Em uma época em que existem múltiplos canais de comunicação, é comum que os gestores de clínicas médicas tenham dúvidas sobre qual deles escolher para atrair mais pacientes até o estabelecimento. Dentro desse contexto, o e-mail marketing se destaca!
Uma pesquisa feita pela Pew Research aponta que 92% das pessoas adultas que acessam a internet utilizam o e-mail e abrem a sua caixa de entrada, pelo menos, uma vez por dia. Diante disso, o envio de newsletter e outros conteúdos por e-mail se mostra uma excelente alternativa para captar mais pacientes para uma clínica ou consultório médico.
Para isso, no entanto, é preciso adotar uma série de boas práticas, as quais serão listadas a seguir.
1. Segmente a sua base de contatos
Para que uma estratégia de e-mail marketing obtenha sucesso, é preciso que ela seja personalizada, como se cada e-mail enviado fosse exclusivo para cada pessoa. É por isso que a sua base de contatos precisa ser segmentada, de acordo com o perfil de cada paciente.
Você não pode enviar uma mensagem comemorativa do Dia Internacional da Mulher para pacientes homens, por exemplo. Aqui, queremos mostrar que essa segmentação pode ser por gênero, idade, localização geográfica, entre outras características.
É importante ter um software de gestão de contatos para realizar essa segmentação corretamente e de forma rápida e prática.
2. Desenvolva uma linha de assunto atrativa
A linha de assunto nada mais é do que o título do e-mail, ou seja, aquilo que aparece primeiramente para os usuários que abrem uma caixa de entrada de e-mail. Uma vez que essa linha pode levar as pessoas a abrirem ou não o e-mail, ela merece uma atenção especial.
Use a criatividade e desenvolva linhas de assuntos com gatilhos mentais que despertem nas pessoas o interesse em abrir o e-mail que você enviou.
3. Crie conteúdos de alta relevância
Os conteúdos enviados por e-mail não devem ser meramente promocionais, mas também informativos. Essa é uma maneira de ganhar a confiança dos pacientes, que enxergarão você como uma autoridade na sua área de atuação.
A proposta consiste em oferecer algo útil a seus pacientes. Você pode dar dicas sobre a prevenção de doenças, alertar sobre a importância de fazer visitas periódicas ao médico, entre outros temas relevantes da área da saúde.
4. Mensure os resultados de sua estratégia de e-mail marketing
Para garantir que a sua estratégia de e-mail marketing está trazendo bons resultados para a sua clínica, você precisa se basear em métricas. Uma delas é a taxa de abertura.
É preciso verificar quantas pessoas abriram o seu e-mail. Um número muito baixo pode indicar que a linha de assunto está pouco atrativa, por exemplo. Nesse caso, é necessário reformular o estilo de abordagem.
O e-mail marketing é uma ferramenta que requer um baixo investimento e que pode gerar um retorno satisfatório para os mais variados tipos de negócios. Com base nas dicas que apresentamos, temos certeza de que você conseguirá desenvolver boas estratégias para captar mais pacientes para a sua clínica.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Tem outras dicas importantes para compartilhar conosco? Deixe o seu comentário no espaço abaixo!