Todo negócio precisa de gestão e comprometimento, afinal, sem esses dois tópicos é quase impossível que seu negócio dê certo, ainda mais se for um projeto iniciante. Com a gestão de clínicas e consultórios não é diferente.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% dos pequenos negócios (em uma grande parte clínicas e consultórios) fecham ou falem nos primeiros cinco anos.
Para que sua clínica e seu esforço possam ocorrer de forma adequada e mais próxima ao que foi estipulado (considerando que imprevistos podem ocorrer e é preciso estar preparado), é importante reconhecer algumas ferramentas e atitudes que podem ser tomadas.
Isso porque mensurar e estabelecer comportamentos pode contribuir de forma ativa para o desenvolvimento do seu negócio da saúde.
Elementos como as métricas do CRM, gestão de pessoas e o uso de softwares são muito importantes para uma administração eficiente e segura.
Por esse motivo, no presente artigo abordaremos componentes que devem ser levados em consideração para uma clínica muito mais segura e bem gerida.
Atitudes necessárias para uma boa gestão de clínicas
Existe uma série de ações, atitudes e estratégias que podem ser empregadas em sua clínica e que ajudam na construção de uma boa gestão.
Assim, além de garantir que o seu negócio se desenvolva melhor, uma boa gestão está inteiramente relacionada com a melhoria na qualidade do atendimento prestado, trazendo satisfação ao público.
Abaixo abordaremos algumas dessas atitudes e ações necessárias e que precisam ser empregadas o mais rápido possível para uma clínica eficiente, segura e que ajude o paciente em suas demandas.
Conheça e otimize os processos
Na correria do cotidianos é comum que surjam alguns processos que podem até ser vistos como necessários, quando na verdade podem demandar muito tempo com burocracias que podem atrapalhar o bom desenvolvimento do negócio.
Neste sentido, é importante que haja uma centralização dos dados e dos processos cruciais, para que todos os setores acessem de forma rápida e ágil as informações - diminuindo o tempo de espera do paciente e reduzindo demandas desnecessárias.
Uma das formas de ajudar nesse processo de centralização de informação é o uso de um software de gestão clínica. Existem no mercado uma variedade de softwares que podem ser personalizados de acordo com sua demanda.
Esses sistemas de computadores contribuem para variados aspectos, principalmente na otimização de processos.
Alguns desses componentes que atua de forma profunda e eficiente é:
Cadastro e agendamento;
Entradas e saídas financeiras;
Prontuário e receituário digital;
Redução de custos.
Além disso, esses sistemas permitem a emissão de relatórios e permitem uma análise de acordo com a ferramenta de funil de vendas, garantindo a mensuração e adequação das estratégias de marketing e venda, permitindo uma maior prospecção de clientes e seu devido acompanhamento.
Invista na gestão de pessoas
A gestão de pessoas é muito necessária para qualquer empresa, afinal, as pessoas são consumidoras ou utilizadoras dos serviços. Do mesmo modo, os funcionários são pessoas cruciais para o funcionamento e representação da clínica.
Nas clínicas, esse relacionamento com as pessoas é ainda mais importante.
Por isso, os administradores de clínicas precisam pensar em estratégias para fortalecer o engajamento da equipe e dos pacientes com o estabelecimento, independentemente do porte do empreendimento.
Existem algumas formas que ajudam na melhor gestão das pessoas e que favorecem o atendimento com mais qualidade para os pacientes.
A primeira delas é apostar no que chamamos de feedback. Na prática, esse conceito consiste na avaliação do desempenho do colaborador, reconhecendo suas forças, fraquezas e o que pode fazer para que ocorra uma melhora nos processos que participa.
O segundo é estimular a participação dos funcionários em alguns processos de decisão, criação e inovação que ocorrem na empresa.
Sempre que possível, também procure realizar o que é conhecido como pesquisa de clima.
Essa pesquisa funciona como um suporte para os feedbacks e melhorias da clínica, principalmente porque consegue identificar os elementos que estão impedindo uma boa atmosfera na empresa e o que pode ser implementado.
Por fim, é necessário que seja feita a capacitação e a atualização dos conhecimentos dos funcionários, para que a equipe sempre esteja atualizada com as melhores práticas.
Outros aspectos da gestão de clínicas
Há outros componentes que podem ser aplicados na gestão de clínicas e que ajudam no seu desenvolvimento e na sua evolução.
Um dos fatores é o uso da tecnologia, que pode ser empregada diretamente no atendimento médico, ou nos processos administrativos e gerenciais.
Saber usar a tecnologia traz muitas vantagens para os consultórios, principalmente agilidade, como com os laudos à distância e consultas de retorno via videoconferência.
Assim, conseguimos tratar com bastante profundidade os principais tópicos para que uma gestão de clínica e consultório seja eficiente e segura, o que permite bons resultados e a otimização dos processos.