A busca pelo aprimoramento contínuo é um dos principais requisitos para se diferenciar no mercado. Nesse sentido, a pesquisa de satisfação do paciente é uma importante ferramenta, pois permite detectar pontos que devem ser melhorados em clínicas e consultórios para garantirem a competitividade.
Neste artigo, vamos mostrar a importância da pesquisa de satisfação no ambiente de atendimento à saúde e explicar como criá-la, indicando os principais aspectos a serem avaliados. Continue a leitura para saber mais!
Qual a importância de fazer a pesquisa de satisfação?
A pesquisa de satisfação permite que o gestor do consultório ou clínica conheça a opinião de seus pacientes sobre os serviços prestados, garantindo o sigilo necessário para fazerem críticas que podem contribuir de maneira efetiva para a melhoria do atendimento.
Além disso, ela permite a identificação de ações implementadas que não obtiveram a aprovação dos pacientes, facilitando o corte de custos e reduzindo os prejuízos.
A pesquisa também ajuda a visualizar novos pontos de investimento, de acordo com as sugestões recebidas. Os resultados obtidos podem apontar para as mudanças necessárias, contribuindo para o destaque do negócio no mercado.
Como elaborar a pesquisa de satisfação do paciente?
A pesquisa de satisfação pode ser elaborada de diversas formas. O ideal é formular perguntas fechadas, com respostas em formato de alternativas, solicitando que o paciente faça uma avaliação com notas de 1 a 5.
Também é possível proporcionar opções de avaliações como “péssimo”, “ruim”, “bom” e “excelente”, utilizando emojis. Ao final do questionário, é importante oferecer um espaço para reclamações e elogios. A linguagem deve ser acessível e informal para facilitar e obter engajamento.
Quais são os principais aspectos a serem avaliados?
Os principais fatores que devem ser avaliados dizem respeito a aspectos que exercem influência direta na atração e fidelização dos pacientes. Veja, a seguir, o que deve fazer parte de um questionário para avaliar os serviços prestados por um consultório ou clínica.
Analise o atendimento
O atendimento envolve desde o contato com os colaboradores de frente, na recepção, até a maneira como o paciente é tratado pelos profissionais de saúde, sendo um aspecto fundamental da humanização na medicina.
Dessa forma, seja por meio de elogios ou sugestões para melhorias, o paciente poderá contribuir para que o gestor identifique os pontos que estão atingindo os parâmetros desejados e quais exigem mudanças e investimentos.
Verifique a higiene do ambiente
A correta higiene do ambiente é um aspecto fundamental a ser avaliado, principalmente em locais que tratam da saúde. Portanto, considere perguntar sobre os recursos disponíveis e a higienização do ambiente, em geral.
Considere os aspectos de conforto
Oferecer um ambiente de recepção com cadeiras ou poltronas confortáveis influencia na boa impressão e bem-estar do paciente. Além disso, é preciso considerar a oferta de água filtrada, café e outros recursos que devem ser objeto de avaliação.
Como aplicar a pesquisa?
A pesquisa de satisfação pode ser feita por meio de formulário em papel e apresentada pessoalmente, ao término de um exame ou consulta. Também pode ser realizada por telefone, algum tempo após a consulta. Entretanto, com a disponibilidade de novas tecnologias, é possível investir em software médico que permite a criação de formulário online.
Esse é o formato mais indicado, pois permite ao paciente responder os questionários à distância, com comodidade, no local e horário convenientes. Além disso, esse formato reduz custos e agiliza o processo. O questionário pode ser enviado por e-mail, constando no corpo do texto ou por meio de um link que permita o acesso.
Essa maneira de se relacionar com o paciente é um excelente emprego do e-mail marketing, estratégia utilizada para a fidelização. Além disso, é possível colocar totens de autoatendimento perto da saída do consultório ou no balcão de atendimento.
Como vimos, a pesquisa de satisfação do paciente pode contribuir de maneira eficaz para a melhoria contínua dos serviços prestados por um consultório ou clínica. Nesse sentido, é importante elaborar um questionário objetivo e utilizar recursos tecnológicos que agilizam o processo e proporcionam comodidade para que o paciente possa contribuir com suas respostas, reclamações e elogios.
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