O marketing na clínica médica visa identificar as necessidades dos pacientes para oferecer a eles os melhores serviços de saúde, gerando maior credibilidade para o consultório, clínica, laboratório ou hospital.

No post de hoje, mostraremos a você como usar o marketing médico para destacar a sua clínica e obter crescimento nesse mercado que está em expansão. Acompanhe!

Atenção às normas para fazer marketing na clínica médica 

Destacar uma clínica ou consultório e fazer com que os pacientes tenham conhecimento dos serviços e do atendimento requer algumas estratégias que nem sempre os médicos podem se dar ao luxo de realizar.

Existe a falta de conhecimento específico sobre marketing, bem como a falta de tempo dos profissionais da saúde — afinal, eles dedicam todo o seu tempo e conhecimento para ajudar os pacientes.

Dessa forma, é importante deixar a parte do marketing na clínica médica para profissionais ou empresas especializadas. Entretanto, para quem tem interesse em saber como funcionam essas estratégias, algumas noções são importantes.

Conheça agora 5 práticas úteis para deixar uma ótima impressão de sua clínica em seus pacientes!

5 dicas para investir em marketing na clínica médica

Construa uma marca forte e transmita confiança

Ter uma marca forte transmite credibilidade e é algo importante para qualquer empresa, principalmente para aquelas que atuam na área de saúde. 

Afinal, é por meio do seu atendimento e serviços ofertados que os pacientes terão uma boa percepção da sua clínica, transmitindo essa confiança a outras pessoas. Então, evite infantilismos, cores muito chamativas e imagens que não condizem com a sua especialidade.

Invista em itens de papelaria personalizados, como pastas, envelopes, guias e receituários com a marca da sua clínica. Isso reforçará a imagem do empreendimento no mercado.

Garanta que a sua clínica seja encontrada na internet

Hoje, ter presença nos meios on-line é indispensável para que você seja encontrado por pessoas que procuram, na internet, por algo relacionado aos serviços que você oferece, podendo se tornar pacientes no futuro.

Uma boa forma de fazer isso é investindo em um site bem desenvolvido, capaz de passar credibilidade. Preze por um bom layout, boa navegação, informações e fotos de alta resolução da sua clínica, bem como um formulário de contato para as pessoas poderem falar com você ou contatar o seu estabelecimento.

Algumas funcionalidades a mais podem ser excelentes diferenciais, como uma página para agendamento de consultas ou um chat para falar diretamente com os atendentes.

Divulgue seus serviços nas redes sociais

Marcar presença em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, entre outras, permite maior proximidade entre a sua clínica e os seus pacientes.

Nesses canais, é possível postar conteúdo do seu site ou blog, oferecer dicas de saúde que tenham relevância para a sua especialidade ou até tirar dúvidas. Assim, as pessoas se lembrarão sempre de você, pois passarão a segui-lo e ter essas atualizações diariamente no seu feed.

Forneça conteúdos relevantes para os seus pacientes

Ter um site ou um blog desatualizado, ou repleto de conteúdos superficiais e pouco informativos não vai atrair as pessoas para a sua clínica. É preciso que você se coloque no lugar do seu paciente e produza conteúdos relevantes, que irão responder suas dúvidas, dores e necessidades.

Pesquise as palavras-chave que se relacionam aos seus serviços e que são mais buscadas pelos usuários nas ferramentas de busca e priorize a utilização desses temos em seus conteúdos. Para não perder tempo (e dinheiro) nesse processo, é importante contar com a ajuda de uma agência ou profissional especializado.

Preze pelo bom atendimento

Um bom atendimento, além de ser importante para as relações humanas em geral, é parte essencial de qualquer estratégia de marketing.

Oferecer atenção ímpar, mostrar cuidados por meio de um contato via SMS ou WhatsAppapós a consulta, a fim de saber como anda o paciente, pode ajudar a estreitar os laços, fortalecer e transmitir confiança em sua clínica.

Há muitas maneiras de criar um marketing na clínica médica, mas, antes de tudo, é preciso ter em mente que um atendimento de excelência sempre resultará no retorno do paciente, bem como na divulgação boca a boa de sua clínica.

Essa é uma estratégia que nunca deve ser desprezada, sempre envolvendo todas as áreas, desde o atendimento telefônico à consulta propriamente dita.

E você, já faz uso de alguma outra estratégia de marketing em seu consultório? Conte pra gente aqui nos comentários e participe!