Ter uma clínica ou consultório próprios com certeza traz muita liberdade ao profissional, embora essa opção tenha também suas desvantagens. Uma delas, por exemplo, é a dependência do comparecimento dos pacientes para manter a sua estabilidade financeira da instituição. Esse problema costuma ser agravado pelo fato de que, não raro, os pacientes não avisam que faltarão à consulta agendada ou as desmarcam faltando pouco tempo para horário marcado, dificultando um possível rearranjo de horários.
Uma possível solucionar essa questão, utilizada por alguns consultórios e clínicas, é a marcação de diversas consultas para um mesmo horário ? o chamado overbooking. Essa técnica pode até funcionar em alguns casos, mas também pode trazer bastante dor de cabeça quando todos os pacientes comparecem, por exemplo. Os profissionais ficam sobrecarregados quando isso acontece, e os pacientes insatisfeitos com o tempo de espera.
Pensando em alternativas mais viáveis para enfrentar esse desafio, separamos três dicas essenciais para você evitar que os pacientes faltem às consultas, deixando as demandas da sua clínica mais eficientes, independentemente do seu tipo ou tamanho. Confira!
1. Otimizar a comunicação com os pacientes é fundamental
Muitos pacientes acabam faltando às consultas pelo simples esquecimento do horário que haviam agendado. E, embora essa situação seja extremamente comum, ela não é tão fácil de ser abordada. Felizmente, as tecnologias atuais permitem que o problema seja contornado ? em grande parte. Uma alternativa, portanto, é uso de SMS e E-mails automatizados para confirmação de consultas, enviados alguns dias antes do horário marcado. Além de ajudar a lembrar o paciente do compromisso, ele ainda lhe dá a oportunidade de avisar com certa antecedência caso não possa comparecer, poupando um tempo precioso para a clínica.
Esse tipo de ação pode ser realizada com a ajuda de um bom software para clínica e consultório, evitando a sobrecarrega das secretárias e melhorando ativamente a comunicação com os pacientes.
2. Utilizar a humanização do atendimento pode evitar muitas faltas
A grande prioridade de um consultório na área de saúde é o oferecimento de serviço de qualidade técnica. Contudo, por se tratar de um tema delicado e importante, a questão emocional não pode ser negligenciada. Isso significa que as necessidades do paciente enquanto indivíduo devem ser levadas em conta por todos os profissionais do estabelecimento a fim de prevenir qualquer desconforto e fazê-lo sentir-se o mais à vontade.
Assim sendo, a instrução, o treinamento e a dinâmica da equipe do consultório ou da clínica devem ser guiados por esse princípio, a fim de garantir a melhor comunicação e o melhor atendimento possíveis. Com isso as chances de que os pacientes retornem e sintam-se satisfeitos com o serviço aumentam substancialmente.
3. Organizar corretamente as demandas é crucial para cumprir horários
Outro motivo comum que leva alguns pacientes a faltarem à consulta é o tempo de espera a que estão acostumados. Quando atrasos no atendimento se tornam hábito em uma clínica ou consultório, é natural que os pacientes fiquem insatisfeitos. E pior ainda é que, em alguns casos, o paciente pode até ir embora antes de ser chamado, configurando uma lacuna na agenda do profissional de saúde, que poderia ter sido evitada.
A solução para manter a rotina organizada e prevenir atrasos nos atendimentos da clínica é adotar tecnologias que automatizem e mantenham organizadas as demandas profissionais, as agendas dos colaboradore e os dados dos pacientes. Assim, o trabalho realizado será sempre eficiente, em um período hábil para atender a todas as suas consultas, dentro dos horários marcados.
Se interessou pelas táticas de como evitar que pacientes faltem às consultas marcadas? Confira nossas dicas para não perder pacientes no seu consultório ou clínica.