Fazer com que os seus pacientes continuem com você não é tarefa fácil, principalmente no setor da saúde.

Porém, como todo negócio, reter seus pacientes é essencial para o rendimento do consultório odontológico. Mas infelizmente, muitos empresários ainda não entenderam isso e acabaram perdendo dinheiro e esforços. 

Investir apenas na captação de novos pacientes, não trará tantos resultados quanto equilibrar seus esforços por todo o processo, antes do primeiro contato e pós atendimento.

Fidelizar o paciente é encontrar formas de garantir que o paciente queira e volte a ser atendido por você e por sua equipe. Afinal, quem não quer uma agenda sempre cheia, não é mesmo?

Além disso, pacientes fidelizados é sinônimo de pacientes felizes e satisfeitos, isso significa que a chance de você ser indicado por um paciente é muito grande. 

Uma curiosidade, você sabia que investir em fidelização pode ser até 7x mais barato que medir seus esforços apenas na captação de novos pacientes? 

Além de, ser possível aumentar o seu faturamento em até 50%. Mas por onde começar?

Vamos te apresentar dicas práticas para você aplicar nos seu consultório odontológico para fidelizar seus pacientes.

Então, vamos lá?


Marketing Digital 


O que é?


O marketing digital é um conjunto de técnicas aplicadas online, com o objetivo de atrair novos pacientes e fidelizar aquele que já estão em sua base de pacientes. 

E isso é possível por meio de estratégias, como:

  • Inbound Marketing;

  • Marketing de Conteúdo

  • Persona;

  • SEO;

  • E-mail Marketing;

  • Redes sociais.

No primeiro momento é preciso criar uma persona com base nos seus pacientes atuais. Observar quais são os pontos em comum e com base nisso, desenhar um personagem semi-fictícios, que possua as características dos seus pacientes reais.

E somente após a criação deste persona, é possível criar uma estratégia de marketing eficiente. Quando entendemos que é o público que queremos atrair, fica mais fácil interagir com ele por meio das campanhas.

Uma estratégia muito utilizada no meio digital é a utilização inbound marketing.

Essa é uma estratégia que coloca seus esforços na produção de conteúdos ricos  e relevantes para blogs, utilizando palavras-chave que sejam familiares e relevante para área odontológica.

Alguns exemplos de palavras-chave que são relevantes para as clínicas que oferecem planos odontológicos, são: plano de dentista ou plano de saúde dental.

Outro exemplo de palavras-chave que são relevantes, são: clareamento dental, aparelho bruxismo e etc. As palavras vão mudar de acordo com seu serviço e a relevância que ela possui na internet.

Já utilizar o e-mail marketing, aproxima o paciente da clínica, já que é possível um contato direto, criando um espaço para que eles tirem suas dúvidas!

Além das estratégias citadas acima, existem várias outras possibilidades que você pode trabalhar para que o seu consultório odontológico tenha bons resultados.

Lembre-se apenas de que para montar uma estratégia para fidelizar esse paciente, é preciso que você pense o que faria ele ter mais sucesso com o procedimento que ele fez e mostrar para ele que você se preocupa com o resultados dos tratamentos.

Para isto, muitas clínicas adotaram estratégia após o atendimento, como: 

  • Enviar e-mails com dicas, ou com uma pesquisa de satisfação;

  • SMS lembrando de agendar a próxima consulta;

  • Enviando conteúdos relacionados aos procedimentos que o paciente fez.

Seja criativo e pense com você pode ajudar o seu paciente se recuperar de um tratamento ou ter resultados mais eficientes.


Evite ser punido...


NÃO SE ESQUEÇA que existem algumas práticas do marketing que são consideradas ilegais em uma clínica odontológica. Por isso, antes de implementar qualquer estratégia, verifique as normas que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) desenvolveu.

Elas devem ser seguidas de maneira rigorosa, pois existem punições. Mas não se desespere, ainda é possível fazer excelentes estratégias de marketing para a sua clínica odontológica, seguindo as normas.

Mas apesar do Marketing Digital ser um fator decisivo no sucesso do seu negócio, ele não deve ser uma estratégia isolada. É preciso alinhar outros pontos para que seu paciente permaneça fazendo tratamentos com você. 

Confira agora.

Algumas estratégias que devem ser aplicadas em sua clínica


O primeiro contato


Lembra quando falamos, que se um empresário investe todos os seus esforços apenas na captação de novos pacientes, ele acaba perdendo dinheiro?

Isso não significa que ele deve parar de investir na captação, mas que deve visualizar todo o processo para planejar uma estratégia que faça sentido.

Em outras palavras, a experiência do seu paciente começa no primeiro momento em que ele te conhece. 

Seja pela internet ou indo até o seu consultório, qual é a imagem que você passa para ele? Como é o seu atendimento? É possível ser atendido de forma rápida e eficiente? Seja via redes sociais, telefone, e-mail ou por uma recepcionista, é possível esclarecer todas as dúvidas com facilidade?

