Na rotina médica, algo de suma importância e que não pode ser esquecido ou negligenciado é o uso de variados tipos de e-mail marketing para pacientes, como estratégia de fidelização para o consultório ou clínica. Esse serviço é de extrema relevância uma vez que é muito mais fácil fidelizar do que conquistar novos pacientes em meio a uma concorrência cada dia mais acirrada.

O e-mail marketing tem o poder de fidelizar pacientes porque promove o contato constante com as pessoas que já consumiram os seus serviços por, pelo menos, uma vez. Isso faz com que o profissional e a clínica continuem na mente desses indivíduos por tempo indeterminado.

Neste artigo, explicaremos o conceito desse tipo de contato e apresentaremos 8 tipos de e-mail marketing que ajudam na fidelização e ampliação do relacionamento das clínicas com seus pacientes. Continue a leitura para saber mais!


O e-mail marketing como ferramenta de fidelização de pacientes


O e-mail marketing é um tipo de contato realizado com base em uma lista de pacientes ou de pessoas com potencial para se tornarem pacientes, que utiliza o e-mail para oferecer dicas de saúde, falar sobre a clínica, comunicar novos serviços, entre outros aspectos.

Ao utilizar um software que agiliza o envio é possível também analisar o retorno gerado por meio de relatórios emitidos, viabilizando a criação de campanhas cada vez mais personalizadas e otimizadas.


A utilização dos diversos tipos de e-mail marketing


O e-mail marketing pode e deve ser usado com as mais diversas funções na clínica, já que se trata de uma ferramenta poderosa de marketing digital que ajuda na manutenção do relacionamento com os pacientes, além de melhorar as suas experiências no contato com o consultório.

Uma boa notícia é que esse recurso é bastante acessível do ponto de vista financeiro, e o retorno do investimento tende a ser muito maior do que o valor gasto com a sua implementação. Veja, a seguir, os tipos de e-mail marketing que podem ajudar a fidelizar seus pacientes!


1. Envio de conteúdos informativos


O envio constante de newsletter atrativa, contendo conteúdos técnicos e informativos, contribui para aumentar o engajamento dos pacientes com a clínica, ajuda a mantê-los mais firmes nos tratamentos propostos e ainda contribui na redução das faltas e remarcações. Além disso, a percepção deles em relação à clínica se torna mais favorável o que colabora com a construção de uma reputação sólida e forte no mercado.

Exemplo desse tipo de e-mail marketing é utilizar campanhas anuais do Ministério da Saúde sobre o Dia Nacional de Doação de Órgãos, entre outros assuntos, como boas práticas de saúde. É interessante aproveitar esses temas para enviar e-mails com links para artigos do blog da clínica para lembrar e educar os pacientes sobre esses assuntos.

Contudo, é preciso ter alguns cuidados com a frequência no envio para não cansar os pacientes e garantir a leitura dos materiais enviados. O ideal é enviar para a base de pacientes, a cada 20 ou 30 dias, algumas dicas que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, relacionadas à área de atuação da clínica.


2. Confirmação de consultas


Uma das vantagens do e-mail marketing é poder utilizá-lo com os mais variados objetivos, sendo um deles, a confirmação de consultas. Essa finalidade, é vital para que os pacientes não percam seus horários por terem simplesmente esquecido o dia ou a hora agendada.

Vale dizer que esse tipo de e-mail marketing costuma agradar muito os pacientes que avaliam a função como um serviço a mais disponibilizado pelo médico e que facilita o contato com a clínica, agilizando os processos administrativos.


3. E-mail para parabenizar os aniversariantes


Em geral, o aniversário é uma data em que as pessoas gostam de serem lembradas pelo maior número possível de pessoas. Receber uma mensagem personalizada da clínica nessa data proporciona um sentimento de importância e pertencimento.

Para proporcionar essa atenção especial, basta que a clínica faça um controle dos aniversariantes para poder disparar essa versão de e-mail marketing aos pacientes. Dessa forma, é necessário ficar atento aos cadastros de modo que eles sejam preenchidos por completo e possam oferecer todas as informações necessárias para essa segmentação de e-mails.


4. Contato para informar sobre os novos serviços


O e-mail marketing também pode ser utilizado para informar os pacientes sobre as novidades da clínica, como novos serviços a serem oferecidos, promoções e outros assuntos que possam ser do interesse deles.


5. E-mail para divulgar sobre o uso de inovações tecnológicas


Utilizar o e-mail para informar a aquisição de novos equipamentos ou a participação do médico em congressos e eventos da área, é uma maneira interessante para compartilhar as evoluções da clínica.com os pacientes.

Informar o uso de novas tecnologias reforça o sentimento de confiança junto aos pacientes, pois demonstra o quanto a clínica está preocupada em melhorar os seus serviços oferecendo o que há de mais moderno para os tratamentos que ela proporciona.


6. Pesquisa de satisfação


Entender o nível de satisfação dos pacientes é um dos aspectos mais importantes para identificar pontos que precisam de melhorias na clínica e nos métodos de atendimento aos pacientes.

A pesquisa pode ser realizada por meio de formulário on-line que pode ser acessado por meio de link no e-mail. Ele pode ser criado no Google Forms e listar diversos pontos que a clínica considerar importante, como:

  • atendimento técnico prestado;
  • conforto que o ambiente proporciona;
  • recepção;
  • higiene e limpeza do ambiente, entre outros.

7. Lembretes de pagamentos em aberto


O e-mail também pode ser utilizado para lembrar o paciente de algum pagamento pendente. No entanto, é preciso considerar que mensagens de cobranças são sempre delicadas e devem ser realizadas de maneira sutil. Dessa forma, desde que contenha um texto bem elaborado, o lembrete pode evitar que o cliente se esqueça de algum pagamento e até ajudar a priorizá-lo.


8. E-mails transacionais


Os e-mails transacionais são os disparados após a realização de um atendimento ou procedimento. O objetivo é utilizar o e-mail marketing para agradecer a preferência na escolha da clínica, podendo enviar com uma pesquisa de satisfação e oferecer algo de valor para engajar o paciente, como um desconto na próxima consulta ou algum procedimento extra como brinde.

Isso porque, é importante considerar que a melhoria do relacionamento com o público-alvo depende de ações constantes, não devendo se limitar apenas às práticas quando se deseja algo em troca. É preciso deixar claro que o paciente é valorizado, em cada ação.

Conforme demonstramos neste artigo, a adoção de estratégias como o e-mail marketing para pacientes é de fundamental importância para a clínica que deseja fidelizá-los. A utilização de um software médico e o envio dos diversos tipos de contato como os que comentamos, são ferramentas eficientes e eficazes para o estreitamento e o sucesso nas relações entre a clínica e seus pacientes.

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