Quando o final do ano se aproxima, é comum que os gestores de clínica comecem a fazer um balanço sobre o que deu certo e o que precisa ser modificado para o ano seguinte. O ano de 2019 será desafiador para todos os tipos de negócio.
Teremos um novo presidente da república, novas ideias, novas legislações, que podem favorecer ou não a economia. Dentro desse contexto, fazer um planejamento tributário é essencial.
Para que você saiba mais sobre o assunto e possa executar o planejamento tributário para preparar a sua clínica para 2019, desenvolvemos este post. Siga conosco e informe-se!
O que é o planejamento tributário?
O planejamento tributário nada mais é do que uma maneira lícita de buscar meios para reduzir o pagamento de impostos de uma empresa.
Ou seja, tratam-se de estratégias que são desempenhadas para otimizar o recolhimento de tributos, para que a organização pague menos impostos e tenha mais lucratividade.
Quais são as categorias do planejamento tributário?
O planejamento tributário pode ser classificado em três tipos. A seguir, falaremos sobre cada um deles, brevemente.
Operacional
O planejamento tributário operacional é aquele em que a redução de tributos se dá, geralmente, pela antecipação de seu pagamento. Ele precisa ser elaborado de forma que os pagamentos evitem multas, escriturações extras etc.
Tático
O planejamento tático é mais focado em resultados colhidos em médio prazo. Isso porque ele apresenta seus resultados cerca de três anos após seu início. Trata-se da execução de atividades exclusivas para cada departamento da empresa. No caso de clínicas menores, no entanto, o planejamento tático pode englobar a organização de forma geral.
Estratégico
Por sua vez, no planejamento estratégico, são definidos os meios de reduzir tributos por meio de ações em prazo maior. Por ser bastante detalhado, o planejamento estratégico precisa ser reavaliado anualmente.
Qual é a importância do planejamento tributário para clínicas?
Os altos impostos prejudicam os empresários, que precisam pagar valores muito grandes para manterem os seus negócios. O planejamento tributário é feito justamente para que essa carga diminua.
Isso não quer dizer que a sua clínica sonegará tributos, mas que buscará meios legais para que os impostos incidam de maneira menos abrangente, o que proporciona a economia.
Como fazer um bom planejamento tributário para o ano de 2019?
Para fazer um bom planejamento tributário em uma clínica existem quatro premissas básicas:
- evitar a incidência do imposto: buscar meios legais para que um imposto deixe de ser cobrado, como leis municipais de isenção fiscal;
- reduzir os valores recolhidos: encontrar meios para reduzir as taxas;
- retardar o pagamento: em algumas situações, é possível postergar os pagamentos, sem que para isso seja preciso receber multas;
- ter organização: a sua clínica precisa ter toda a sua parte financeira, como o fluxo de caixa, muito bem organizada.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre planejamento tributário para clínicas médicas, não deixe de levar tudo o que aprendeu em consideração no ano que está chegando. Contar com o auxílio de um bom contador pode ser muito relevante nesse momento.
Quer continuar aprendendo sobre pagamentos de impostos? Recomendamos a leitura de nosso artigo “Fique por dentro de como funciona o imposto de renda para médicos”.