A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março deste ano a pandemia do novo coronavírus, chamado de Sars-Cov-2. Para quem ainda não sabe, a definição de pandemia não depende de um número específico de casos, mas sim, quando a doença infecciosa atinge um patamar de um grande número de pessoas espalhadas pelos mundo. 

No Brasil, por exemplo, somente no mês de abril, o Ministério da Saúde Somente no mês de abril, por exemplo, o Ministério da Saúde chamou 5 milhões de profissionais da saúde para auxiliarem no combate ao COVID-19.

Frente a isto, se vive uma época de medo e muitos questionamentos. Clínicas foram fechadas, tratamentos interrompidos e pacientes desamparados e com muitos questionamentos a respeito sobre o que fazer. O que torna fundamental que o profissional de saúde encontre uma maneira de estar presente para enviar orientações e planos de cuidados e que, também, possa dar continuidade ao atendimento, mesmo que à distância.

E agora, mais do que nunca, tecnologia pode ajudar e atender as necessidades da área médica. Já no começo da pandemia, o nosso software médico não poupou esforços em se preocupar no cuidado da saúde dos profissionais de saúde e a dos seus pacientes também. 

A primeira solução, logo de imediato, foi a liberação, enquanto durar a pandemia, do nosso completo e personalizado sistema de relacionamento com o paciente. Inclusive ele continua liberado para auxiliar todos os profissionais de saúde, nossos clientes, a estarem acompanhando de perto nos cuidados com os pacientes. 

E neste artigo vamos abordar quais são as possíveis maneiras de você utilizar o sistema de marketing médico do Shosp para se aproximar do seu paciente e consequentemente fidelizá-lo. Acompanhe a leitura:


5 maneiras para cuidar do seu paciente mesmo de longe


De acordo com o Ministério da Saúde, de 6.500 mensagens recebidas e analisadas entre 22 de janeiro e 27 de fevereiro, 90% delas eram relacionadas ao novo coronavírus. E deste total ligado ao COVID-19, 85% eram falsas. 

Este dado prova o quanto é importante você estar ao lado do seu paciente o enviando planos de cuidados e a melhor forma de como ajudá-lo a lidar com a crise. Infelizmente, o Shosp não pode estar com você na linha de frente de combate, mas podemos te ajudar de outra forma ao oferecer ferramentas eficazes e personalizadas para conseguirmos virar este cenário ao nosso favor. Quer saber como?


1- Envie planos de cuidados e orientações direcionados para os grupos de risco


O sistema de marketing médico do Shosp permite que você realize a automação de mensagens, por SMS ou e-mail, de acordo com o profissional de saúde, como também data do último atendimento, serviço que o paciente realizou na visita, por operadora de plano de saúde, por idade do paciente, sexo ou classificação específica. Por exemplo, você pode enviar planos de cuidados para pessoas a partir de 65 anos, que fazem parte do grupo de risco, ou então enviar uma outra mensagem direcionada para os diabéticos como no vídeo explicado abaixo:




2 -  Mande e-mails ou SMS orientando como se proteger do coronavírus:


A atual situação acaba deixando muitas pessoas com medo o que faz com que alguns recorram ao total isolamento social, se desligando de qualquer tipo de meio mediático. Então é agora que você pode ajudar enviando de forma objetiva os planos de cuidados, como este divulgado pelo Ministério da Saúde, por exemplo:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.


3 - Alerte sobre a importância do isolamento social


Será que todos os seus pacientes estão obedecendo o decreto de isolamento social?

Eles entenderam mesmo o quanto isso é importante e que se cada um cumprir esta medida de segurança poderá estar salvando vidas de pessoas próximas que estão dentro do grupo de risco? Neste momento, escutar a orientação de um profissional de saúde pode ter um peso enorme e com isso, levar a medida de isolamento e distanciamento social mais a sério.


4-  Combate às Fake News 


Alguns exemplos de Fake News como “água quente é capaz de matar o vírus”, “o coronavírus veio através dos inseticidas”, “ingestão de álcool ajuda no combate ao COVID-19” entre outros, são capazes, no desespero, de causar confusão na cabeça de muita gente. Vai ser através do nosso software para marketing médico que você pode enviar uma campanha por SMS explicando aos poucos o que é mito e o que é verdade.


5 - Muita cautela no tom de voz que vai usar nas mensagens


Como sabemos, estamos vivendo um momento singular e muito sério. O tom da linguagem descontraído de bem humorado não é apropriado para este quadro, pois muitos pacientes não estão preparados para esta descontração no momento. O ideal é evitar termos tão técnicos e combater o medo com informação dentro de um tom de abordagem que demosntre cuidado e atenção.

Que tal colocar estas 5 dicas em prática agora mesmo através do sistema de marketing médico do Shosp? Se inscreva abaixo para falar com os nossos consultores e receber mais materiais enriquecedores como este!