A taxa de retorno dos pacientes ao seu consultório depende da satisfação deles com o seu atendimento. Por isso, você não poderá ser tímido ao investir em elementos que diminuam o estresse dele, ao mesmo tempo em que aumentam sua satisfação. Mas como fazer isso? Descubra no post de hoje!
Corte os atrasos
Em qualquer clínica médica, a principal queixa dos pacientes é o atraso de seus médicos. Muitos profissionais têm a prática de deixar a agenda sempre mais cheia do que a sua real capacidade de atendimento, supondo tempos de consulta irrealizáveis. Você sabe que é impossível atender a seis pacientes em uma hora!
Isso gera um estresse muito grande. As pessoas, assim como você, também planejam a agenda do dia. Então, o seu atraso pode interferir no cumprimento dos compromissos que ela tiver, o que certamente diminuirá em muito as chances de ela agendar novas consultas com você.
Uma das formas mais eficientes de se combater o atraso é utilizando as ferramentas de gestão de tempo, presentes em diversos softwares de gestão de clínicas e consultórios médicos. Elas contam com alarmes, lembretes para o paciente e outros recursos excelentes para que você possa organizar melhor sua agenda.
Deixe a recepção mais confortável
Hoje em dia, estamos todos com pressa e queremos tudo resolvido rapidamente, o que torna o momento de espera por atendimento um momento de muita ansiedade. Mas há algumas estratégias que podem diminuir o mal-estar do paciente enquanto ele espera.
Algumas dicas são bem simples, como sempre pintar as paredes da sala de espera de branco, com outros elementos em cores neutras. Contrate um profissional para decorá-la, pois um ambiente bem estruturado transmite calma e tranquilidade ao paciente.
Reduza os elementos que aumentam o estresse do paciente, tendo uma sala de espera sempre climatizada e com boa iluminação. Ofereça também sempre algum elemento distrativo, como rádio ou televisão. Também não deixe de oferecer wi-fi gratuito para seus pacientes!
Treine sua secretária a ser sempre receptiva e a responder as dúvidas do paciente com bastante calma. Tenha sempre doces, biscoitos, chás e cafezinhos para oferecer para o paciente. Afinal, alimentar-se diminui bastante a ansiedade, pois lança diversos hormônios e neurotransmissores de satisfação — ao passo que, ao aumentar a glicemia do paciente, a alimentação diminui os níveis de cortisol por um curto período de tempo.
Peça o paciente para avaliar seu atendimento
Ao final de seu atendimento, ofereça um questionário para que seus pacientes avaliem os elementos de seu consultório e o seu atendimento. O questionário tem um efeito psicológico sobre os pacientes, que passam a sentir que a opinião deles realmente importa para você. Além disso, as respostas dos pacientes indicarão onde você deverá mudar.
O sistema de gestão influencia diretamente em seu atendimento. Com ele, você poderá planejar seu orçamento para sempre incluir elementos que irão, seguramente, melhorar a satisfação do seu cliente. Além disso, a gestão de tempo diminuirá o número de atrasos, o que, sem dúvidas, irá causar uma excelente impressão! Gostou do artigo de hoje? Aproveite para ler também nosso e-book sobre como aumentar o número de pacientes!