As redes sociais são grandes aliadas de marcas e produtos para divulgação de sua imagem. É através delas que o público também fica mais próximo, podendo interagir, tirar dúvidas, fazer elogios e, como não podemos deixar de citar, fazer reclamações.

As clínicas e consultórios, além dos profissionais – de forma individual -, podem e devem utilizar as redes sociais para divulgação do ambiente e do trabalho que promovem. Um trabalho feito de forma ética não apresenta maiores problemas.

Pelo contrário: um canal de comunicação online e acessível a maioria da população pode ser visto, na realidade, como um grande serviço para a sociedade. Dessa forma, a clínica ou profissional passam uma forte imagem e muita credibilidade.

Aproveitaremos este post, portanto, para dar dicas de como divulgar sua clínica nas redes sociais com o objetivo de ser mais um canal de atendimento, além de divulgar informações relevantes para as pessoas e, claro, promover a imagem do estabelecimento.


Entendendo as redes sociais


Antes, no entanto, é importante salientar que as redes sociais têm personalidade própria. Isto deve ser entendido mais ou menos da seguinte forma: cada uma delas tem objetivos e maneiras diferentes de passar sua mensagem.

Muitas pessoas caem no erro de simplesmente duplicar publicações nas mais diferentes redes sociais, inclusive clonando os horários. Do ponto de vista comum não é um erro grave, porém, ao realizar uma análise dos perfis, é fácil perceber que a ação não faz qualquer sentido.

  • Facebook: a maior rede social do mundo tem vastas opções de anúncios pagos e de estilos de post. Você pode publicar álbuns, trabalhar com GIFs e vídeos, além das imagens estáticas sozinhas. Embora não seja recomendado criar textos muito longos, é possível. Basta que você consiga chamar a atenção do usuário para aquele conteúdo. Como é uma rede social bastante popular, pessoas de todas as idades e classes sociais estão nela, fazendo com que seu alcance seja bastante abrangente. No entanto, ao realizar anúncios é importante segmentar seu público. Do contrário, você falará para pessoas que podem não ter qualquer relação com sua clínica. Por exemplo, com pessoas que moram em uma cidade ou estado longe do seu consultório.  

  • Instagram: a rede social baseia-se na publicação de imagens e vídeos bem curtos. Apesar de ter legenda em texto, apenas uma pequena parte fica em destaque. Logo, para fazer o usuário clicar em “ver mais”, o seu destaque deve chamar a atenção e aguçar a curiosidade da pessoa. Outro detalhe é que links não funcionam nesta parte do texto! Ao invés disso, o uso de hashtags é fundamental para que pessoas com aquele determinado interesse encontre seu perfil com mais facilidade.

  • Twitter: o microblog permite 280 caracteres de texto hoje em dia (originalmente eram apenas 140!), além do uso de imagens e links. O Twitter é ideal para mensagens e informações rápidas ou para textos que sirvam como gancho para um link externo que leve para o conteúdo completo.

  • Whatsapp: a troca de mensagens através do Whatsapp pode ser intensa. É praticamente impossível encontrar alguém hoje em dia que não tenha o aplicativo instalado e, por juntar popularidade com relações estreitas, próprias do sistema, é que o compartilhamento pelo aplicativo é Rei. Isto é, uma mensagem recebida pelo app raramente é ignorada, fazendo crescer o interesse pelo link ou texto que alguém enviou.

  • Blog: é através de blogs que a maior parte dos artigos são publicados. Com o blog, você tem total liberdade de escrita, assim como para inserir imagens, vídeos, depoimentos e muito mais. O blog é um dos grandes responsáveis por gerar tráfego orgânico (isto é, gratuito) para seu site. Dessa forma, o usuário pode criar interesse pelo seu conteúdo e pelo seu serviço!


Dicas para sua clínica crescer através das redes sociais


Uma vez compreendida a função e o estilo de cada rede social, cabe ao responsável pelo Marketing definir quais redes sociais vão desenvolver melhor dentro da estratégia adotada. Independente das escolhidas, algumas dicas são fundamentais para o sucesso e o crescimento da sua clínica através do Facebook, Instagram, Twitter e Blog.


1 – Crie uma página com nome fácil de encontrar


Parece uma dica óbvia, mas é comum ver páginas com nomes longos demais ou totalmente modificados por siglas ou nomes de apoio. O que acontece com tais práticas é que elas acabam dificultando quem quer achar sua página para acompanhar suas atualizações.

Dessa forma, acaba ficando difícil que sua página não apenas facilmente encontrada como também viralizada. Ter que escrever o nome para que alguém encontre é uma missão que dificilmente teria sucesso no mundo atual.

Dentro dessa dica, vamos incorporar outra: nunca crie um perfil – como que você, enquanto pessoa física, tem. Sempre crie uma página. A página permite muito mais recursos, como promover anúncios e ter acesso à métrica, do que um perfil comum.


2 – Faça uma marca fácil de ser identificada


Também conhecido como identidade visual, sua marca necessita de cores, fontes e estilos que remetam a sua marca. Dessa forma, assim que o usuário bater os olhos em um determinado post, ele já saberá que pertence à sua página.

Grandes marcas trabalham dessa forma e não é à toa: o objetivo é criar representatividade e marcar a imagem do estabelecimento na memória das pessoas. Mas não se engane, identidade visual não é coisa apenas para grandes nomes da indústria. Todo negócio busca definir seu próprio desenho!


3 – Divulgue a página


Depois que sua logo, identidade, nome e a descrição da sua clínica ou consultório estiverem definidos e no ar, é chegada a hora de divulgar sua página! Um conselho é que, antes de divulgar, sejam feitas algumas postagens.

