Customer Centric é uma estratégia que se baseia em concentrar esforços para melhorar a experiência do cliente. Como o termo inglês já sugere, é preciso colocar o cliente no centro das atenções.
Esse tipo de estratégia no setor de saúde ajuda a fortalecer o vínculo médico-paciente, criando uma forte relação de confiança. Para adotar essa estratégia, é importante que o consultório se coloque em uma situação empática em relação ao cliente. Ele deve não apenas ouvi-lo, mas também implementar procedimentos que garantam melhorar a comunicação e a personalização.
Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça dicas para implementar o Customer Centric na sua clínica.
Conheça o seu cliente
Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para implementar o Customer Centric é conhecer bem o seu público-alvo.
Nesse sentido, é fundamental que a empresa realize um estudo a respeito do perfil dos clientes. Por exemplo, é preciso buscar conhecer dados como o gênero, a faixa etária, o ticket médio e a localidade.
Essas informações vão ajudar a traçar o arquétipo do cliente ideal, fazendo com que as estratégias para atender as necessidades do público-alvo sejam realmente efetivas.
Construa relacionamentos duradouros
O paciente, hoje em dia, procura mais do que o preço na hora de agendar uma consulta. E ele também não quer apenas bom atendimento e orientações para um bom diagnóstico e tratamento.
Ele precisa ter um laço de relacionamento com o consultório ou médico. Nesse sentido, é fundamental que, na estratégia de Customer Centric, o consultório busque desenvolver um relacionamento mais duradouro com o seu paciente.
Isso pode acontecer, por exemplo, ao utilizar as redes sociais para produzir conteúdos de interesse de seus pacientes. Adotar essas e outras estratégias de marketing sempre funcionam.
Fique atento às mudanças de perfil do cliente
Com o aumento do fluxo de informações que circulam entre os pacientes é possível que eles acabem adotando novos hábitos. Por exemplo, o consultório que não oferece agendamento de consulta por meio de aplicativos acaba deixando de lado os clientes mais jovens.
Afinal, uma característica dessa geração é a comodidade e a praticidade. Por isso, é importante que o consultório identifique as mudanças nos perfis dos seus clientes.
Tenha uma comunicação clara e objetiva
Uma clínica médica de sucesso tem que ser capaz de se comunicar de forma clara e objetiva, sempre prezando pela educação — ainda mais em situações onde é preciso repetir várias informações e lidar com pessoas de diferentes tipos e humores.
Sendo assim, é essencial que a equipe de atendimento atenda a todos de maneira transparente e educada. Também deve-se ter o cuidado de oferecer as informações que se façam necessárias para atender as principais dúvidas dos pacientes.
Essas foram algumas informações sobre Customer Centric. É importante reforçar que investir nessa estratégia poderá render resultados mais positivos para o negócio. Afinal, clientes satisfeitos sempre retornam e trazem consigo os seus familiares e amigos.
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