O SEO é uma das principais estratégias de Marketing Digital, que se aplica a qualquer tipo de empresa, inclusive consultórios.

A internet trouxe várias possibilidades para que os negócios se destaquem no mercado de maneira acessível a qualquer tamanho de organização, desde os pequenos aos grandes negócios.

Só que, com isso, houve um aumento na concorrência, e estratégias para vencê-la são muito importantes nesse momento.

Os que as empresas de manipulação de medicamentos, assim como as dos mais diversos ramos mais desejam é aparecer nas primeiras posições do Google, afinal, eles são os links mais vistos e clicados. 

Isso acontece porque os usuários raramente passam da primeira página para encontrar o que procuram.

É justamente nisso que os mecanismos de busca estão focados, fazendo com que o site, blog ou até a loja virtual de uma marca apareça entre os primeiros resultados.

Logo, essas organizações ganham mais autoridade no mercado, recebem mais visitas e têm mais chances de conversão. 

E tudo isso pode ser feito sem que seja preciso investir em mídia paga, tendo como base apenas a otimização das páginas.

O mercado está concorrido para todos, inclusive para os consultórios, e por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é SEO e dar algumas dicas para usá-lo em seu consultório em diferentes canais. Acompanhe!


O que é SEO?


SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, em português). Ele engloba um conjunto de estratégias de otimização para sites, blogs e qualquer página na internet.

Com isso, é possível alcançar bons rankings de maneira orgânica, aumentando o tráfego destas páginas na web.

É importante que os consultórios entendam e coloquem em prática essa estratégia, pois em qualquer setor, surgem diariamente diversas páginas sobre um novo assunto.

Além disso, milhões de pesquisas são feitas por dia nos buscadores, principalmente no Google.

Nele, pessoas querem ter as mais diferentes dúvidas respondidas, desde como são feitos os implantes de seios de silicone até os hotéis mais bem avaliados para sua próxima viagem.

A cada nova pesquisa, o Google organiza os resultados em um ranking, com os sites que trazem as melhores respostas nas primeiras posições.

Logo, significa que a cada nova pesquisa, o consultório tem uma nova chance de oferecer a melhor resposta para os usuários.

Isso aumenta as chances de visibilidade e melhora o tráfego, o que acaba por trazer mais resultados com a presença online. 

Mas é preciso mostrar para o Google que a empresa possui a melhor resposta para o usuário.

Para isso, não basta apenas ter o melhor conteúdo, mas também oferecer aos visitantes uma boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e proporcionar uma boa leitura de suas páginas ao Google. E essas ações são objetivos do SEO.


SEO on page vs off page


Para entender a diferença entre esses dois, primeiro é necessário saber o que são fatores de rankeamento.

Existem mais de 200 fatores de rankeamento no Google, e a combinação entre eles é o que define o posicionamento de uma página sobre análise química quantitativa, por exemplo.

O Google nunca revelou abertamente quais são esses fatores, mas o próprio mercado, incluindo o de consultórios, se mobiliza com estudos que revelam o impacto de algumas ações no posicionamento.

Só que, de maneira geral, esses fatores se dividem em dois grandes grupos: o SEO on page e o SEO off page.

No on page, os fatores estão presentes nas páginas, e ele refere-se à otimização desses elementos, tais como:

  • Conteúdo;

  • Título e meta descrição;

  • Heading tags;

  • Imagens;

  • URLs;

  • Rich snippets.

Todos esses requisitos são avaliados pelo Google para que ele consiga entender o que a página do consultório está dizendo e, assim, fazer a indexação.

Esses fatores também ajudam o buscador a perceber se ele está oferecendo uma boa experiência ao usuário, por meio de informação e organização.

Já o SEO off page diz respeito a elementos que estão fora da página que mostram se ela é uma boa referência.

Ele otimiza a autoridade de um site para quem procura endocrinologista para emagrecer, por exemplo, diante de outros sites, focando na aquisição de backlinks. Para isso, faz uso de fatores como:

  • Quantidade de backlinks;

  • Diversidade de backlinks;

  • Contexto de backlinks;

  • Menções a uma marca;

  • Sinais sociais;

  • Buscas diretas.

Esses elementos mostram para o Google o nível de autoridade de um site na internet. 

Por exemplo, se a página recebe muitos visitantes provenientes de buscas direta com o nome da marca, mais autoridade essa empresa terá no meio digital.


