Para ser dono do próprio negócio ou ampliar a sua clínica, muitos médicos buscam saber como escolher um sócio. Isso é importante, tendo em vista que a escolha do companheiro na jornada empreendedora pode definir o sucesso ou não do futuro do estabelecimento.

A escolha de um parceiro de negócios, portanto, pode representar problemas ou oportunidades. A seguir, apresentaremos uma série de dicas sobre como escolher um sócio. Acompanhe agora mesmo!


1 .Verifique se o sócio tem um perfil similar ao seu


A primeira coisa a ser observada é se o sócio tem um perfil similar ao seu. É claro que vocês não precisam concordar em tudo, mas é importante que o pensamentos sobre gestão de negócio seja alinhado.

Caso vocês sejam pessoas com hábitos muito diferentes, as brigas e desentendimentos podem ser constantes. Uma sociedade é como um casamento, deve haver um alinhamento entre as partes envolvidas, em todas as situações.


2 . Busque pessoas cujas habilidades somem às suas


Ao buscar por um sócio para a sua clínica, convém considerar pessoas cujas habilidades somem às suas. Isso pode estar relacionado tanto a conhecimentos em administração de empresas quanto a especialidade médica.

Se você é cardiologista, por exemplo, pode fazer sociedade com um endocrinologista, um dermatologista ou profissional de outra especialidade. A ideia é que vocês não tenham conflitos de agenda ou se tornem concorrentes dentro da própria clínica.


3 . Estabeleça previamente a distribuição do lucro do empreendimento


O quadro societário deve ser muito bem definido, o que pode ser feito com o auxílio de contadores e advogados. O ideal é que se tenha registrado como será feita a distribuição dos lucros e pagamentos das contas, bem como o controle financeiro.

Assim, evita-se que ocorram desentendimentos no futuro, bem como dúvidas acerca das divisões. Ter tudo alinhado antes de firmar a sociedade é fundamental.


4 . Escolha uma pessoa de fácil convivência


Por mais que você tenha afinidade e, até mesmo, amizade com o seu sócio, conflitos surgirão em qualquer momento. Isso é natural em todo tipo de relacionamento e, em uma sociedade, isso não é diferente.

Por isso, escolha uma pessoa que seja de fácil convivência, que não tenha um temperamento difícil e que não aceita ouvir opiniões alheias. Assim, você evita problemas futuros e sabe que será sempre ouvido.


5 . Verifique se o sócio tem perfil de liderança


Assim como você, o seu sócio será o responsável pelo bom funcionamento da sua clínica. Isso quer dizer que vocês serão os líderes e chefiarão a equipe de trabalho, como médicos auxiliares, enfermeiros, secretárias etc.

Logo, o perfil de liderança será necessário, para que vocês toquem o negócio juntos e sem que um tenha mais privilégios do que o outro ou seja visto sozinho como o chefe, por exemplo.

Se seguir as nossas dicas de como escolher um sócio, será mais fácil para você obter êxito ao definir uma pessoa para tocar a clínica médica com você.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais. Quem sabe o sócio ideal não o visualiza e procura por você?