Alcançar o sucesso em seu próprio consultório de pediatria é o desejo de todos os médicos pediatras que optam por não trabalhar em grandes hospitais ou clínicas para tocar o seu próprio negócio. No entanto, realizar um bom trabalho como médico não é o suficiente para tocar um consultório por conta própria, pois além do conhecimento prático é necessário que o pediatra também tenha noções de administração, economia, marketing, entre outras áreas para que o negócio flua como o esperado e tenha um bom retorno financeiro.
Por esse motivo, elencamos 4 dicas essenciais para o sucesso de consultório de pediatria, que farão do seu negócio um case a ser seguido por outros profissionais. Siga a leitura e saiba como encurtar o caminho ao triunfo profissional.
1. Invista na decoração
É necessário que o médico pediatra tenha consciência de que precisa ter um cuidado especial com a decoração do seu consultório. Afinal, como os pacientes são crianças, é comum que haja medo ou resistência para a realização de exames e procedimentos e uma decoração mais lúdica para tornar esse momento mais atraente.
Investir em uma sala de espera com cores alegres, brinquedos, uma minibiblioteca com livros infantis, entre outras coisas pode ser uma boa ideia para esse tipo de clínica. Outra ideia interessante é fazer decorações temáticas com personagens de desenhos animados que estejam fazendo sucesso no momento.
2. Preze pelo bom atendimento
De nada adianta você ser um excelente médico se o restante do atendimento do consultório não for adequado. Por esse motivo, é importante que os seus funcionários sejam escolhidos com certo rigor, além de serem sempre treinados e motivados para a realização de suas atividades.
Ter recepcionistas educadas e prestativas, bem como técnicos de enfermagem ou enfermeiros que demonstrem interesse com os problemas dos pacientes e seus pais é fundamental para o sucesso de uma clínica pediátrica.
3. Crie ações de marketing
Muitas pessoas pensam que investir em marketing na medicina é algo ilegal, mas isso não é verdade. O que acontece é que alguns parâmetros éticos devem ser seguidos, como não expor situações pessoais dos pacientes e nem divulgar resultados de tratamentos, por exemplo.
Apesar disso, criar ações de marketing como anúncios em emissoras de rádio e jornais locais ou usar as mídias sociais para divulgação dos serviços e forma de relacionamento com os públicos pode ser uma boa ideia para conseguir mais pacientes.
4. Tenha um software de gestão
Investir em um software de gestão é uma tendência para consultórios médicos de todas as especialidades e na pediatria não é diferente. Com esse tipo de programa é possível fazer o agendamento das consultas de forma organizada e sem erros, controlar as finanças, fazer o fluxo de caixa e ainda ações de relacionamento com os pais dos pacientes, que podem ser avisados dos horários das revisões ou sobre resultados de exames, por exemplo.
Outra grande vantagem oferecida pelos softwares de gestão é a criação de prontuários eletrônicos armazenados em nuvem, podendo ser acessados em qualquer computador ou dispositivos móveis.
Gostou das nossas dicas para alcançar o sucesso no seu consultório de pediatria? Conte para a gente nos comentários.