Muitos profissionais quando iniciam um projeto de construírem sua própria clínica, se deparam com uma dúvida muito comum: Qual o melhor local para abrir minha clínica e assim conseguir muitos pacientes?
Pela pressa ou mesmo a falta de conhecimento de como abrir seu consultório, grande parte destes profissionais optam por começar seus negócios próximos de casa, perto da escola dos filhos ou naquele prédio que possuem várias clínicas, mas talvez essa não seja a escolha mais assertiva.
Se você já se deparou com essa dúvida, continue lendo este artigo que apresentaremos algumas estratégias irão te ajudar.
Definição do Público alvo (Persona)
Atualmente, um termo muito utilizado na área de Marketing é Persona. Persona nada mais que é a definição do seu público, que envolve desde o sexo da pessoa, hobbies, interesses e comportamentos que auxiliam na divulgação dos seus serviços.
No planejamento da sua clínica isso não é diferente. Cada tipo de negócio envolve uma estratégia para atender aquele público específico.
Façamos uma breve análise: Considerando um projeto de uma clínica popular, cujo valores das consultas são mais acessíveis com o propósito de atingir um público de baixa renda, é recomendado procurar locais de fácil acesso, que ao entorno possuem outros estabelecimentos que atraem a população e assim crie visibilidade ao seu negócio.
Se você pensar em implantar este tipo de negócio em uma região nobre pode ser que dê certo, mas provavelmente este público busca por clínicas específicas, com um ticket médio alto e você precisará trabalhar muito mais na sua divulgação e captação de pacientes.
Então, defina primeiramente qual tipo de paciente você irá atender.
Concorrência
Outra característica importante para a escolha de um ponto é a concorrência da região e como ela atua. Nessa avaliação você deve levar em conta não só a presença de outra clínica, mas como é sua infraestrutura, fluxo de pacientes diários e principalmente como é a qualidade dos serviços e atendimento.
Ainda existe um preconceito entre os profissionais da saúde que não querem estar perto de outros da mesma especialidade, acreditando que eles irão roubar sua clientela. Mas isso nem sempre é verdade. Se esta clínica possuir um serviço ruim, com corpo clínico que não preza pela qualidade do atendimento, além de não divulgar seus serviços, você está com a “faca e o queijo na mão”. Essa é a hora de aproveitar a oportunidade e se destacar no mercado.
Uma estratégia interessante é realizar uma consulta na “concorrência” para comprovar sua hipótese além de captar ideias que podem alavancar seus resultados.
Infraestrutura
Um ponto que muitas das vezes passa despercebido na hora de montar uma clínica é avaliar a infraestrutura local a ser construído ou alugado. No caso de clínicas médicas, por exemplo, existe uma legislação específica de como deve ser construída, informando documentação básica, tamanho mínimo de consultórios, cor de piso, até a necessidade de elevador.
Outra característica que precisa ser avaliada previamente é a documentação do imóvel, ou seja, se naquela localidade é permitido abrir uma clínica, se está em dia com todos os tributos municipais ou se existe algum impedimento junto ao corpo de bombeiros.
Facilidade de acesso
Por fim e não menos importante é identificar como seus pacientes chegarão até você e qual dificuldade poderão encontrar. Lembre-se que os pacientes são seus clientes, ou seja, não são eles que precisam se adaptar a você a qualquer custo. Se você quiser seus pacientes próximos, precisa estar em um local que promova facilidade de acesso e comodidade.
Pensando nisso, separei três critérios importantes na sua avaliação:
1° Mobilidade urbana: Escolha um local que esteja aderente ao seu público, ou seja, como sua persona costuma de deslocar: Ônibus, metrô ou veículo próprio?
2° Parcerias locais: Procure na região empresas que você possa fechar parcerias, seja através de descontos em estacionamentos privados, até mesmo em centros comerciais/shoppings que podem acabar trazendo novos pacientes.
3° Tempo médio gasto para chegada dos seus pacientes: Procure regiões que o deslocamento não será demorado. Não adianta você abrir uma clínica na região Leste, sendo que a maioria do seu público alvo mora na região Oeste. Uma estratégia interessante é avaliar regiões de contra fluxo, ou seja, nos períodos de pico do dia, o fluxo de trânsito é oposto, com isso você acaba evitando possíveis atrasos ou cancelamentos.
Consultoria especializada
Uma outra forma também é poder contar com serviços de uma consultoria especializada em gestão de empresas da saúde. A Plenittus Gestão Médica é uma empresa reconhecida nacionalmente por atender profissionais autônomos, clínicas de médio e grande porte e até mesmo Hospitais Dia.
Este tipo de empresa vai te ajudar não só a estudar este mercado, mas também avaliar pontos fundamentais para abrir uma clínica, como: a viabilidade financeira, documentação básica, definir o preço sua consulta e como alavancar seus resultados.