Se uma pessoa retira o conteúdo de um balde, e deseja colocá-lo em uma garrafa, nada como um bom funil para executar esse trabalho. Para alguns, pode soar distante, mas esse instrumento tão antigo inspirou um dos processos de atração de clientes mais eficientes hoje em dia.
Chamado de funil de vendas, essa metodologia é utilizada pelas empresas para reconhecer o que mais chama atenção dos clientes em potencial, assim como aponta quais são as maiores objeções do público-alvo.
Atualmente, o funil de vendas é usado por vários empreendimentos. Por isso, ele também é muito recomendado para quem gerencia uma clínica médica. Afinal, por mais que o corpo clínico seja bastante competente, isso ainda é insuficiente para atrair novos clientes. Portanto, o funil de vendas é uma ferramenta essencial para que a clínica possa identificar quais serviços os pacientes estão mais propensos a solicitar.
Afinal, o que é um funil de vendas?
O funil de vendas é o processo organizado por um negócio que leva os seus clientes em potencial a comprarem os produtos e os serviços dele. Todo funil de vendas é dividido em estágios. Afinal, cada pessoa está em um nível diferente em uma jornada de compra. Algumas, ainda estão conhecendo a solução. Outras, no passo final, e estão acertando os últimos detalhes da aquisição.
Dessa forma, e para retirar o melhor proveito do funil de vendas, é indicado para as clínicas médicas a implementação de um software de CRM. Afinal, por meio dele, reconhecer esses estágios se torna uma tarefa bem mais simples. Com isso, é possível ainda proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.
Benefícios de um funil de vendas para uma clínica médica.
É seguro afirmar que toda clínica médica deveria criar o próprio funil de vendas. Entre os vários benefícios, é possível destacar o retorno de investimento. Além disso, quando ele está alinhado com os objetivos da empresa, os clientes naturalmente seguem o caminho definido pela estratégia da clínica. O que tem impacto direto na produtividade de vendas de serviços médicos.
Abaixo, em destaque, estão 5 benefícios do funil de vendas para uma clínica médica.
1 – Marketing mais efetivo.
Tempos atrás, antes da Internet, por mais capacitado que um setor de marketing pudesse ser, boa parte das estratégias de comunicação era baseada na intuição. Por outro lado, hoje, com o avanço tecnológico de ferramentas como o CRM, é possível desenvolver campanhas sob medida para o público-alvo de uma empresa.
Quando as pessoas preenchem algum formulário da clínica ou interagem por meio dos aplicativos de mensagens e redes sociais, o sistema as cadastra automaticamente no funil de vendas. Dessa forma, a clínica consegue analisar com exatidão em qual estágio se encontra um determinado cliente. Com isso, é mais simples pensar em estratégias de marketing mais efetivas e que possam trazer melhores resultados.
2 – Previsão de vendas.
A contabilidade é um fator muito importante para qualquer empresa, sobretudo uma clínica médica. Dessa forma, o funil de vendas serve também para ajudar na previsão sobre o volume de clientes que poderão ser atendidos.
Se é verificado no funil de vendas, por exemplo, que diversos pacientes estão procurando mais informações sobre determinada especialidade ou sobre algum exame, é possível ter uma noção de quanto pode ser faturado em um mês. Além disso, a clínica pode verificar no funil de vendas o caminho percorrido pelos pacientes que confirmaram uma consulta.
Se boa parte deles procurou os serviços da clínica pelas redes sociais, o funil de vendas aponta que essa é a maior fonte de novos clientes. Com isso, é possível desenvolver estratégias de marketing baseadas nessas informações e com foco nas mídias digitais.
3 – Maior faturamento.
Como citado no item anterior, o fato da clínica reconhecer a principal fonte de clientes dela permite que o planejamento de marketing obtenha maiores oportunidades de sucesso. Portanto, quanto mais leads a clínica conseguir gerar, maiores são as chances de contratação de serviços médicos por parte do público.
Além disso, ao acessar todo o histórico dos clientes no funil de vendas, a clínica tem a oportunidade de conhecer melhor as pessoas que procuram pelas soluções dela. Assim, ela tem a oportunidade de prestar serviços ainda mais personalizados.
4 – Melhor comunicação.
Ao visualizar o funil de vendas, por meio de um CRM, o gestor de uma clínica pode não apenas acessar o histórico de interações com os clientes, mas também tem a oportunidade de investigar a linguagem utilizada pelo público.
Essa informação é vital na hora interagir com as pessoas. Afinal, a depender do tom de voz utilizada pela comunicação da clínica, ela tem maiores chances de se tornar mais próxima e acessível aos clientes.
5 – Conteúdos sob medida.
Uma clínica pode usar a integração entre o CRM e uma ferramenta de automação de marketing para disparar e-mails ao público-alvo dela. Entretanto, como os clientes em potencial estão em diferentes estágios do funil de vendas, é impossível encaminhar uma mensagem que sirva para todos.
Dessa forma, baseado nas informações do funil, o departamento de marketing pode criar um conteúdo específico para cada grupo de leads, de acordo com a fase deles pela jornada de compra. Assim, crescem as chances de eles se interessarem pelos serviços da clínica e se tornarem, ao fim do ciclo, clientes de fato.