O estetoscópio é um equipamento fundamental no atendimento médico e um dos mais usados entre os profissionais de saúde. Ele é apresentado nas primeiras aulas da graduação ou de um curso técnico e, daí por diante, passa a fazer parte da rotina. Sua tecnologia evoluiu com o tempo e, hoje, os médicos já usam o estetoscópio digital.
No Brasil, não são todas as lojas de equipamentos hospitalares que oferecem um estetoscópio digital e, na maioria dos casos, o equipamento é revendido de empresas americanas. Porém, a versão eletrônica do estetoscópio segue cada vez mais sendo usada por profissionais de saúde para melhorar o atendimento nas clínicas e hospitais.
No decorrer deste post, vamos explicar mais detalhes sobre como funciona esse equipamento e quais são seus benefícios. Confira!
O que é um estetoscópio digital?
O estetoscópio digital é uma versão melhorada do estetoscópio tradicional. Sua função é basicamente a mesma, fazer a escuta dos sons vasculares, respiratórios, cardíacos ou do trato digestório de qualquer pessoa.
O grande diferencial do estetoscópio digital é a sua capacidade de identificar alterações mínimas que, na versão tradicional, não seriam identificadas com facilidade. O uso do equipamento pode ser feito pelo próprio paciente.
Além disso, ele gera exames mais detalhados e permite que médicos tenham diagnósticos mais acertados para doenças. Os sons são gravados e organizados em gráficos. O estetóscópio pode gerar um fonocardiograma e enviá-lo para um especialista, quando é necessário.
Como ele funciona?
O estetoscópio digital tem uma estrutura que varia de acordo com o modelo, com variações, também, no seu desempenho. De maneira geral, ele usa tecnologias como a redução de ruído, amplificação de sons e o bluetooth.
É por meio do bluetooth que ocorre a comunicação sem fio entre o aplicativo do equipamento e outros aparelhos eletrônicos.
Então, todas as informações obtidas pelo estetoscópio digital podem ser transmitidas para um celular ou computador. Assim, os médicos podem realizar análises mais criteriosas das informações obtidas nos exames.
Ao coletar os sons de batimentos cardíacos, o aplicativo do estetoscópio digital gera relatórios e gráficos que podem ser úteis para as análises clínicas.
Quais são os principais benefícios do estetoscópio digital?
A seguir, veja quais são os benefícios da versão eletrônica do estetoscópio para médicos e pacientes.
Precisão no diagnóstico
O estetoscópio digital garante a escuta clara dos sons amplificados. Além disso, o médico pode conectar via WiFi o equipamento ao seu dispositivo móvel para ter uma visualização gráfica dos resultados e, a partir disso, ter suas primeiras impressões.
Histórico do paciente
É possível guardar os sons gravados pelo estetoscópio digital em um banco de dados da clínica. Isso permite que o médico acompanhe de perto e com o máximo de fidelidade a evolução de um paciente.
Telemedicina
As consultas online realizadas através de uma plataforma de telemedicina são uma das grandes vantagens da medicina moderna. Com o estetoscópio digital, o médico pode orientar o paciente a usar o estetoscópio digital em si mesmo e enviar os resultados.
Chegamos ao final do post! Esperamos que você tenha entendido como funciona um estetoscópio digital e quais são as suas vantagens para médicos e pacientes. O equipamento pode exigir tempo para ser usado com total domínio, mas nada que a prática para torná-lo um aliado do atendimento médico.
Gostou do post? Para acompanhar novidades e outras dicas para consultórios, siga a Shosp nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.