Um dos maiores desafios de um profissional da saúde que trabalha diretamente com atendimento de pacientes é garantir que eles sigam corretamente suas orientações.
A completa adesão ao tratamento é a única forma de assegurar o sucesso do resultado esperado tanto pelo profissional quanto pelo paciente. E a confiança que existe na relação entre ambos é fator determinante para que ela ocorra em sua totalidade.
Confira neste artigo algumas dicas que preparei para você conquistar de vez a confiança dos seus pacientes.
Construa a reputação e seu nome no mercado
Na hora de procurar por um profissional, pacientes preferem ser atendidos por aqueles que são bem recomendados no mercado, e pelas pessoas com quem ele convive. Essa credibilidade faz com que ele se sinta seguro e deposite mais confiança no tratamento sugerido.
Assim, para aumentar sua credibilidade, é preciso que você seja reconhecido e indicado por outros profissionais, que seja ativo nas redes sociais e presente nas diferentes mídias de publicação de artigos. Além disso, você pode também:
- Estudar bastante e se tornar especialista na sua área de atuação, uma referência;
- Frequentar congressos e construir uma rede de contatos com outros médicos. Em outras palavras, construir o poderoso networking;
- Ser atuante na Associação ou no Conselho do qual você faz parte;
- Investir em marketing de conteúdo e produzir materiais de qualidade para que seus pacientes acessem frequentemente seu site ou blog;
- Participar de programas de TV, se essa for uma possibilidade, dando sua opinião como especialista;
- Publicar artigos em jornais e revistas.
Para assessorá-lo nessas questões, você pode contar com a ajuda de um profissional da área de comunicação.
Saiba ouvi-los
Pacientes só confiam em profissionais que se mostram dedicados em ouvi-los e compreendê-los; que criam laços com eles. Uma das reclamações mais comuns de pacientes que descontinuam sua orientações de tratamento é que seus médicos, nutricionistas ou outros profissionais não se dedicaram a entender de fato suas dificuldades, que não deram a devida atenção que eles gostariam de receber, enquanto relatavam o que estavam sentindo.
Se você quer ter sucesso na relação com o seu paciente, saiba que esse cuidado deve exisitir desde seu primeiro contato em um atendimento — e que deve ser o melhor possível, sempre prezando pela satisfação do paciente, dentro do possível.
Trate cada paciente como um caso específico
Você com certeza alguma vez já ouviu algum paciente relatar um tratamento com o qual ele não se adaptou, não é mesmo? Essas situações são bastante comuns em atendimentos de profissionais que não se dedicam a estudar o histórico clínico do paciente e notar suas particularidades.
Para garantir que seu paciente siga corretamente suas instruções, tenha certeza de que está levando em consideração tudo o que ele relatou durante as consultas, e proponha um tratamento que condiga tanto com seu diagnóstico quanto com o que ele está procurando e precisa.
Deixe claras todas as etapas do tratamento
Os pacientes que costumam estar mais inseguros em seguir as suas instruções são, na verdade, aqueles que não entenderam totalmente o que lhe foi proposto. Portanto, para evitar que isso aconteça, uma boa maneira de ganhar sua confiança e garantir sua adesão completa ao tratamento é deixar claro como vai funcionar cada etapa do processo, a importância de seguir à risca cada orientação dada e como cada uma delas vai ter papel definitivo no resultado final.
Ao compreender exatamente porquê ele está precisando passar por cada uma dessas etapas, aumentam muito as chance de que esse paciente siga exatamente tudo que você falou. Seja o mais didático o possível e exemplifique - dentro de sua ética - com casos de pacientes que já passaram pelo mesmo quadro clínico e obtiveram sucesso com o tratamento proposto.
Pode não ser uma tarefa tão simples ganhar a confiança do seu paciente. É realmente preciso dedicação e diálogo para se construir uma relação de verdadeira confiabilidade entre vocês. Porém, uma vez conquistada essa confiança, o sucesso de seus tratamentos aumentará exponencialmente.
Para lhe ajudar ainda mais saber como orientar da melhor maneira os seus pacientes, entenda como ajudá-los a melhorar e mudar alguns hábitos negativos para a saúde.