O regular quando se tem alguma enfermidade ou suspeita de uma, é recorrer à medicina e seus profissionais, por meio de clínica e consultório.
Entretanto, ambos apesar de parecidos e muitas vezes utilizados popularmente como sinônimos, não são a mesma coisa.
O entendimento de que todas as unidades de saúde oferecem exatamente o mesmo serviço é uma das causas para inúmeros mal entendidos no cotidiano do atendimento ao público nesta área.
Alguns estabelecimentos que oferecem serviços em ambas as modalidades unem estes dois títulos em sua instituição.
Portanto, o que pode parecer para alguns uma redundância, guarda em si informações valiosas sobre o tipo de serviço prestado.
Sendo assim, é preciso ter em mente quais são suas necessidades, se é um paciente buscando realizar apenas exames de rotina ou em busca de algum procedimento específico.
Se perguntar qual tipo de serviço está à procura é etapa imprescindível antes de buscá-lo em algum lugar.
Ninguém vai para o mercado sem saber o que se pretende comprar ou ao menos, tal comportamento não é indicado.
Da mesma maneira, um profissional que deseja abrir uma unidade de saúde deve conhecer claramente quais são as diferenças para cada estabelecimento, até mesmo por questões jurídicas.
Os empreendimentos que lidam com algo tão delicado e valioso como a saúde humana também necessitam deste olhar atento por parte do consumidor, um esforço que beneficia os dois lados do balcão de recepção.
Sendo assim, entenda definitivamente quais são as subdivisões de instituições da área da saúde e quais são as melhores opções para cada tipo de paciente.
Diferenças fundamentais
Apesar de tratar-se de um setor ramificado, as diferenças entre uma clínica e um consultório costumam ser as mesmas para todas as áreas.
Aqueles que desejam oferecer ou solicitar serviços de check up geral podem encontrar no consultório médico um lugar mais adequado.
Isto porque os consultórios médicos dão maior enfoque ao atendimento dos pacientes, em sessões que envolvem a conversa com o paciente, listagem de sintomas, análise de exames clínicos e realização de exames físicos.
Note que estes estabelecimentos são muito menores que um hospital ou centro médico comum, muitos deles sendo salas comerciais em edifícios empresariais.
Muitas vezes o consultório é regido por um único médico em uma instituição privada, onde alguns poucos funcionários para recepção e limpeza são contratados.
A sala comercial tem poucos compartimentos e um saguão de recepção onde pacientes marcam consultas ou aguardam pelo horário de seus exames marcados.
Estes estabelecimentos se concentram nas regiões de centro de grandes cidades, podendo se espalhar por pontos em bairros mais distantes ou mesmo cidades menores.
Um fenômeno facilitado pela pouca necessidade de uma estrutura cara e complexa, podendo ser alugada uma sala para palestra com esta finalidade.
Embora os casos onde um médico administra sozinho os processos de um consultório sejam comuns, há outros em que o consultório é uma sociedade de dois ou mais médicos que trabalham juntos no mesmo ambiente e podem dividir a mesma sala.
No entanto, cada profissional atende seus pacientes separadamente, sem que um interfira no trabalho ou diagnóstico do outro.
Esta forma de empreendimento é muito comum entre:
Clínicos gerais;
Oftalmologistas;
Dermatologistas;
Urologistas;
Ginecologistas;
Dentistas;
Nutricionistas.
Ambos oferecem serviços para a população a preços baixos por meio de convênios ou promoções.
Muitos deles assumem uma forte presença nas redes sociais com dicas e conteúdos informativos para demonstrar a qualidade de seu trabalho.
Estratégia especialmente comum entre nutricionistas, que comentam as campanhas de dieta facil para emagrecer e indicam opções mais saudáveis.
Por sua vez, as clínicas são ambientes maiores e mais estruturados, com um corpo maior de funcionários e maior quantidade de procedimentos disponibilizados.
Nestes estabelecimentos são oferecidos exames de raio-X, tomografia, algumas cirurgias além de leitos de CTI, UTI e internação.
Opções de atendimento ao estilo dos consultórios também são possíveis em uma clínica, destacando-se pelo grande leque de especializações clínicas e cirúrgicas.
Além das clínicas que oferecem as especialidades mais básicas, desde um oftalmologista infantil até um cirurgião geral.
Existem clínicas especializadas num único serviço, ao exemplo de clínicas odontológicas que oferecem exclusivamente serviços de cirurgia na região bucomaxilofacial.
Como já demonstrado, a relação consultório-clínica não é exclusiva aos profissionais formados nos cursos de medicina.
Demais profissionais da saúde nas áreas de odontologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia também podem abrir tais empreendimentos desde que estejam de acordo com a legislação federal, estadual e municipal sobre o tema.
