A sua clínica sofre com falta de pacientes que já haviam agendado as consultas? Saiba que esse problema é mais comum do que você imagina e que o SMS automático pode ser a solução para acabar com ele de uma vez por todas.
De acordo com um estudo publicado no Pittsburgh Post Gazette, nos Estados Unidos, para se ter uma ideia, as clínicas médicas têm prejuízos que podem chegar aos US$ 150 bilhões por ano, devido a pacientes que agendam consultas, mas não comparecem.
Essa é apenas uma das situações que pode ser solucionada com uma ferramenta de SMS automático, ou seja, o envio de mensagens de texto para o celular dos pacientes. Continue a leitura e veja como essa prática pode revolucionar o atendimento na sua clínica.
Economia de chamadas
As ligações telefônicas são bastante caras, sobretudo quando a clínica utiliza os serviços de uma operadora e os pacientes de outra. Por isso, se as suas secretárias têm o costume de ligar para confirmar horários de consultas, a conta do telefone pode vir bastante alta no final do mês. É necessário, portanto, achar uma maneira para reduzir custos.
O uso de SMS automático, por meio de uma plataforma de disparo, é muito mais barato e causa o mesmo efeito que a ligação. Muitas pessoas até preferem receber o SMS em vez de telefonemas, uma vez, diferentemente das ligações, não precisam parar o que estão fazendo para ler uma mensagem.
Otimização no atendimento
Se um paciente recebe uma mensagem confirmando o horário do agendamento de uma consulta e, por qualquer motivo, faz um cancelamento, a secretária pode agir de maneira estratégica. Sendo assim, ela pode encaixar outras pessoas que estiverem na fila de espera para ocupar a vaga, além de antecipar outras consultas.
Isso otimiza o atendimento para os pacientes, que muitas vezes têm urgência em fazer uma consulta e precisam que a marcação seja realizada o mais rápido possível.
Fidelização de pacientes
O SMS também possibilita a fidelização de pacientes na clínica, pois o envio de mensagens para confirmar consultas demonstra atenção e preocupação, o que conta pontos para ganhar a preferência do público.
Outro aspecto importante é que as mensagens não precisam ser enviadas apenas para confirmar horários de atendimento, mas também em estratégias de fidelização. Você pode enviar SMS em datas comemorativas, como o Natal, Páscoa, o dia do aniversário do paciente, entre outras.
Também é recomendado enviar mensagens quando as pessoas passam mais de seis meses sem comparecer à clínica, alertando sobre a importância de fazer exames de rotina para garantir a boa saúde. Tudo isso faz com que as pessoas se sintam valorizadas e prefiram a sua clínica em vez de uma concorrente.
Como você pode perceber, o SMS automático é muito importante para garantir o bom atendimento em uma clínica médica, podendo revolucionar o relacionamento com o público. Por isso, ter um programa para enviar essas mensagens é algo que não pode ser ignorado em seu planejamento.
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