É bem verdade que praticamente nenhum setor ficou imune ao impacto da pandemia do coronavírus, não é mesmo? E nesse contexto, surge a pergunta: qual será o futuro da telemedicina após a pandemia?
Sabemos que a portaria nº467 do Ministério da Saúde autorizou a telemedicina no Brasil, permitindo com que fossem realizadas consultas médicas por meio da telemedicina, isto é, consultas à distância por meio de algum tipo de recurso tecnológico, como videochamadas, chat e ligação telefônica.
Pensando nisso, vamos explicar um pouco do contexto da telemedicina após a pandemia. Acompanhe o texto e entenda mais sobre esse assunto!
Saiba como a telemedicina está funcionando durante a pandemia
Durante a pandemia, a portaria do Ministério da Saúde autorizou o funcionamento da telemedicina nas seguintes modalidades:
- suporte assistencial para tirar dúvidas e esclarecer questões;
- monitoramento de pacientes que necessitam de acompanhamento médico;
- diagnósticos que podem ser realizados mediante a análise dos sintomas;
- atendimento pré-clínico;
- consulta à distância.
Todas as formas citadas acima ocorrendo por meio do uso de tecnologia de comunicação, podendo contemplar unidades do SUS e de saúde privada e suplementar.
Antes da referida portaria, o Conselho Federal de Medicina já tinha aprovado a possibilidade de tele monitoramento (acompanhamento à distância) e de tele orientação (orientação clínica via ferramentas tecnológicas com indicação ou não de consulta presencial, conforme a necessidade).
Entenda como os médicos e pacientes tiveram que se adaptar ao novo normal
Os médicos tiveram que se adaptar buscando compreender o funcionamento de determinadas tecnologias para poder oferecer o melhor atendimento possível para os seus pacientes, via telemedicina.
Na mesma direção, alguns pacientes — em especial os mais idosos, que tendem a não conhecer bem os recursos tecnológicos atuais — precisaram se ajustar a esta nova forma de atendimento para que pudessem receber a assistência da qual necessitam.
Descubra quais são as últimas previsões para a telemedicina após a pandemia
É importante esclarecer que a portaria do Ministério da Saúde deixa clara a liberação do atendimento via telemedicina durante o período em que durar a pandemia do coronavírus.
Desta forma, ainda não existe nenhum tipo de previsão legal que permita a realização e manutenção da telemedicina após a pandemia.
Mesmo assim, muitos médicos acreditam que esta modalidade de atendimento é uma inovação que veio para ficar e que merece continuar a ser uma possibilidade mesmo em cenários nos quais o vírus esteja totalmente controlado.
Em outros países, a adoção da telemedicina segue a todo vapor e reforça esse entendimento de alguns profissionais da área aqui no Brasil, conforme relatou um informativo do jornal Correio Braziliense.
Conheça quais são as principais oportunidades na área da telemedicina
A telemedicina abre as possibilidades para que novas maneiras de atender os pacientes sejam viabilizadas, o que favorece a ambas as partes desta relação tão importante.
Logo, surge a oportunidade de os médicos oferecerem serviços virtuais que incluam a administração de medicamentos, o atendimento de casos urgentes, e visitas online pré-agendadas, por exemplo.
Como vimos, existe uma certa torcida por parte da classe médica para que a telemedicina após a pandemia possa ser regulamentada e permitida como mais um recurso para médicos e pacientes.
Agora que você já sabe qual o futuro da telemedicina após a pandemia, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos com estas valiosas informações!