A automatização de serviços na clínica é algo cada vez mais buscado pelos gestores da área da saúde. Afinal, com o trabalho automatizado, há menos possibilidades de erros e também menos custos envolvendo o pagamento de profissionais.
Mas você sabe quais são os serviços que, atualmente, são indispensáveis de serem automatizados em uma clínica? Caso a sua resposta seja negativa, não se preocupe! Apresentaremos, na sequência, os principais deles para que você possa atualizar os serviços da sua clínica ou consultório.
1. Confirmação automática de consultas por meio de SMS e e-mail
Se você implantar um software de gestão na sua clínica, poderá ativar o serviço de envio de mensagens SMS ou e-mails para que os pacientes confirmem se comparecerão nas consultadas agendadas.
Isso é muito relevante, pois, muitas vezes, quando os atendimentos são marcados com muita antecedência, os pacientes podem até mesmo se esquecer desse agendamento de consulta, causando prejuízo para a clínica.
2. Controle de fila de espera de pacientes para preencher lacunas das desconfirmações
No caso de um paciente desmarcar uma consulta, também é importante que você tenha uma fila de espera organizada para preencher as lacunas da agenda dos médicos.
Assim, quando alguém comunicar que não irá ao atendimento, a primeira pessoa da fila de espera pode ser avisada de que foi aberta uma vaga.
3. Controle de níveis de acesso dos usuários ao sistema da clínica
É bem provável que você não tenha o desejo de que todos os funcionários tenham acesso aos dados disponíveis no sistema da clínica, não é mesmo? Afinal, nos prontuários eletrônicos existem informações sigilosas dos pacientes, que dizem respeito apenas a eles e precisam ser preservadas.
Sendo assim, cada colaborador poderá ter uma senha de acesso, com as restrições de cada função. Uma secretária pode ter acesso à agenda e ao fluxo de caixa do dia, mas não ao balanço financeiro do mês e aos prontuários dos pacientes, por exemplo.
4. Previsão de recebimentos e de pagamentos
Nos casos de clínicas que prestam atendimento por meio de planos de saúde, é normal que os pagamentos não sejam feitos no ato das consultas. São realizados em um único montante em um dia do mês a ser definido, com o pagamento dos procedimentos de todos os usuários do seguro no período.
Apesar disso, os sistemas de gestão registram esses pagamentos que serão realizados no futuro. Assim, com a automatização de serviços na clínica, você poderá ter uma previsão dos recebimentos e de pagamentos pendentes.
5. Comunicação interna eficaz
Por meio de um sistema de gestão automatizado, a comunicação interna da sua clínica será muito mais eficaz, uma vez que poderá utilizar de ferramentas para emitir comunicados automáticos.
Informações que devem ser direcionadas a todos os colaboradores podem ser enviadas por meio de um serviço de automação. Além disso, também é possível segmentar as mensagens em grupos, como apenas para os enfermeiros ou pessoas do turno da noite.
6. Mobilidade
A mobilidade é um dos principais recursos dos sistemas de automação. Isso porque todas as informações são armazenadas em nuvem e podem ser acessadas pelo gestor em qualquer local, desde que ele tenha em mãos um dispositivo conectado à internet.
Agora você já sabe como a automatização de serviços na clínica pode ser benéfico para o trabalho de um gestor da área da saúde.
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