O chamado CRM, abreviação do inglês (Customer Relationship Management), é uma das ferramentas tecnológicas que mais geram impacto na área da saúde. Esse software permite um grande diferencial para clínicas por permitir uma gestão eficiente de relacionamento com pacientes.
O sistema coleta dados dos pacientes que, analisados, permitem a tomada de decisões estratégicas. Além disso, os processos automatizados de contato com os pacientes permitem uma melhor gestão de tempo para os administradores. Por meio do CRM para clínicas médicas, os profissionais de saúde conseguem dedicar melhor o tempo ao atendimento direto dos pacientes.
Explicamos neste artigo de que forma o CRM consegue auxiliar na gestão do consultório e da clínica médica.
O CRM para clínicas médicas contribui para fidelizar seus pacientes
Um software de CRM para clínicas médicas é de grande auxílio na retenção e na fidelização de pacientes, especialmente quando aliado a atendimentos satisfatórios. O sistema reúne um cadastro com dados pessoais dos pacientes, o que permite personalizar os contatos logo no início da consulta.
Além disso, o CRM dispõe de mecanismos, como coleta de resultados de pesquisas de satisfação, os quais são muito úteis para o feedback no consultório. O software também envia de modo automático SMS com lembretes de consulta, atividade essencial para a organização da agenda da clínica.
O CRM ajuda na realização de análises mais precisas para tomadas de decisões
Outra capacidade do sistema é a geração de relatórios sobre consultas, com riqueza de detalhes. São dados que tomariam bastante tempo caso fossem levantados de forma manual. Na correria do dia a dia, enquanto você está empenhado no atendimento médico, o sistema recebe e armazena todas as informações.
Quando você precisar metrificar a atividade do seu consultório, o CRM para clínicas médicas será capaz de fornecer uma análise precisa. Dessa forma, você pode focar nas melhores estratégias para o seu consultório.
O CRM auxilia a segmentar os pacientes de acordo com a especialidade
Com os dados do cadastro, que reúne diversas informações sobre as pessoas atendidas, é possível fazer segmentações dos pacientes. É possível segmentar os pacientes, por exemplo, por sexo ou idade.
Outra possibilidade é fazer a segmentação de acordo com as especialidades procuradas. Essa classificação pode ser muito útil para futuros atendimentos nos diversos departamentos de uma clínica.
O CRM influencia diretamente nos resultados de uma clínica
Adotar um sistema como o CRM para clínicas médicas aumenta as possibilidades de incrementar a receita do consultório. Isso porque o sistema reúne informações importantes, as quais, analisadas de forma estratégica, podem sugerir a tomada de decisões vantajosas.
Um exemplo é analisar as sugestões dos pacientes enviadas por meio de pesquisas. Imagine que boa parte dos pacientes tivesse um convênio que ainda não é aceito pela clínica e, por isso, realizavam uma única consulta. Esse é o tipo de informação que certamente pesa na hora de decidir com quais convênios sua clínica deve firmar parcerias.
Ao oferecer as vantagens citadas acima, o CRM para clínicas médicas possibilita uma melhor gestão das tarefas e do valioso tempo dos profissionais de saúde. Com isso, sua clínica terá bem mais condições de se destacar da concorrência!
O CRM é uma das ferramentas modernas atualmente disponíveis na área de saúde. Descubra agora mais benefícios que a tecnologia pode oferecer ao setor médico.