São características essenciais de uma clínica a configuração como empresa médica, com CNPJ, registrada em todos os órgãos envolvidos na abertura de empresas.
Assim como a multiplicidade de profissionais da saúde, todos cadastrados em seus respectivos Conselhos Regionais.
Além de espaços para coleta de exames laboratoriais, farmácia, espaços para limpeza eleitos, e uma estrutura com possibilidade de expansão futura.
Clínicas
O termo "clínica" é por vezes associado pelas pessoas com serviços voltados ao bem-estar e a prevenção de problemas futuros, como Clínica geral particular e clínicas estéticas.
O crescimento na procura de tratamentos estéticos, novos esportes e métodos de ganho de condicionamento reflete sobre a popularidade da medicina preventiva nos últimos anos.
A abordagem principal desta matéria é o incentivo ao estabelecimento do hábito de realizar consultas regularmente no indivíduo médio.
Um apelo fundamentado na prevenção e rápido diagnóstico de doenças que se tornam mais comuns numa população que está envelhecendo.
A taxa média de mortalidade em diversas regiões pode variar entre 70 e 80 anos atualmente.
Com o aumento do índice de ocorrência de doenças crônico-degenerativas, obesidade, câncer, diabetes e hipertensão na população mais jovem, em plena revolução informacional, a procura por formas de evitar o pior segue em ritmo de crescimento.
Além dos problemas de ordem física, a forte incidência de transtornos mentais tais como:
Depressão;
Ansiedade;
Bipolaridade;
Transtornos obsessivo-compulsivos;
Transtornos alimentares.
Puseram a saúde mental na posição de assuntos mais discutidos nas redes sociais e veículos de mídia.
O efeito deste fenômeno se revela nos consultórios de psicologia e no aumento de clínicas que oferecem atendimento em psiquiatria.
Plataformas online acrescentam nesta tendência de pulverização do conhecimento em Saúde. Propagandas de tratamentos clínicos e estéticos estampam os anúncios de rodapé.
Especialistas se posicionam publicamente sobre uma gama de temas que dizem respeito às suas profissões.
Pesquisas com novos dados e perspectivas são carregadas online a cada instante.
Websites apresentam verdadeiros cardápios de consultórios, clínicas, especialistas em diversas áreas e procedimentos oferecidos.
Hoje é possível saber o nome e credenciais do dermatologista que fará um tratamento rugas profundas antes mesmo de comparecer à clínica responsável.
Em meio a tantas opções, é comum que clientes e profissionais se sintam confusos com o que significa o quê.
Fazer um comparativo entre os serviços executados em consultórios e clínicas por especialidade pode tornar as diferenças mais facilmente vistas a olho nu.
Consultórios
Os consultórios administrados por nutricionistas realizam consultas presenciais ou semipresenciais onde são elaborados diagnósticos nutricionais com base na descrição do paciente sobre sua rotina de alimentação, sono e exercícios físicos.
O nutricionista também realiza medições de peso, altura e estipula a razão entre gordura e massa corporal.
Estes procedimentos podem acontecer manualmente, com ferramentas utilizadas pelo profissional ou por meio de máquinas que fazem esses cálculos.
Dentre as especialidades que podem ser exercidas em consultório está o nutricionista esportivo, amplamente procurado por atletas.
As clínicas, por sua vez, reúnem diversas especialidades e profissionais em um único empreendimento, tais como nutrição voltada a cardiopatia, nefrologia, nutrição infantil e neonatal.
Os exames pedidos são mais complexos e a frequência de aparelhos de grande porte utilizados nos procedimentos é maior.
Estas diferenças podem ser percebidas comparando as informações contidas em um banner informativo de um consultório e de uma clínica.
O fácil acesso a tratamentos de saúde é, em um conceito paradoxal, um sinal evidente do quanto a população é capaz de viver mais e de maneira mais saudável.
Indicativos que demonstram a diminuição das taxas de mortalidade infantil, aumento da expectativa de vida e diminuição de quadros de desnutrição.
Assim como, doenças parasitárias e melhores respostas a doenças virais e bacterianas são testemunhas do impacto da promoção e acessibilidade crescentes da medicina na vida dos cidadãos.
Considerações finais
Clínicas, consultórios, centros médicos, farmácias e outros empreendimentos são partes de uma engrenagem que funciona em harmonia.
Todas sob o juramento aos esforços de exercer a tarefa de curar e contribuir, a cada dia, para a multiplicação de vidas longevas e sadias.
Compreender como esse sistema funciona é a contribuição de todo o indivíduo em prol de uma maior eficiência no atendimento, produzindo um ambiente menos estressante para aqueles que mais necessitam de apoio e segurança.