O Inbound Marketing é um ótimo aliado para quem deseja obter reconhecimento no mercado, mas têm dúvidas por onde começar.
Na área de saúde, a estratégia é amplamente usada, ainda mais porque o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo.
Com o advento da internet, o Inbound Marketing ganhou força, devido à presença vários canais de comunicação online que possibilitam a divulgação de clínicas, consultórios e profissionais médicos.
O Inbound Marketing é capaz de alavancar a sua carreira médica. Mas, para isso, é preciso formular uma estratégia detalhada, para que o seu consultório ganhe reconhecimento e autoridade com o público.
Além do mais, diferentemente do marketing tradicional, o Inbound preza pela experiência do usuário, desde o primeiro contato com o consultório, até a conclusão do serviço e fidelização do paciente. Ou seja, é uma estratégia completa.
O Inbound pode ser usado em qualquer área médica, desde consultórios até farmácias especializadas na entrega de remédio.
A estratégia também cumpre corretamente as recomendações do CFM (Conselho Federal de Medicina), sobre os princípios éticos de propaganda e marketing para médicos.
O artigo de hoje vai dar dicas de como utilizar estratégias de Inbound em seu consultório. Acompanhe a leitura!
Mas, afinal de contas, o que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia voltada na criação e compartilhamento de conteúdo para um público-alvo específico.
Dessa maneira, é possível conquistar a permissão de se comunicar com a audiência de forma direta, desenvolvendo um relacionamento muito mais saudável e duradouro.
Não é à toa que o Inbound também é conhecido como “Marketing de Atração”, visto que o objetivo é atrair as pessoas através da oferta de conteúdo relevante.
A partir disso, constrói-se a confiança do público na empresa, o que pode resultar na venda de um produto ou serviço.
Na prática, imagine que você deseja divulgar uma oferta de treinos funcionais. Se pensarmos em uma estratégia tradicional de marketing, logo nos lembraremos das propagandas de televisão que interrompem a programação e mostram uma oferta, de maneira massiva e sensacionalista.
Com o Inbound Marketing, isso não ocorre. Ao contrário, ao invés de um anúncio invasivo, temos a criação de conteúdo relevante, que trata sobre a importância do treino funcional e como os exercícios podem ser vantajosos (em termos de saúde, estética, entre outros).
Outro ponto importante é que esse conteúdo é direcionado – quer dizer, é pensado – para um público-alvo específico. Por exemplo, ao falar de um treino como pilates solo, é preciso considerar o perfil do cliente ideal e criar uma representação dele (chamado de persona).
Assim, o conteúdo será muito mais assertivo e as chances de conversão dos usuários em leads (potenciais clientes) e, posteriormente em clientes, são muito maiores.
A metodologia do Inbound Marketing é orientada aos resultados, por conta disso, todas as campanhas são feitas de modo estratégico, seguindo uma série de processos e etapas, incluindo:
A atração de usuários ou visitantes para o seu site;
A conversão dos visitantes em leads;
O relacionamento dos leads com suas postagens;
O fechamento do negócio, quando o lead torna-se cliente.
Os resultados do Inbound Marketing se mostram muito positivos para os consultórios médicos, já que a estratégia preza pela experiência dos usuários.
Como consequência, as pessoas sentem-se mais confiantes em fazer um procedimento, pois os conteúdos compartilhados têm credibilidade.
Além disso, é possível construir um relacionamento mais próximo, tornando os pacientes mais fiéis – desse modo, eles também recomendam o seu consultório para outras pessoas.
5 dicas para aplicar o Inbound Marketing no seu consultório
Quando uma pessoa sente que há algo errado com o seu corpo, uma dor, uma mancha esquisita, ou sintomas anormais, ela logo procura a internet para se informar mais sobre o que está acontecendo.
No entanto, as pesquisas online resultam em inúmeros conteúdos. Uma simples busca sobre esqueleto humano completo, por exemplo, pode fornecer informações diferentes, incluindo sintomas de doenças.
Isso pode ser desesperador, ainda mais para quem é leigo no assunto.
Por isso, é importante que os consultórios médicos criem conteúdos responsáveis, de orientação, sendo recomendando a visita a um especialista na saúde, para um diagnóstico completo.
Mas para convencer os usuários, é preciso investir em um material credível, com informações verídicas e atualizadas.
Ou seja, todo conteúdo precisa ter alta qualidade, se não, a sua estratégia de Inbound Marketing vai por água abaixo.
A seguir, confira algumas dicas para aplicar o Inbound no seu consultório.
