Transformação Digital ou Digitalização?


Está todo mundo, em diversos segmentos, falando e tentando fazer a tal transformação digital.

A área de saúde, então, vive uma enxurrada de possibilidades, serviços, tecnologias e produtos que prometem contribuir ou efetivar instantaneamente essa transformação tão urgente e necessária para a sobrevivência das clínicas e consultórios.

E você, o que vem fazendo em relação isso?


Transformação digital é uma Coisa. Digitalização é outra.


A questão é que existe uma diferença entre digitalizar e efetivamente concretizar a transformação digital. E compreender isso, desde cedo, vai te ajudar a não investir de forma descoordenada, nem a focar em caminhos desnecessários e custosos.

Uma situação comum, é que na pressa de tentar acompanhar as tendências, muitas vezes, a clínica contrata ferramentas isoladas, que geralmente fragmentam a experiência do paciente; ou investem em módulos adicionais de soluções já contratadas acreditando que fazer isso atualizará suas rotinas e processos de maneira instantânea.

Transformação digital tem muito mais a ver com o entendimento da cultura organizacional do que com automação e digitalização de rotinas. Sem compreender se as mudanças e ajustes fazem sentido para o seu paciente, se os colaboradores estão preparados para operar dentro desse novo contexto e sem considerar a importância do repertório analógico como ponto de partida para a tomada de decisão, a sugestão é nem começar.

Apps, sistemas e ferramentas são fundamentais para que a transformação aconteça. São a base instrumental desse ciclo e possuem uma importância estratégica dentro do todo, especialmente se todo o processo for acompanhado por profissionais que atuem diretamente com gestão de mudança e health business analytics.


Novos modelos e oportunidades de negócios 


Em saúde, temos assistido a essa explosão de aplicativos, equipamentos vestíveis com IOT (internet das coisas), ferramentas se plugam à experiência do cliente e diversas possibilidades de conduzir os pacientes dentro de uma perspectiva digital e mais independente. E a tendência é que cada vez tenhamos que lidar com uma pluralidade muito maior. Todo dia, somos apresentados a novos dispositivos e soluções tecnológicas.

Vemos tudo isso como uma oportunidade ímpar para que os prestadores de serviços médicos possam promover mudanças efetivas, propondo novos modelos de atendimento e gestão baseados em valor, capazes de trazer resultados expressivos, dentro de uma perspectiva da experiência do paciente – User Experience (UX) – , como forma de garantir a sustentabilidade de seus negócios.


A questão não é SE, mas QUANDO


A vantagem de assumir a dianteira nesse processo de transformação do seu negócio de saúde é poder planejar o passo a passo a ser seguido durante essa jornada. Não ter dúvida de que esse é um caminho sem volta, te diferencia e te coloca em vantagem competitiva no mercado em que atua.

Transformar-se em algo que efetivamente faça sentido para você e para os demais é o desafio atual. E não há uma fórmula pronta para lhe ajudar a trilhar esse caminho, uma vez que tudo isso se constrói a partir de uma multiplicidade de combinações que só você tem.

A seguir, listamos 5 etapas fundamentais para você iniciar esse processo na sua clínica ou consultório:


Mapeie a jornada do seu paciente


  • Prefira fazer isso de maneira colaborativa, contando com membros de sua equipe, pacientes, área médica e gestores. Construir um grupo diversificado vai garantir visões diferentes sobre um mesmo ponto, trará a real dimensão de alguns processos e qual é o verdadeiro impacto de cada etapa na satisfação de seus diferentes clientes.


Identifique pontos positivos e os gargalos 


  • Com o mapeamento em mãos, avalie as etapas que merecem atenção mais imediata, os gargalos técnicos e ferramentais, e não deixe de compreender quais são os seus pontos fortes. Analisá-los, pode te ajudar a identificar e a explorar esses aspectos positivos como diferenciais competitivos.

 

Monte um plano de ação tático com base nesse mapa


  • Ainda contando com o seu grupo multidisciplinar, desenvolva um plano de ação tático factível, cujas ideias e projetos possam ser entendidas por todos, testadas e colocadas em prática com maior facilidade e adesão interna e externa.

 

Estabeleça metas 


  • Diante do seu plano de ação, entenda o que faz sentido acompanhar, quais os números e patamares atuais e para onde e em quanto tempo vocês almejam atingir aquela meta. Atenção para não criar indicadores de desempenho que não respondam às questões que foram feitas no início!  

 

Meça seus indicadores 


  • Medir sistematicamente e divulgar a evolução do projeto é a melhor maneira de todos tangibilizarem o esforço das áreas e acompanharem no dia a dia as mudanças, as melhorias e os avanços planejados. Vale escrever em um quadro, colar post-its em murais, fazer reuniões, enviar mensagens em grupos corporativos! Use a sua criatividade!


O que definirá o tempo em que isso vai acontecer e como construirá o seu mapa de transformação digital é a disponibilidade e empenho envolvidos para catalisar e contribuir de maneira sustentável para esses objetivos. A certeza é que é possível construir novos caminhos e redefinir o seu papel dentro do ecossistema de saúde. 

A UXMed, assim como o Shosp, representam uma plataforma 360º para a transformação do seu negócio de saúde, oferecendo skill tecnológico e know-how consultivo para uma experiência completa e sustentável para a sua clínica.

Então, basta começar!