Essas dúvidas devem surgir neste primeiro momento, para que você veja quais são as deficiências da sua estratégia.

A fidelização precisa estar alinhada com seu marketing digital. No momento em que você for planejar suas estratégias, sejam elas no meio digital ou não, estruture como será a sua forma de atendimento. Faça uma passo-a-passo, quanto mais detalhado for, mas resultado terá.

Para isso, invista em equipamentos e ferramentas!

Desde coisas simples, como: ter um bom telefone, uma conexão com a internet de qualidade e até mesmo fazer um treinamento com a equipe. 

E investir em ferramenta que te dê apoio na parte administrativa e em suas estratégias de marketing, como: software de gestão, ferramentas que permite mais possibilidades de pagamento, ferramentas de automação em marketing e etc.

Apesar de não parecer que o seu potencial paciente vai ser atingido por isso, são questões que impactam diretamente em seu atendimento. Passar uma boa impressão vai depender da sua organização. 

Ter a “casa arrumada”, é um ponto relevante em sua estratégia!

Todo esse esforço para seu cliente se sinta bem recebido em sua clínica e tenha uma boa visão sobre ela.


Tenha um consultório aconchegante 


Tenha em mente que a sua sala de espera deve ser tão aconchegante, como o seu consultório. Fazer com que seu paciente se sinta à vontade é crucial.

Quando for escolher os móveis e a decoração, opte por cores e materiais que deixem o ambiente mais caloroso e aconchegante. 

Você também pode apostar em músicas ambientais e leves, coloque alguns livros ou revistas para quem estiver na sala de espera. Deixe o ambiente confortável!

E claro, tudo vai depender do segmento que você atende. Se o seu foco de atendimento é crianças, opte por decorações que a atraía. 


Tenha uma agenda flexível


Ter a agenda lotada nem sempre é tão vantajoso. É preciso ter equilíbrio e ter uma secretária treinada é um ponto chave para esse processo.

Ouvir o paciente, entender a urgência do caso dele é essencial para que a secretária consiga montar uma agenda equilibrada.

Montar uma lista de espera é fundamental para que você não perca contato e sempre que possível, a secretária entre em contato com o paciente e agende uma consulta quando vagar um horário.

Administrar a agenda, vai muito do que chamamos de ter um bom “jogo de cintura”. É preciso ser atencioso e mostrar para o paciente, que mesmo que não tenha um horário, você realmente se importa com eles.


Utilize a tecnologia a seu favor


Pagamento recorrente


Ter mais de uma opção de pagamento é essencial para que seu potencial cliente, feche negócio com você

O pagamento recorrente é uma ótima opção de fidelização, pois ele  é recomendado para clínicas que oferecem plano odontológico particular e convênio odontológico empresarial.

Justamente por ser recorrente, ao fazer um paciente fechar um plano odontológico ou em um pacote de tratamento, você garante que o seu cliente volte e faça um compromisso a longo prazo.

Da mesma forma, quando fechamos uma assinatura seja de uma revista ou uma plataforma de streaming. 

É um processo simples e benéfico para você e para o seu paciente. 

Você consegue ter uma previsibilidade do que irá faturar e o paciente não precisará se preocupar qual é a data de pagamento, já que neste modelo a cobrança é automática e pode ser programada para ser feita em parcelas mensais (1 vez por mês), bi-mensal (a cada dois meses) em outros períodos. 

A ferramenta de pagamento recorrente é muito simples, basta digitar os dados do paciente, apenas uma vez para que seja feita a validação e voilà!


Utilize um software de gestão


Como já falamos anteriormente, ter a casa arrumada é importante para ter um bom atendimento. Mas para isso, é interessante contar com ferramentas que lhe apoie em todos os processos.

Um software de gestão tornará sua gestão muito mais fácil e ágil. Com ele você pode ter informações que influenciaram em sua tomadas de decisões, além de facilitar o processo de atendimento. Como por exemplo:

  • Controle financeiro

  • Controle da agenda

  • Prontuário digital

Paciente feliz e satisfeito


Resumindo, a receita para a fidelização do seu paciente é fazer todos os esforços para que ele fique feliz e satisfeito, antes, durante e depois da consulta!


Ideal Odonto


Neste conteúdo você conferiu passos práticos de como fidelizar um paciente, e leu que a felicidade dele é o primeiro passo para que isso aconteça.

Com 20 anos de mercado e parte de um grupo empresarial com mais de 20 empresas em diversos setores, a Ideal Odonto se tornou expert nesse assunto.

Vender planos odontológicos e credenciar dentistas em seus planos, não são os únicos objetivos, existe um real compromisso com a saúde bucal da população e com o trabalho do profissional. A Ideal  tem como objetivo transformar vidas facilitando o acesso à odontologia moderna e completa.

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