1 - Saiba quem é o paciente ideal
Antes de qualquer campanha, você precisa criar a sua persona, isto é, a representação do cliente ideal, para que os conteúdos possam ser direcionados para a resolução de problemas do público-alvo.
Uma forma de fazer isso é por meio da pesquisa de mercado. Levante os dados mais importantes da sua audiência, como a geolocalização, gênero, faixa etária, nível socioeconômico, hobbies, etc.
Pense, por exemplo, quem procura uma impressora para ultrassom e o porquê o equipamento é necessário. Assim, você pode elaborar um conteúdo que responda aos principais anseios dos seus pacientes.
2 - Fique atento ao Código de Ética
Uma das grandes dúvidas no Inbound Marketing para os consultórios é se a estratégia cumpre os requisitos do Código de Ética estabelecido pelo CFM.
De fato, o Marketing de Atração é muito mais eficiente nos termos de conduta, do que o marketing tradicional.
Entretanto, vale a pena ficar atento às principais recomendações durante a criação de conteúdo. São elas:
Não oferecer consultas e diagnósticos a distância;
Não fazer autopromoção profissional;
Não divulgar valores de consultas e outros procedimentos;
Não anunciar especialidades médicas que você não tem.
O ideal é sempre consultar o Código de Ética caso tenha alguma dúvida. Mas, para evitar quaisquer problemas, opte por criar um conteúdo educativo, que oriente o paciente de forma verdadeira, com informações de confiança.
3 - Tenha um blog
Os blogs são os principais canais de comunicação do Inbound. Afinal de contas, essas plataformas permitem a criação e compartilhamento dos conteúdos, sejam eles textuais, artigos científicos, vídeos, infográficos, imagens, entre outros.
Por exemplo, você pode escrever um artigo sobre como funciona a autoclave dentista e publicar no seu blog médico.
As clínicas e consultórios costumam usar os blogs como uma seção do site institucional. Assim, os pacientes podem ter acesso a diferentes tipos de conteúdos e materiais.
No blog, é possível compartilhar matérias de setores de mercado relacionados, como dicas de bem-estar, como manter a qualidade de vida e, é claro, buscar responder os principais questionamentos dos pacientes.
4 - Divulgue os conteúdos nas redes sociais
As redes sociais tornaram-se ferramentas indispensáveis no Inbound Marketing.
Com elas, você pode compartilhar o conteúdo do seu blog diretamente no Facebook, por exemplo, para alcançar um maior número de pessoas interessadas.
Além disso, algumas plataformas possuem certas especificidades, que tornam a criação de conteúdo diversificada e atrativa para o público-alvo. O Instagram, que tem foco em fotos, pode ser um excelente canal para mostrar fotos de uma sala de palestra no consultório.
5 - Invista em UX design
O UX Design, ou experiência do usuário, consiste em um conjunto de elementos que são aplicados no site institucional do seu consultório, ou então no blog, com foco na promoção da interatividade e melhor navegabilidade do visitante.
Ou seja, é uma tecnologia que se preocupa com o ponto de vista do usuário, tornando o seu conteúdo muito mais acessível e relevante.
Desse modo, a técnica potencializa a comunicação com o público, criando um relacionamento baseado em boas experiências.
No UX, todos os detalhes são pensados. Quer dizer que em um artigo sobre fita led 6803, por exemplo, até mesmo o design do texto é levado em consideração para melhor leiturabilidade do visitante.
Além disso, o UX design pode ser aplicado em várias ferramentas dentro dos consultórios. Desse modo, ele atua também na parte funcional para entregar o melhor produto ou serviço para o usuário.
O UX design no marketing tem como foco a atração, aquisição, retenção e indicação de novos usuários.
Por conta disso, as campanhas são pensadas em torno do Inbound, para garantir os melhores resultados e experiências.
Percebe-se que a melhoria de processos e investimento em tecnologia podem ser essenciais para o sucesso da empresa, tendo como exemplo o software de atendimento remoto e Certificado Digital providos pelo Shosp.
Conclusão
O Inbound Marketing tornou-se referência em estratégia de divulgação, atração e fidelização de pacientes em consultórios médicos.
Através da produção de conteúdo relevante, em conjunto com investimento em tecnologias, é possível garantir a melhor experiência aos usuários e, com isso, convertê-los em pacientes.
Ademais, o Inbound vai de encontro com os princípios éticos do CFM, entregando conteúdos de valor, credíveis e confiáveis ao público-alvo.