Os desafios de um gestor de clínica são grandes, exigindo bastante atenção aos processos por parte destes profissionais. Existem objetivos associados com as suas necessidades próprias e, se a sua organização não tiver uma gestão eficaz, então essas metas requisitarão mais do que a quantidade típica de esforço.
Por isso, é preciso um planejamento cuidadoso para que você possa descobrir como engajar as pessoas e aplicar os recursos da clínica para atingir suas metas. Para isso, primeiro você terá que motivar os seus colaboradores, remover obstáculos de seu caminho, e se concentrar nas coisas que são mais importantes. Quer saber quais são os principais desafios de um gestor de clínica e como superá-los? Acompanhe o nosso artigo de hoje.
Os principais desafios de um gestor de clínica
Gerir os encargos administrativos
Se você sentir como se estivesse colado ao seu computador ou tablet durante grande parte do dia, pode não ser a sua imaginação. Muitos gestores de clínicas passam a maior parte do dia envoltos nas questões financeiras do negócio. Por isso, é necessário equilibrar o tempo para que você consiga atender à equipe e pacientes.
As autorizações prévias, por exemplo, são uma importante e crescente fonte de encargos nas clínicas. Um sistema de gestão integrado será fundamental para auxiliá-lo na tarefa de equilibrar todos os setores e conseguir uma visão geral do negócio.
Administrar o indivíduo e o coletivo
Para alguns médicos, juntar-se a uma clínica oferece um refúgio do aumento dos encargos administrativos e de pressões competitivas, que podem conduzir uma pequena prática à insolvência. No entanto, aderir a um sistema coletivo não é simples. Os egos individuais dos profissionais de saúde continuam trabalhando como se estivessem nos próprios consultórios e o gestor da clínica precisa gerenciar este individualismo frente as necessidades coletivas.
Lidar com os planos de saúde
Planos de saúde costumam fazer auditorias em locais que prestam serviços para eles. É preciso manter um registro rigoroso de procedimentos, autorizações e consultas. A ficha de cada paciente deve ser guardada e as guias de receitas controladas, catalogadas. Isso trará segurança em uma possível fiscalização.
Satisfazer os pacientes
O problema com a satisfação do paciente é uma questão que o gestor da clínica deve lidar. Equilibrar o desejo de praticar medicina de qualidade com a necessidade de obter feedback positivo de pacientes promete ser um desafio cada vez maior.
Tal como acontece com qualquer outra pessoa que presta serviços, os profissionais da saúde precisam dos seus pacientes satisfeitos com os serviços prestados. Enquanto a medição da comunicação de satisfação do paciente deve acontecer, isso não significa que os médicos devem ceder a todas as exigências do paciente.
Reter pessoal
Recrutar e reter os melhores talentos continua a ser um desafio para muitas práticas médicas. A rotatividade de pessoal pode ser um dreno significativo sobre as receitas e recursos na prática. Dessa forma, é importante mantê-los felizes no trabalho, além disso, o pagamento deve permanecer competitivo. Fazer uma boa gestão de pessoal é fundamental para o bom funcionamento do ambiente de trabalho.
Gerir crises
Não importa quanto planejamento você faça, alguma coisa dará errado. Um funcionário ficará doente em um momento crítico, dentre outras variáveis. O planejamento é uma parte da gestão, mas talvez mais importante do que isso, é a capacidade de um gestor mudar os planos em resposta às novas condições. Quando uma crise bate, você tem que ser capaz de lidar com ela com calma e sem ser oprimido pelo estresse.
Melhorar continuamente
Não importa o quão boa a sua clínica seja, ela sempre pode fazer melhor. Há sempre algum tipo de melhoria que pode ser feita, como: uma mudança em um processo, um melhor ambiente de trabalho, uma maior motivação dos funcionários, mais foco no que é essencial. Se alguma vez chegar ao ponto de você não ter ideia de como melhorar as coisas, então você deve procurar por um aconselhamento fora.
Os desafios de um gestor são muitos e administrar uma clínica requer habilidade e motivação. Mas, acima de tudo isso, requer compromisso e o empenho necessário para trabalhar estes desafios.