É inegável que um bom controle de agenda médica tornou-se essencial para que a rotina no consultório seja mais organizada, eficiente e com um atendimento de qualidade aos pacientes, não é mesmo? Afinal, é por meio dela que médicos, recepcionistas e pacientes se conectam e têm a primeira comunicação.
Diante disso, é fundamental que você, líder, conheça as melhores formas de administrar a agenda, especialmente, por meio de um software de gestão na nuvem, o que facilitará a comunicação entre o médico e a secretária. Pensando nisso, vamos apresentar, abaixo, 5 dicas para ajudá-lo nesta tarefa de fazer um bom controle de agenda. Prossiga com a leitura e saiba mais!
1. Trabalhe com agendamento on-line
O agendamento on-line facilita muito o controle da agenda porque ele registra e armazena os dados em tempo real, sendo atualizado automaticamente a cada nova consulta marcada. Isso sem contar que o painel eletrônico permite uma rápida e fácil visualização, oferecendo ao gestor mais segurança e tranquilidade para a tomada de decisões na clínica.
2. Treine a equipe e os secretários com frequência
Uma equipe treinada sem dúvida está apta para lidar com as situações imprevisíveis que podem acontecer no dia a dia da clínica médica. Além disso, de nada adianta ter boas ferramentas se sua equipe não souber usá-las. Sendo assim, ofereça, com frequência, treinamentos para o seu time, para os secretários e certifique-se de que todas as informações relevantes foram compreendidas.
3. Faça uma checagem periódica de compromissos
Mesmo com o controle de agenda automatizado por meio de um software é indispensável que o gestor esteja sempre atento aos registros feitos no sistema, a fim de administrar melhor a clínica médica. Por isso, crie uma rotina de checar diária ou semanalmente os compromissos marcados e tenha a segurança de ter tudo devidamente organizado.
4. Confirme as consultas com antecedência
Outra boa prática para o gerenciamento da agenda é adotar o hábito e instruir a equipe neste sentido, de sempre confirmar as consultas com antecedência. Essa medida simples reduz de maneira significativa o absenteísmo e os atrasos dos pacientes, o que impacta de maneira positiva o orçamento da clínica no final do mês. Afinal, quanto mais pacientes forem atendidos, maior será a receita mensal.
5. Utilize um software de gestão na nuvem
Por fim, é de suma importância que o gestor adote um software de gestão na nuvem para agendamento médico, já que esta alternativa oferece inúmeros benefícios, tais como:
- Mais segurança no controle da agenda;
- Possibilidade de unificar agendas de clínicas diferentes;
- Conexão entre a agenda e o setor financeiro;
- Filtro para pacientes particulares e pacientes de plano de saúde;
- Versão em aplicativo para acesso pelo celular;
- Integração dos dados levantadas;
- Acessibilidade e facilidade na visualização das informações;
- Praticidade em função do armazenamento em nuvem;
- Automatização dos processos.
Como vimos, ao seguir pequenos procedimentos e inseri-los na rotina administrativa da clínica médica é possível ser bem-sucedido no controle da agenda médica e na gestão do consultório de um modo geral.
Agora que você já sabe as 5 dicas para fazer um bom controle de agenda médica, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!