Além de dominar a área em que atua, o médico também precisa se preocupar, cada vez mais, em entender os diferentes tipos de pacientes para saber lidar com eles e proporcionar um atendimento de qualidade. Embora possa parecer de menor importância, esse é um aspecto da relação médico-paciente que pode ter impacto direto no sucesso do tratamento e da clínica.
Neste artigo vamos comentar sobre a importância da relação médico-paciente e os diferentes perfis de pacientes que ele deve conhecer para saber lidar e proporcionar uma experiência de consulta satisfatória para ambas as partes. Acompanhe!
A importância da relação médico – paciente
O atendimento humanizado é cada vez mais disseminado entre os profissionais da área da saúde. Basicamente, esse conceito representa a união entre o conhecimento técnico e o comportamento ético, visando um atendimento de qualidade, de modo a atender às expectativas do paciente.
Nesse sentido, a humanização no atendimento é capaz de estabelecer um importante elo de confiança entre o especialista e o paciente. Além de ser fundamental para o êxito do tratamento, essa relação proporciona às clínicas e consultórios a fidelização dos seus pacientes. Dessa forma, é essencial conhecer os diferentes perfis para saber lidar com eles.
Conhecendo os tipos de pacientes
Observar o comportamento dos pacientes proporciona um diferencial para as clínicas e consultórios, pois auxilia na melhoria do atendimento e permite consultas personalizadas. Veja, a seguir, os principais tipos de pacientes e como lidar com eles.
1. Contestador
O paciente contestador reclama do preço da consulta, do atraso no atendimento, bem como dos serviços prestados, entre outros aspectos. Nesse caso, é importante ouvir as reclamações e avaliar o que é relevante e o que não é. O essencial é demonstrar interesse e respeito, desculpando-se em relação às reclamações pertinentes e resolvendo os problemas.
2. Sabe tudo
Esse tipo de paciente é cada vez mais comum nos consultórios, já que as pesquisas na Internet facilitam a aprendizagem sobre doenças e tratamentos. Assim, ele costuma checar informações sobre os seus sintomas, antes das consultas.
Quando o diagnóstico do médico difere dos conhecimentos obtidos, ele pode até perder a confiança no profissional. Nesse caso, é preciso ter paciência e manter uma postura firme, explicando com segurança e detalhadamente a condição do paciente e as necessidades para o tratamento.
3. Inseguro
O inseguro está relacionado a pacientes que apresentam um baixo grau de escolaridade, com dificuldade em compreender instruções ou termos técnicos comuns. Isso faz com que ele sinta falta de segurança para contribuir com o tratamento. Dessa forma, é imprescindível ter calma e explicar as alternativas disponíveis, comentando em linguagem popular sobre os pontos positivos e negativos de cada uma das opções.
4. Exigente
Quando o indivíduo é do tipo exigente, é mais difícil de lidar, pois, ele entende que está investindo o dinheiro em um serviço, e por isso, quer receber o máximo possível de retorno. A melhor forma de lidar com essa personalidade é proporcionar toda a informação possível, tirando todas as dúvidas de maneira clara e transparente, visando a satisfação do paciente.
Além disso, é importante transmitir seriedade, respeito e segurança durante a consulta, tomando alguns cuidados para conquistar a sua confiança. Também é importante deixá-lo seguro quanto ao sigilo dos dados, qualidade da medicação proposta, entre outros aspectos.
5. Fragilizado
Muitos pacientes se sentem fragilizados na presença de dor ou quando descobrem algum problema de saúde mais grave. Esse é um momento em que eles precisam de toda compaixão e atenção dos médicos, pois são pessoas que necessitam sentir confiança em alguém.
Nesses casos, demostre que entende o sofrimento deles por meio de gestos simpáticos e acolhedores, oferecendo um café, suco ou água. Além disso, é importante conversar e ouvir tudo o que eles têm a dizer, demonstrando o desejo sincero em ajudá-los.
Como vimos, é importante que o médico conheça os tipos de pacientes mais comuns para saber lidar com eles e proporcionar uma experiência com base na compreensão, respeito e empatia. Tudo isso pode ser facilitado e maximizado com a adoção de um software especializado, que proporciona um atendimento personalizado por meio do controle e análise de dados.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de pacientes, entre em contato conosco e conheça as soluções que o software Shosp oferece para proporcionar um atendimento personalizado!