As mídias sociais têm cada vez mais espaço em estratégias de diferentes setores, principalmente por viabilizarem o compartilhamento e interação de diversos materiais entre os usuários. Neste meio, as empresas, inclusive no setor da saúde, podem explorar estratégias como de marketing digital para estabelecer um relacionamento diferenciado com os clientes em potencial e ganhar cada vez mais destaque.
Quando se fala do marketing médico, alguns cuidados devem ser tomados de acordo com as medidas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em especial, para garantir que o marketing seja realizado de maneira ética, tais como:
Não anunciar uma especialidade não atendida;
Jamais exibir fotos dos pacientes;
Não realizar anúncios que alertem a população;
Não divulgar aparelhos como forma de superar outros locais.
Essas são apenas algumas restrições que devem ser adotadas conforme o manual de publicidade médica e apesar de qualquer item, o marketing médico tem grande potencial para contribuir com a atração de mais pacientes e o ganho de autoridade das clínicas e profissionais, desde que seja realizado de maneira adequada.
Como promover a clínica?
A promoção da clínica pode ser realizada com diferentes metas, como para a conquista de mais pacientes, posicionamento com autoridade e educação de mercado. Naturalmente, definir o objetivo é necessário para definir os principais passos do planejamento das estratégias.
As opções de plataformas são variadas e quando se trata de mídias sociais, é preciso observar a dinâmica e onde o público-alvo tem maior presença para selecionar os melhores meios para atuação. A relevância do conteúdo é fundamental em qualquer lugar, principalmente por ser um dos fatores de maior impacto para a atração do público, pois transmite uma imagem positiva da empresa, inclusive de confiabilidade, o que é de grande importância na área da saúde.
Ainda mais, ter um blog e site prontos para conversão pode ser uma escolha favorável para uma clínica que busca construir ou fortalecer sua presença digital através de marketing médico, principalmente ao se tratar do alcance de um público cada vez maior através dos buscadores. Para a otimização é possível aplicar técnicas SEO para atingir as primeiras posições e proporcionar uma experiência positiva para os usuários.
Entre as modificações que podem ser realizadas, é interessante dar ênfase ao cuidado que deve existir com a qualidade de imagens, conteúdos e com o design, que deve ser preparado para o uso em diferentes formatos.
Naturalmente, cada plataforma deve ser utilizada de forma adequada, no blog, por exemplo, uma clínica de medicina do trabalho pode abordar assuntos como a importância do atestado demissional e admissional. Já no site, é interessante dispor de informações mais específicas sobre o local, com imagens que mostrem algum diferencial como projeção mapeada, história, missão e serviços oferecidos.
Já em redes sociais, grande parte das opções hoje em dia possuem recursos específicos para perfis profissionais. De forma geral, permitem a criação de perfis com as principais informações do negócio para o compartilhamento de conteúdo relevante e interações com os pacientes em potencial. Nesses casos é possível realizar postagens com curiosidades, imagens com alta qualidade e novidades da área da saúde.
A importância da imagem da empresa
Diferentes fatores estão relacionados com a imagem da empresa nas redes sociais, desde a abordagem escolhida até as imagens utilizadas para divulgação. Em nenhum momento, o profissionalismo deve ser negligenciado, por exemplo, se a ideia é disponibilizar imagens da fachada acm da clínica e de outras áreas no site, é necessário se preocupar com a qualidade, resolução e ângulos mais adequados.
Os perfis em redes sociais como Facebook ou Instagram também devem seguir a linha profissional, o que tem impacto não apenas no que é compartilhado, mas também nos comentários e curtidas. É válido observar que as redes viabilizam não apenas a aproximação produtiva com pacientes em potencial, como também com contatos profissionais. Para isso, existe a possibilidade de participar de fóruns e grupos do setor.
Além dessas questões, em todas as plataformas em que a empresa estiver presente, é de grande importância que a identidade visual tenha uma estética agradável e seja clara. É necessário que a identidade seja bem definida em todos os canais de atuação, desde os cartões de visitas, brindes baratos e criativos da clínica até os sites e redes sociais.
Com os processos realizados de maneira adequada, a clínica pode alcançar grande relevância no meio digital através do marketing médico e para que as estratégias tenham o direcionamento adequado, com resultados de fato satisfatórios, é imprescindível contar com um time de profissionais qualificados.