Como aplicar SEO em diferentes plataformas


O SEO pode ser usado em diferentes plataformas, como blogs, sites e até nas redes sociais. Mas é importante saber que existem estratégias diferentes para cada canal, por exemplo:


1 - Blog


Para os blogs, algumas boas práticas em SEO são:

URL amigável

As URLs são endereços de páginas na internet, e elas precisam ser fáceis de memorizar, ou seja, é necessário que sejam amigáveis. 

Além disso, devem ser atemporais, permitindo a alteração de conteúdos sem precisar alterá-las.

Para isso, deve-se evitar números, subdomínios e cerquilhas. Um bom exemplo seria uma página sobre abdominoplastia masculina, com uma URL que permita a atualização de conteúdo.

Atualizar conteúdos

Manter os conteúdos atualizados é importante para SEO, portanto, não basta apenas publicar assuntos novos, é preciso atualizar aqueles que já foram escritos anteriormente.


2 - Site


Para os sites, uma boa prática de SEO é reduzir o tempo de carregamento das páginas. Isso porque, o tempo que uma página leva para carregar também conta para o Google.

Essa ação é feita por meio de um código limpo e bem estruturado, além de ferramentas que avaliam o tempo de carregamento das páginas e oferecem melhorias detalhadas. 

Isso vai fazer com que o site carregue dentro de até 2 segundos, tempo recomendado pelo Google para que o usuário não desista da visita à página.


3 - Redes sociais


Para as redes sociais, a principal técnica em SEO é otimizar o perfil. Por exemplo, um nutrólogo esportivo sp faz com que sua conta esteja preparada para cativar o visitante assim que ele acessá-la.

Para isso, é importante usar uma foto que represente o profissional ou consultório, além de uma biografia que esclareça bem do que se trata aquele perfil.

É importante apresentar a identidade visual de maneira coerente com os outros canais usados. Isso envolve utilizar as mesmas cores e outros elementos, restringindo ao máximo as alterações.

Outra dica é incluir um link com o site ou blog, o que também ajuda a aumentar o tráfego orgânico dos outros canais.


Vantagens do SEO


O SEO é uma estratégia que traz muitas vantagens, conforme apresentaremos a seguir.


Mais tráfego para o site


O tráfego orgânico é muito importante para um site, e ele é ampliado por meio do SEO. 

Quanto melhor posicionado, mais cliques o site recebe. Portanto, o SEO apoia o sucesso do consultório no meio digital, de maneira orgânica.


Tráfego qualificado


Além de gerar mais tráfego, ele é qualificado, isso porque quando um usuário pesquisa por preenchimento facial com gordura, por exemplo, ele quer soluções para seu problema. Se um consultório trouxer todas as respostas, ele vai se engajar mais.

Esse engajamento é o que vai abrir as portas para um relacionamento de confiança que transforma o visitante em cliente.


Como usar SEO com SEM


Enquanto o SEO trabalha com estratégias orgânicas, o SEM (Search Engine Marketing) ou “Marketing de Mecanismos de Buscas”, trabalha com ações pagas que também ajudam a melhorar o rankeamento de um site.

É importante dizer que as duas práticas são válidas e importantes, apesar de diferentes. 

Isso porque o SEO é uma maneira orgânica e que oferece os conteúdos que o público procura, enquanto o SEM conquista uma posição rápida, mas que tem um custo.

Ou seja, o SEM é uma estratégia paga, mas muito importante principalmente quem está começando agora.

Por exemplo, uma revenda de instrumentos cirúrgicos veterinários pode usar o SEM para divulgar um conteúdo do blog dentro das estratégias de SEO.

Isso significa que a empresa consegue ganhar tempo, até que suas investidas nas estratégias orgânicas tragam resultados, uma vez que elas levam mais tempo.


Conclusão


Os consultórios são empresas que oferecem serviços muito importantes para a sociedade, afinal, por meio das atividades neles realizadas é possível promover saúde e bem-estar, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas.

Só que, assim como qualquer outro tipo de empresa, os consultórios também precisam trabalhar com marketing digital e se destacar perante a concorrência. Isso porque estamos falando de um setor muito competitivo.

As estratégias em SEO trazem as soluções que esses estabelecimentos precisam para oferecer os seus serviços ao público. 

Dessa forma, eles se destacam no mercado e conseguem aumentar a sua clientela.

Para chegar a esses resultados, é necessário colocar em prática as ações em SEO que destacam os principais meios de comunicação que o consultório terá com seu público, que são seu blog, site e perfil nas redes sociais.