O relacionamento com pacientes é um dos fatores que podem melhorar a visibilidade da sua clínica e promover um ambiente confortável e seguro para quem agenda um horário.
Há muito o que se fazer para garantir que a relação entre as partes — a responsável (seja médico, atendente ou gestor) e a paciente —, seja muito boa e eficiente.
Então, veja a seguir 5 das melhores práticas para um bom relacionamento com pacientes, como a que se refere ao atendimento humanizado. Vamos lá?
1. Atendimento qualificado e humanizado
O que mais chama atenção nesse relacionamento é a prática de um excelente atendimento, de preferência, humanizado, tratando os pacientes como únicos e especiais. Para isso, pode ser que seja essencial treinar sua equipe, a fim de que todos saibam sobre a conduta correta e como deixar o paciente confortável em sua clínica.
2. Nada de atrasos
Uma das práticas que atrapalha muito a relação entre paciente e clínica é o atraso. Para início de conversa, ninguém gosta de atrasos ou ter que esperar por muito tempo. Entretanto, sabe-se que o problema do atraso acontece em ambos os lados, ou médico se atrasando ou o próprio paciente faltando.
Por isso, uma das condutas corretas é a de avisar ao paciente sobre a consulta, notificando-o sobre o horário no dia anterior. E, caso ocorra qualquer imprevisto em relação aos médicos, deve-se avisar a esses pacientes, reagendando a consulta de imediato.
3. Comunicação no relacionamento com pacientes
Como já dito, a comunicação é de extrema importância para que o relacionamento entre as partes seja duradouro e confiável. Falar com uma linguagem clara, objetiva e ágil, atendendo sempre com eficiência.
O tom também deve ser ameno, suave, evitando usar gírias ou ter conversas paralelas no ambiente da clínica, porque pode atrapalhar a entrada e saída dos pacientes.
Além disso, saiba sempre o nome de seus pacientes. Contate-os quando for necessário e promova um relacionamento fidelizado, lembrando do aniversário ou até desejando um Feliz Natal, por exemplo.
4. Espaço para reclamações e sugestões
É essencial que a clínica saiba ouvir as reclamações dos pacientes, tal como suas expectativas em relação ao atendimento e até aos próprios exames e profissionais envolvidos.
A clínica serve para ajudar em processos como os de tratar ou diagnosticar enfermidades. Logo, prestar o atendimento qualificado, sabendo ouvir para então resolver o seu problema ou ouvir sua sugestão é imprescindível para que se entenda as necessidades do paciente.
5. Diversificação de canais de comunicação
Abrir canais de comunicação também é uma prática que melhora o relacionamento entre clínica e paciente. Além do tradicional contato telefônico, abranger outros meios, como o e-mail, mensagens (como o aplicativo WhatsApp), pode facilitar a comunicação e aprimorar o atendimento.
Sabe-se o quanto as pessoas estão conectadas e atarefadas durante todo o dia, logo, oferecer outros canais de comunicação só tem a agregar a todo o relacionamento. Então, vale a pena.
Com essas 5 práticas é possível melhorar o relacionamento com pacientes. E você, quais as práticas costuma aplicar no dia a dia de sua clínica? Deixe seu comentário e compartilhe!