O Marketing Digital para pacientes é, atualmente, uma estratégia essencial para os consultórios médicos que desejam ser encontrados na internet.
Não é difícil entender o porquê, uma vez que as pessoas estão conectadas o tempo todo e usam a web para diferentes finalidades, até mesmo para encontrar clínicas e consultórios e agendar suas consultas.
Analisando essa realidade, o marketing digital é a principal estratégia que os profissionais da saúde têm para atrair mais pacientes.
Só que trabalhar com marketing é uma atividade que foge do que médicos e especialistas da saúde realizam em seu dia a dia, por isso, eles acabam ficando confusos e se perdem neste mar de possibilidades.
O melhor caminho é conhecer o conceito de marketing digital, sua importância e quais são os recursos que ele disponibiliza. Mesmo assim, é uma pauta vasta que quanto mais estudamos, mais possibilidades descobrimos.
Como trabalhar dessa forma? Quais meios escolher? Por onde começar? O primeiro passo é se informar e aprender um pouco mais sobre as estratégias dentro desse universo de marketing online.
Pensando nisso, vamos falar sobre a importância das plataformas online para consultórios, por que o marketing digital é importante, além de apresentar algumas estratégias para atrair pacientes. Acompanhe!
Importância das plataformas online para consultórios
Muitas plataformas são usadas na internet, como os sites de busca, sites de compra e venda, sites institucionais, blogs e, claro, as redes sociais.
As redes sociais funcionam como um canal de divulgação de campanhas e de outros canais da marca, e é impossível falar sobre marketing digital sem citá-las. Entre as principais, podemos mencionar:
Facebook;
Instagram;
YouTube;
LinkedIn.
Para você ter uma ideia, só o Facebook possui 2,7 bilhões de usuários no mundo todo. Logo, ele concentra todos os perfis possíveis de consumidores, desde os interessados em peças automotivas até os que procuram casa de repouso zona leste.
Essa rede social, somada ao Google, são responsáveis por quase 70% do mercado de publicidade digital, sem falar que o Facebook é dono de outra grande plataforma: o Instagram.
Se as redes sociais são importantes para os consultórios médicos e o marketing digital está inserido em suas estratégias, é interessante saber mais sobre o assunto, como trouxemos no próximo tópico.
O marketing digital para consultórios
Os profissionais que ainda não acreditam que o marketing digital é essencial para a área da saúde estão muito atrasados. A maioria desses estabelecimentos certamente já deveriam investir em alguma estratégia, como produção de conteúdo, redes sociais etc.
Mais uma vez, isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e recorrem à internet para encontrar tudo o que precisam. Por exemplo, se elas querem saber sobre tratamento de flacidez abdominal, pesquisam sobre o assunto no Google.
Ao disponibilizar um conteúdo sobre esse tema, uma clínica que faça tal procedimento consegue chamar a atenção dessas pessoas.
Os usuários também procuram por endereços de consultórios, telefones e até mesmo entram em contato com eles por canais e chats online.
Em vista desse comportamento que só tende a se intensificar, é o momento de aproveitar esses recursos para atrair mais pacientes.
Com um bom plano de marketing digital também é possível se tornar referência naquilo que faz, divulgando os serviços para as pessoas certas e no momento mais adequado. Mas de que maneira você pode fazer isso? É o que veremos a seguir.
Estratégias para a atração de pacientes
Seja um consultório de um nutricionista especializado em dieta para casal emagrecer ou uma clínica com várias especialidades, algumas estratégias de marketing digital são essenciais para atrair novos pacientes, tais como:
1. Ter um site
O site é um canal básico na web que todo negócio deve ter, inclusive os consultórios médicos. Ele é a base de todas as estratégias de marketing digital e funciona como o canal oficial do profissional na internet.
Não ter um site chega a colocar em dúvida a credibilidade do consultório, uma vez que não basta apenas ter, é preciso cuidar bem dele.
Ademais, é necessário que a página contenha informações básicas sobre o estabelecimento e o profissional, como endereço, telefone, e-mail, especialidade e outros dados que são essenciais.
Publique no site assuntos relacionados à área, como novidades, eventos e acontecimentos que merecem destaque.
Por exemplo, o consultório de um dermatologista pode explicar melhor como funciona aplicação de botox e outros procedimentos estéticos mais procurados.
O site é como se fosse o seu cartão de visitas, portanto, ele deve ser facilmente navegável e possibilitar que o futuro paciente encontre tudo o que precisa.
