O seu consultório está precisando contratar secretária? Se sim, saiba que essa profissional precisa ser agradável e ter um atendimento humanizado para lidar com o público. Por isso, a escolha deve ser criteriosa, pois ela terá contato com outros profissionais e pacientes.
É importante ficar atento ao perfil da secretária. Ela precisa ter conhecimentos técnicos e aptidão para lidar com tecnologias. Também deve ter uma ótima formação humanística, capaz de mediar conflitos e atender a todos com empatia.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça dicas fundamentais para conseguir encontrar a melhor secretária para a sua clínica!
Ter habilidades gerenciais
Uma das funções mais importantes de uma secretária é organizar as solicitações provenientes dos pacientes e também dos médicos.
Dessa forma, é importante verificar se a profissional tem habilidades gerenciais. Isso pode ser constatado no currículo profissional da secretária. Verifique, por exemplo, se ela tem algum curso de atualização ou graduação voltado para área de administração. Também vale a pena verificar o tipo e o tempo de experiência com secretariado.
Ter um bom relacionamento interpessoal
Para contratar uma secretária eficiente é essencial verificar se ela tem um bom relacionamento com as pessoas.
Dessa maneira, deve-se observar a sua cordialidade e o seu nível de empatia. Assim, vai ser possível perceber se ela tem paciência para ouvir os clientes e atendê-los da melhor forma.
Saber acompanhar tendências tecnológicas
No mundo conectado em que vivemos é preciso ficar atento às novas oportunidades que a tecnologia tem oferecido para a área de saúde. Nesse sentido, é fundamental que a futura secretária tenha um apreço e domínio mínimo das tecnologias.
Por exemplo, é preciso saber se ela tem experiência em trabalhar com softwares de gestão médica. É fundamental perceber se ela também tem interesse em se aperfeiçoar sempre, afinal, as tecnologias e ferramentas se atualizam constantemente, e é preciso que as pessoas que lidam com ela também sejam atualizadas.
Conseguir mediar conflitos pessoais
Uma secretária eficiente consegue manter o clima organizacional positivo por meio de técnicas para mediar o conflito entre as pessoas. Além disso, ela tem sempre uma postura positiva com todos — sejam pacientes, prestadores de serviço ou colegas da clínica.
Nesse sentido, vale analisar como ela se comportaria em determinadas situações conflituosas, assim, você consegue verificar se ela tem proatividade para intervir em conflitos.
Ter boa apresentação
É importante não confundir boa apresentação com padrão de beleza. Ter uma boa apresentação significa que a profissional entende quais são as roupas mais adequadas para o ambiente de trabalho, bem como é atenta aos cuidados pessoais.
Por exemplo, no ramo de trabalho médico, é importante se portar com roupas formais e limpas. Portanto, é importante verificar o nível de apresentação visual que a secretária pretende oferecer ao local de trabalho.
Essas foram algumas dicas para você contratar secretária. É importante destacar que, mesmo com boas qualificações, é fundamental observar se a pessoa é empenhada e tem boas recomendações. Assim, você diminui a chance de contratar a pessoa errada.
Quer ficar por dentro de dicas como estas? Siga as nossas páginas no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.