Nos últimos dois meses muitos se depararam com tantas mudanças ocasionadas pelo novo coronavírus. Principalmente a área médica. Uma destas mudanças foi a exceção aberta na rotina das consultas médicas: a telemedicina. Tecnologia autorizada pelo Ministério de Saúde devido a atual situação emergencial de clínicas fechadas e pacientes desassistidos.  

Vale ressaltar que os serviços não se restringem somente aos que estão ligados à COVID-19, mas abrangem todas as especialidades médicas, que vão desde uma orientação dermatológica até uma consulta com um cirurgião plástico. 

Segundo o Ministério de Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM) não existe uma lista restritiva de especialidades médicas aptas para a teleorientação. Contudo, é sempre importante o médico avisar o paciente sobre a limitação do teleatendimento no sentido da não possibilidade da realização de exame físico. 

Agora, já que a teleorientação e o telemonitoramento foram liberados, muitas pessoas têm dúvidas sobre como os procedimentos de faturamento TISS vão ser desdobrados em um sistema de Telemedicina. E outros ainda questionam como o recebimento de serviços particulares vai ser realizado à distância. Todas estas questões vão ser esclarecidas agora.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou uma nova versão do Padrão TISS que inclui o termo Telessaúde

A Nota Técnica 3 da ANS, já divulgada na segunda quinzena de março deste ano, aponta aspectos da regulação do setor de saúde suplementar que já se relacionam com a telessaúde. Ao entender esta como a utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para a prestação de serviços de assistência remota à saúde.

De acordo com o Manual produzido pela Renata Fachini Jardim, da Fatura BC, a medida visa atender à necessidade de viabilizar e monitorar a realização de atendimentos à distância no setor de saúde suplementar, dia da pandemia do novo Coronavírus no Brasil. O assunto foi deliberado na reunião de Diretoria Colegiada da ANS da última terça-feira do mês de março (31.03)

Também o documento da Fatura BC informa que houve uma alteração na descrição do procedimento 40314618, na terminologia de Procedimentos e Eventos de Saúde, que passou a ser SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19) - PESQUISA POR RT - PCR ( antes era Coronavírus Covid-19, pesquisa por método molecular). 

O ajuste foi necessário para a adequação ao ROI de Procedimentos e Eventos em Saúde. Devido à excepcionalidade da situação, a adoção dessas alterações no Padrão TISS não observará o prazo de três meses previsto no parágrafo único do art 27 da Resolução Normativa nº 305, de 9 de outubro de 2012, sendo assim, a sua implementação imediata.



Formalização necessária entre o profissional de saúde o convênio


Segundo o Manual  produzido pela Fatura BC, é preciso haver um acordo em relação ao pagamento do serviço prestado entre o convênio e o profissional de saúde. Dito isso foi preparado alguns tópicos os quais você deve se atentar, como:

  1. Solicitar termo ou aditivo, por e-mail ou chat, sobre inclusão/liberação para o atendimento da Telemedicina, junto ao contrato de prestação de serviços para cada operadora credenciada do estabelecimento.

  2. Solicitar instruções, por e-mail ou chat, de como proceder a cobrança, contendo codificação, tabela, tipo de guia e confirmação de valor em reais.

  3. Solicitar instruções, por e-mail ou chat, de como será a apresentação da conta e quais documentos comprobatórios do atendimento deverão ser enviados, bem como da necessidade ou não, de um termo de aceite da consulta pelo paciente.

  4. Verificar se há a necessidade em cumprir um tempo mínimo de teleconsulta para que ocorra o pagamento pelo atendimento. 

  5. Verificar se há plataforma determinada para realização do atendimento.

  6. Ler atentamente as instruções recebidas.


Recebimento de Honorários de forma particular


O Shosp é o único software para telemedicina do mercado que oferece telemedicina segura. Isto porque, os seus vídeos e áudios são armazenados no prontuário dos pacientes e os logs, registros, dos teleatendimentos são todos devidamente salvos. Além disso, o nosso software para clínicas está sempre em busca de novas soluções para você, como por exemplo, o sistema para pagamentos integrado à telemedicina do Shosp.

Até hoje, muitos profissionais de saúde têm dúvidas sobre como os pagamentos vão ser realizados após os teleatendimentos, como alguns convênios não estão cobrindo, a saída que muitos encontram é receber pela consulta de forma particular. Porém acabam encaminhados os pacientes a pagarem por meio de outras plataformas, o que faz com que os procedimentos fiquem desalinhados.

No Shosp, você pode receber pelos teleatendimentos realizados através de boleto ou cartão de crédito diretamente pela nossa plataforma de telemedicina. O que faz com que todos os procedimentos sejam realizados em um único lugar e com toda a segurança necessária para você e seus pacientes. 

Por enquanto, estamos na fase beta de recebimento dos pagamentos, e por isso, está sendo liberado para os profissionais de saúde que estão com maior volume de teleconsultas realizadas, então aproveite para clicar na imagem abaixo e se inscrever para falar com os nossos consultores. Comece a teleatender com segurança hoje mesmo!