O sistema para consultório médico é um software desenvolvido para atender às necessidades de gerenciamento das diversas atividades desenvolvidas, como agendamento de consultas, prontuários de pacientes e controle de estoque médico. Além disso, ele auxilia na administração financeira e gera relatórios essenciais para a tomada de decisões.

Entretanto, para escolher um bom sistema é preciso analisar vários fatores, como suporte, funcionalidades, atendimento às necessidades específicas, bem como a segurança das informações, entre outros. Conheça, a seguir, o passo a passo para adquirir um sistema ideal para o seu consultório!


1. Verifique o suporte do sistema


Esse é um dos principais pontos a ser verificado. De nada adianta ter um sistema que atenda às necessidades de automatização e quando precisar de um suporte ele não conseguir resolver o problema com agilidade e eficiência. Nesse sentido, é importante analisar todas as possibilidades de contato para garantir um atendimento adequado em momentos de crise ou dúvidas.

Um bom suporte deve proporcionar um treinamento de qualidade, explicando cada detalhe para a execução do software, bem como o melhor aproveitamento das funções. Além disso, a empresa deve estar comprometida com melhorias no produto, estando pronta às sugestões e atenta às eventuais reclamações.

Um diferencial que pode ser considerado como fator de escolha é a oferta de acesso remoto autorizado ao dispositivo onde o sistema esteja instalado. Isso permite que o próprio atendente possa analisar os problemas e realizar os ajustes necessários.


2. Conheça as funcionalidades do sistema


Os principais desafios para a gestão de clínicas exigem que o sistema trate os dados, dos pacientes e da clínica, de maneira integrada, visando agilidade no acesso às informações por médicos e funcionários do consultório ou clínica. Além disso, a ferramenta precisa oferecer funcionalidades práticas e flexíveis a fim de atender às necessidades de forma personalizada.

Nesse sentido, um bom software médico deve oferecer as seguintes funções:

  • agendamento eletrônico;
  • controle de estoque;
  • faturamento TISS (padrão de integração utilizado para envio de dados às operadoras de saúde);
  • gerenciamento financeiro;
  • prontuário eletrônico;
  • relacionamento com paciente;
  • relatórios gerenciais.


3. Veja se o sistema para consultório atende às necessidades


Para não errar na escolha, faça uma lista com todas as suas necessidades e expectativas, anotando os problemas que espera resolver ao informatizar o seu consultório. Considere também, se o produto consegue ajudar na atração e fidelização dos pacientes, bem como na gestão administrativa e financeira.

Um diferencial que pode ser a chave para a decisão é a possibilidade de testar, por alguns dias, todas as funcionalidades do software. Dessa forma, é possível saber como usar o sistema médico no cotidiano e se ele realmente atende às necessidades.


4. Analise a segurança no armazenamento de dados dos pacientes


Os sistemas tradicionais utilizam computadores e servidores do consultório ou clínica para armazenar os dados dos pacientes. Esse, definitivamente, não é um meio seguro, pois caso ocorra algum problema com o hardware e não haja um backup, as informações podem ser perdidas.

Já os softwares que armazenam as informações na nuvem são muito seguros. Isso é possível devido à aplicação da criptografia de ponta a ponta, que é a mesma utilizada pelos sistemas bancários.

Essa tecnologia restringe a visualização dos dados dos pacientes, somente aos profissionais cadastrados no sistema. Além disso, o sistema na nuvem evita o risco da perda de dados devido a falhas ou eventuais defeitos em um computador.

A verificação de todos esses aspectos é muito importante para uma escolha acertada. Entretanto, é fundamental contar com a qualidade de um sistema para consultório, como o Shosp que oferece um teste gratuito por 7 dias, proporciona um suporte de sucesso e segue as recomendações do CFM (Conselho Federal de Medicina) e protocolo SBIS, quanto à segurança dos dados.

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