Não é nenhuma surpresa que a experiência do paciente venha ser um dos temas mais tratados atualmente. Por exemplo, saber como agilizar o atendimento da clínica é uma das maneiras mais precisas para garantir a fidelização dele no local e com os profissionais que o atenderam.

Muito além de diminuir o tempo de espera, é uma medida que visa otimizar o trabalho da área da saúde, evitando gargalos do atendimento. E quando tratamos sobre produtividade, automaticamente estamos lidando desempenho financeiro. Assim, buscar em maneiras de agilizar o processo é benéfico tanto para pacientes, quanto para a administração desse segmento. 

Caso você queira saber como otimizar o tempo, listamos algumas dicas infalíveis que devem ser executadas pela sua clínica médica. Confira!


4 dicas infalíveis de como agilizar o atendimento da clínica


Pode até parecer algo muito óbvio, mas a preocupação com a satisfação do paciente é algo que deve ser tratado com prioridade máxima na área da saúde. O nível de exigência é cada vez maior e com razão, afinal, a experiência com atendimento é o fator determinante para manutenção daquela pessoa no seu negócio.

E por essa razão, existem diferentes maneiras utilizadas hoje dentro do setor para fornecer otimizar o relacionamento com pacientes. Confira algumas das práticas mais realizadas e que devem ser seguidas!


1. Uso de prontuário eletrônico


O uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é o mesmo fichamento tradicional, entretanto, online e que torna automatizado a reunião de informações clínicas e que servem de triagem para o atendimento. Com isso, é possível armazenar todos os dados do paciente, o que evita processos manuais que elevam o tempo de atendimento.

Além disso, o acesso às informações são multiníveis, ou seja, qualquer tipo de profissional, de corpo técnico a profissionais médicos, podem ler todas os dados do paciente. 


2. Confirmação automática de consultas


A automatização dos processos clínicos também podem ser realizadas com a confirmação em tempo real de consultas. Com um sistema integrado em todas as áreas, atendimentos e profissionais médicos podem confirmar agendamentos 24h por dia, o que minimiza o tempo de acesso a esse tipo de dados, além de minimizar choque de horários entre pacientes e profissionais da área.


3. Emissão rápida de nota fiscal 


Seja aonde for, o controle financeiro e contábil de um negócio é muito importante. Para executar a emissão de notas fiscais de maneira correta e, ao mesmo, rápida, é preciso investir também em tecnologias que sejam favoráveis ao momento. Além de minimizar o tempo de execução para o atendimento ao cliente, ela integra aos demais processos financeiros, que automaticamente acompanham as finanças da clínica.


4. Emissão automática de recibos


Da mesma maneira, a emissão automática de recibos visa eliminar tempos e até mesmo, ruídos entre o paciente e pagamentos. Com suporte de um sistema de gestão financeira, integrado aos sites das prefeituras de cada cidade, o processo fica mais rápido e prático.

A aplicação de tecnologias como softwares de gestão clínica é uma das práticas mais efetivas quando estamos buscando agilizar o atendimento da clínica. Todos os benefícios gerados por eles tem ligação direta com a otimização do tempo de trabalho dos profissionais da área.

Além dessa preocupação, existem outros métodos a serem tomados que permite oferecer ao seu público, o melhor serviço e, consequentemente, grande satisfação no atendimento recebido. Confira 5 segredos que não te contaram sobre o serviço clínico.