Não se esqueça de incluir uma única página que contenha todas as informações mais buscadas pelo seu público, pois é ela que vai prender o visitante e direcioná-lo para outras áreas.
Para construir um bom site, é necessário entender o seu público e o que ele busca dentro da sua especialidade. Por exemplo, um ginecologista pode ter uma alta demanda por procedimentos, como cirurgias para colocação de DIU.
Abordar essas pautas no endereço da web é importante para que o paciente possa se sentir confiante, afinal, médico é um profissional que precisamos confiar.
2. Usar SEO local
Todo estabelecimento, como um consultório ou uma gráfica que faça flyers odontologia possui um endereço fixo, certo?
As pessoas buscam clínicas e consultórios localmente, para encontrar aqueles que estejam mais próximos de sua casa ou trabalho.
É importante usar as estratégias de SEO local para ser facilmente encontrado nos resultados de busca. Para fazer isso, é preciso preencher o cadastro no Google Meu Negócio.
Mais do que encontrar o seu estabelecimento, o futuro paciente terá acesso a outras informações, como avaliações de outras pessoas, comentários, horário de funcionamento e rotas.
Da mesma forma, é importante ter um perfil completo, com fotos e outras informações, pois quanto mais completo ele estiver, mais fácil de ser encontrado.
Por meio das estratégias de SEO local, o consultório saberá quantas pessoas o encontraram e se conectaram a ele, o que dá uma visão maior de seu desempenho.
3. Investir em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como missão atrair, engajar, converter e fidelizar clientes. É por meio dele que as empresas entregam informações relevantes e que esclareçam as dúvidas de seu público-alvo.
Por exemplo, se alguém precisa de talão de rifa personalizado, vai até o Google e faz uma pesquisa. Só que o consumidor moderno quer mais do que preço: ele deseja informações.
Quando falamos da área médica isso é ainda mais visível, uma vez que as pessoas buscam assuntos relacionados a sintomas de alguma doença, por exemplo.
Se o paciente precisa passar por algum procedimento, também gostam de saber como ele é feito. Levar informações de valor para essas pessoas é mais do que mantê-las informadas: é uma maneira de agregar valor ao consultório e se posicionar como autoridade.
O futuro paciente sentirá que pode confiar no profissional, mas além de melhorar a imagem do consultório, o marketing de conteúdo também traz vantagens como:
Aumento do tráfego;
Torna seu nome reconhecido;
Educa o público;
Aumenta as conversões.
Lembre-se de que, independentemente do que alguém está procurando, seja informações sobre agenda personalizada logo ou cirurgia bariátrica, ele quer um assunto completo e bem abordado.
Resultados e benefícios para seu consultório
Investir em marketing digital traz ótimos resultados para um consultório, como a ampla divulgação, atração de novos pacientes e crescimento dos negócios.
É a melhor maneira que existe hoje de ampliar as oportunidades de atendimento, o que é benéfico para tanto para o profissional, quanto para o paciente.
Assim como você aumentará os seus lucros, essas pessoas terão acesso a especialistas da melhor qualidade, que prestarão um atendimento humanizado e resolverão seus problemas de saúde.
Pensando por esse lado, podemos dizer que o marketing digital tem como benefício uma relação de troca, principalmente nas estratégias de marketing de conteúdo.
Isso porque uma das maneiras de fazê-lo é criando um material completo e de valor, como um e-book, em troca de algumas informações simples sobre o visitante, como seu nome e e-mail.
Ele terá acesso às informações que precisa, como ginecologista masculino, e o profissional terá dados valiosos para que possa estabelecer uma relação com o paciente.
Além disso, o marketing digital usa os meios mais populares entre as pessoas hoje em dia, pois está 100% em contato com a internet e seus principais canais.
Conclusão
Todo profissional precisa divulgar o seu trabalho de alguma forma, e com os médicos não é diferente. A população brasileira é uma das mais atentas à saúde e estética, o que torna esse mercado promissor, mas muito concorrido.
É preciso se destacar e ser visto pelo público, usando os meios mais adequados para isso, o que, sem dúvida, corresponde à internet. Mas não basta marcar presença online, é preciso usar as melhores estratégias, como as dicas que abordamos neste artigo.
Com elas, você estará apostando nos melhores recursos para o seu consultório chegar até o conhecimento das pessoas e transformá-las em seus pacientes.