O Conselho Federal de Medicina prevê algumas normativas e regras que regulamentam a publicidade médica. Dentro desse contexto, o marketing para clínicas deve ser feito de forma ética e seguindo tais determinações.
Para que você saiba como proceder para atrair mais pacientes para a sua clínica, sem violar as propostas do CFM, elaboramos algumas dicas importantes. Continue a leitura e entenda mais!
Invista em marketing de conteúdo
A produção de conteúdo para blogs e redes sociais é uma prática que vem sendo cada vez mais adotada pelos profissionais da medicina, que utilizam esses espaços para esclarecer dúvidas sobre sintomas e tratamentos de doenças, por exemplo.
Ao adotar essa postura, a sua clínica será vista como uma especialista. Além disso, o auxilio e ajuda ao público gera confiança e estreita laços. Dessa forma, sua clinica ou consultório terá preferência na hora da escolha para consultas e procedimentos, e não os concorrentes.
Pratique a otimização de sites
Otimizar os sites com palavras-chave pode ser uma boa alternativa para melhorar o posicionamento do seu blog nas pesquisas, fazendo com que a sua clínica ou consultório seja mais facilmente encontrado em buscadores online, como o Google e o Bing.
Ainda, outras ações de otimização — ou SEO — podem ser colocadas em prática. Uma delas é ter um site responsivo, ou seja, que se adapte ao dispositivo em que é acessado. Desse modo, uma pessoa que use um celular para entrar no seu site, pode ter uma experiência tão agradável quanto a de quem acessa por um computador.
Planeje o branding da sua clínica
O branding ou gestão de marcas é uma técnica que trabalha com o conceito de marca de uma forma ampla. Isso quer dizer que todas as formas com que a clínica se relaciona com o público devem ser padronizadas, seja no atendimento presencial, seja por meio de redes sociais etc.
Ele também abrange a identidade visual da sua clínica, que precisa ser desenvolvida de modo que agrade o público e passe uma imagem de seriedade e prestatividade.
Ofereça um atendimento de qualidade
O boca a boca ainda é um fator muito forte quando se fala em marketing. Afinal, as pessoas se sentem mais confiantes em adquirir um produto, contratar um serviço e também consultar um médico que lhe foi recomendado por um familiar, amigo ou alguém de sua confiança.
Assim sendo, o atendimento na clínica precisa ser de qualidade, para que haja recomendações das pessoas que já são pacientes. Portanto, todos os colaboradores da clínica, como secretários e enfermeiros, devem ser treinados para atender bem os pacientes.
Seguindo essas dicas de marketing para clínicas, certamente você obterá sucesso na prospecção de novos pacientes. Além delas, veja que praticar o atendimento humanizado também deve ser algo colocado em prática.