Saber como contratar uma secretária é uma atividade muito importante em uma clínica médica. Afinal, é essa profissional quem faz o atendimento aos pacientes e a recepção de qualquer pessoa que chegar no local, como fornecedores de materiais, representantes de planos de saúde etc.

Por isso, convém que uma série de cuidados sejam tomados no processo de recrutamento e seleção dessas profissionais, para que sejam escolhidas pessoas preparadas para o exercício da função.

Para garantir o sucesso no processo de contratação de secretárias em sua clínica, listamos 5 dicas essenciais, descritas a seguir.


1. Conheça essas habilidades essenciais que as profissionais devem ter


Antes de mais nada é preciso elencar quais são as habilidades essenciais que uma secretária deve ter, entre as quais se destaca a proatividade, a organização, a pontualidade, a educação e a cordialidade.

Todas essas características são fundamentais para que as atividades de recepção, atendimento ao público e agendamento de consultas seja feita de maneira correta.

Outro ponto importante é a habilidade em lidar com novas tecnologias, pois as clínicas estão sempre se modernizando, adotando o uso de softwares de gestão, por exemplo.


2. Divulgue as vagas corretamente


O próximo passo é a divulgação das vagas, que precisa ser feita em plataformas corretas e que realmente atinjam o público que se deseja. Pode-se optar por grupos de emprego nas redes sociais, emissoras de rádio ou jornais locais etc.

Na descrição da vaga devem ser claras todas as exigências desejadas e os conhecimentos necessários para a função, bem como as maneiras para se enviar o currículo.


3. Avalie os cursos realizados pelas candidatas


A formação acadêmica das candidatas também é muito importante e deve-se dar prioridade para aquelas que já realizaram cursos na área administrativa ou com foco claro para trabalhar como secretária.

Cursos de informática ou com temas relacionados às áreas de saúde, como o técnico em enfermagem, também podem ser um diferencial.


4. Avalie as experiências profissionais anteriores


Além da formação, outro ponto a ser avaliado são as experiências profissionais anteriores. Deve-se priorizar a contratação de secretárias que já exerceram a atividade em outras oportunidades, pois assim elas levarão menos tempo para aprender tudo o que é necessário.

Experiências em outras áreas também podem ser levadas em consideração, pois o bom atendimento é padrão em qualquer tipo de estabelecimento e se uma profissional foi por anos secretária de um advogado, por exemplo, não será menos competente atuando ao lado de um médico.


5. Faça perguntas estratégicas na entrevista


A entrevista é o momento mais importante de um processo seletivo, pois é ela que permite um contato mais próximo com cada uma dessas candidatas. Por isso, o recrutador deve perguntar sobre as experiências anteriores, as habilidades e qualidades que a profissional julga ter, seus conhecimentos em informática e na área da saúde etc.

Em alguns casos, a entrevista também pode ser acompanhada de um pequeno teste prático, como a simulação de um atendimento a um paciente, para que a candidata seja examinada sobre como se sai nessa situação.

Siga as nossas dicas e saiba como contratar uma secretária competente e que faça a diferença para a sua clínica médica. Assim, você vai garantir um excelente atendimento a qualquer pessoa que chegar no estabelecimento,

E para continuar aprendendo sobre como melhorar seu consultório, recomendamos que leia o nosso artigo “Entenda mais sobre automação de serviços na área da saúde”, que traz ricas informações sobre o tema.