Dessa forma, o paciente, futuro paciente ou interessado, poderão saber do que se trata a página de forma mais prática. É muito ruim quando a pessoa se interessa por um post, simpatiza com a ideia, mas não consegue ver mais conteúdo.

Bom, além do boca a boca, outras formas simples e baratas são:

  • Disparo de e-mail informando aos pacientes sobre o novo canal de comunicação;
  • Através do site da clínica ou do consultório, onde o ícone das redes sociais pode estar tanto no topo da página quanto no pé;
  • No cartão de visitas ou no folder da clínica, no mesmo estilo de ícone em um dos cantos do material;
  • Através da recepção, que sempre pode informar aos pacientes sobre a novidade.

Apesar de baratas e simples, o alcance ainda será baixo para seu potencial e vai demorar muito até que a campanha atinja resultados recompensadores. Por isso, outras formas mais digitais e rápidas de alcançar público seja de melhor valia para você, tais como:

  • Promovendo sua página com os recursos de anúncios oferecidos pelas redes sociais;
  • Promovendo seu negócio através de segmentos disponíveis;
  • Através de conteúdo interativo, onde as pessoas podem compartilhar e marcar outros amigos e familiares.


4 – Crie conteúdo relevante


Como falamos no último tópico acima, o conteúdo é uma estratégia vital que deve ser valorizada pelo seu consultório ou clínica para atrair e passar credibilidade para futuros e atuais pacientes.

É através do conteúdo também que você conseguirá com que as pessoas compartilhem o que você tem a dizer. Lembre-se: no mundo das redes sociais, o compartilhamento vale ouro na maior parte das situações. Significa dizer praticamente que a pessoa, aquela que compartilhou, concorda e confia no que você está dizendo!

Para isso, crie conteúdo que realmente ajude a sociedade, seja através de esclarecimentos ou dicas para uma vida mais saudável. A partir daí você verá que seus números irão subir e que o seu consultório ou clínica começará a ser mais procurado.



5 – Poste sempre


Aliado a tudo que falamos até aqui, é importante que o administrador da página estabeleça uma rotina de postagens bastante definida. Imagina se você gosta de um programa de televisão que nunca tem um dia ou um horário certo para passar.

Vai chegar um momento em que você irá simplesmente desistir de procurar, certo? O mesmo vale para as redes sociais. Além disso, uma página que não costuma receber atualizações é uma página fantasma, e ninguém irá curtir um perfil que parece desativado, concorda?


6 – Não deixe as pessoas sem resposta


Outra coisa que jamais pode acontecer na sua página é deixar de responder as pessoas ou interagir com elas. Muitas perguntas irão surgir, como horário de funcionamento, se aceita plano, se pode marcar consulta por ali, entre várias outras.

Se o paciente ou futuro paciente não receber uma resposta, ele vai se sentir ignorado. Já os futuros curtidores verão uma página cheia de questionamentos sem resposta e logo acharão que o atendimento não é atencioso. E, bom, não é isso que você quer, não é?


7 – Promova a interação


Outra forma de fazer sua página ser altamente engajada é promovendo a interação. Faça “quadros” abrindo para perguntas e dúvidas, por exemplo. Outra ideia é pegar brincadeiras ou acontecimentos do momento e transformando em conteúdos que façam parte da sua realidade.


8 – Peça o feedback


Muitas vezes o feedback é visto como algo a ser evitado ou temido, mas não deveria ser assim. É através do feedback que podemos entender onde estamos errando e melhorar. Também é através dele que podemos perceber quais ações estão sendo agradáveis para nosso público. Por isso, sempre que possível, peça que os pacientes escrevam avaliações na sua página. Assim outras pessoas se sentirão mais confiantes em entrar em contato com sua clínica!


9 – Seja ético


Quando o assunto é saúde, nós temos que ter muito cuidado com o que é falado, e como agimos nas redes sociais. Por isso é importantíssimo ser ético e não ultrapassar nenhuma linha estabelecida pelo Conselho. É sempre importante citar, por exemplo, que nada substitui a ida ao médico para uma consulta. Por sinal, não faça consultas online prescrevendo remédios ou soluções fáceis. Ao invés disso, promova um ambiente de conscientização e prevenção a automedicação. Seus atuais e futuros pacientes com certeza verão isto com bons olhos!


10 – Defina objetivos e mensure resultados


É importante também que todas as campanhas e ações na sua página tenham objetivos. Da mesma forma, você deve sempre mensurar os resultados para que se tenha controle do que deu certo ou não na estrutura do seu planejamento mensal, além de acompanhar o crescimento da sua página.


Conclusão


Como vimos no texto, divulgar sua clínica, consultório ou se divulgar como profissional, não é uma tarefa simples. Não basta criar uma página, tem que ter estratégia, definir passos e analisar resultados. Do contrário o trabalho será totalmente baseado na sorte.

Outro ponto importante é lembrar que basicamente qualquer profissão ou negócio podem ser divulgadas através das redes sociais. Um dos exemplos mais claros sobre isso é o Cemitério Jardim da Ressurreição, em Teresina, que usa de extremo bom-humor para divulgar algo que queremos distância: serviços fúnebres.

A página é um sucesso tão grande, que mesmo abordando um assunto delicado e triste, já conta com mais de 150 mil seguidores apenas no Facebook, que comentam, curtem e compartilham seus posts todos os dias (e ainda pedem mais)!

Imagina, então, os resultados que você não pode fazer distribuindo notícias, dicas e assuntos relevantes para aquilo que é de maior importância nas nossas vidas: a saúde? Compartilhe esta ideia com seus colegas de profissão e comece já a reestruturar sua presença online!