dra. Maria Thereza alega que é a primeira e única parceria que estabeleceu com um sistema de gestão. Afirma que experimentou o período gratuito relativo a 7 dias e, logo em 3 dias de uso, já decidiu assinar o contrato. A dra. constata o encantamento pelo software de gestão como um todo, mas possui duas preferências que fazem brilhar os olhos: o prontuário, altamente configurável, e o relacionamento com o paciente da plataforma de gestão para clínicas e consultórios;
“Eu descobri o Shosp pelo site de busca, comecei a usar, me encantei pelo sistema de gestão, principalmente pela possibilidade de darmos o tom no prontuário e no relacionamento com o paciente. Como eu tenho um modelo de trabalho voltado muito para a individualidade, o software de gestão de vocês permite construir esta particularidade, então isso foi o que mais me encantou. Eu entrei em contato com um dos consultores comerciais e perguntei como eu poderia ser parceira".
Dra. Maria afirma que nunca teve grandes pretensões com a parceria. Mas em seguida entrou em contato e deu certo. Ela apenas deseja que mais pessoas documentem, organizem e sistematizem os trabalhos, ganhem força, porque quanto mais organizado um trabalho é, mais forte ele se torna e se destaca da concorrência. E quanto mais pessoas com forte presença no mercado trabalham na área ligada à saúde, bem-estar e estética, mais este segmento se fortalece.
Qual é a parte do nosso sistema que você mais gosta?
De acordo com a Dra. Maria, ultimamente o módulo de relacionamento com o paciente tem viabilizado muito na construção e fortalecimento entre a relação dela, como farmacêutica, e dos respectivos pacientes. A Dra. Maria frisa que o auxílio deste módulo tem ajudado a atrair mais pacientes, pois ela pode mandar mensagem de aniversário, por e-mail ou SMS, pesquisa de satisfação, mensagem lembrando da última consulta realizada e que seria melhor marcar um novo atendimento. Então agrega muito valor ao trabalho que ela realiza, pois o paciente passa ter a certeza que há uma preocupação com o bem-estar dele.
Dra. Maria constata que ainda há muito o que explorar no sistema de gestão do Shosp, como o sistema financeiro, por exemplo. Mas ela não pretende mais perder tempo em postergar, pois acredita que os relatórios gerados pelo sistema financeiro são de suma importância para ter controle sobre os números de procedimentos realizados dentro do consultório e também para ajudá-la a formatar campanhas de determinado produto ou serviço. Agora, fica nítido como a parte de prontuário do software de gestão do Shosp a encanta. Dra. Maria relata que o fato de poder configurar o prontuário exatamente como deseja e como precisa atende em 100% a sua necessidade. E quanto ao sistema de telemedicina do Shosp? Ela se prontificou em dizer a experiência também;
“Já fiz o teleatendimento pelo software de gestão de vocês, inclusive isto foi um dos quesitos que me deixou muito contente. Logo quando começou o cenário de isolamento, eu fiquei pensando em como conduzir o meu trabalho. E em poucos dias o Shosp já estava com o serviço de teleatendimento. Logo de início, a oferta do serviço me pareceu muito interessante, porque inclusive eu comparei os valores com outros softwares de colegas e a proposta do software de gestão do Shosp estava muito agradável e até hoje é. Então foi muito ágil de implementar e em conceber a possibilidade de trabalho".
De acordo com a Dra. Maria Thereza, o valor do Shosp foi muito justo logo no início porque, de acordo com a sua visão, os clientes pagavam para realizar a vídeo chamada e hoje só pagam se resolverem gravar o teleatendimento, então ela acredita que o sistema de gestão do Shosp foi muito atento e sensível com os clientes. O software de gestão para clínicas e consultórios focou nas necessidades que a ela tinha no período, respeitou este momento complicado oferecendo novas soluções e acabou que aumentou muito a adesão.
Você tem o costume de indicar o Shosp para os cursos que leciona e os seus alunos são muito engajados, não demoram muito tempo para contratar o sistema de gestão, mas eles já contaram sobre a experiência de usar o Shosp?
Dra. Maria Thereza afirma que sempre procura perguntar como está o andamento no trabalho e os alunos sempre respondem que com o sistema de gestão do Shosp o trabalho engrandeceu muito o empreendimento da saúde.
“Mudou muito o olhar, a prática, eu acho que este é um ponto formidável de entendimento pra mim, porque eu só quero que eles cresçam. Eles sempre dão um retorno muito positivo sobre o uso do software de gestão e uma coisa que eu acho muito legal do Shosp é que tem também um valor muito acessível para quem está começando a se familiarizar com a tecnologia. Eu noto muito isso, as pessoas que estão comigo são pessoas que estão começando a ter esta familiaridade e, em algum nível, o trabalho do Shosp interessa demais pra eles. Consegue oferecer um serviço de muita qualidade para os pacientes, mas com uma capacidade de investimento acessível ao bolso. Isso soma muito no final das contas”.
É sempre importante entender sobre as reais dores que os profissionais estão passando no momento para conseguir otimizar, melhorar ou alavancar estes gargalos. Segundo a Dra. Maria Thereza, uma das dores que os seus alunos constataram é o livramento de papéis, pois em seguida, o ganho de tempo dentro do consultório é relativamente maior;
“Se diminui os documentos com algo centralizado e na nuvem, ganhamos tempo para atender mais e consequentemente aumentar o faturamento. Esta última observação é fundamental. Os meus alunos crescem bastante quando começam a usar o sistema de gestão do Shosp”.
Você acredita que tem os mesmos princípios que o Shosp e quer mudar o sistema da saúde para melhor? Juntos? Clique aqui para se cadastrar agora mesmo e ser o nosso parceiro comercial.
Caso queira acompanhar a rotina da Dra. Maria Thereza Morais e ser um dos seus alunos, acesse as suas redes sociais para saber mais.