Cada vez mais os profissionais da odontologia oferecem novos e diferentes serviços aos seus pacientes. Com os avanços da tecnologia na área odontológica, hoje os dentistas cuidam muito mais do que apenas dos dentes dos pacientes, seja em seus consultórios ou fora deles.
O x da questão é que, junto com a ascensão do mercado, vem também o crescimento do número de profissionais que oferecem os serviços. E é nessa hora que é preciso sobressair frente aos demais para ser um profissional de destaque na área.
Mas como fazer isso? Além de oferecer um serviço de qualidade, há outros aspectos que devem ser levados em consideração para manter a agenda cheia, os pacientes satisfeitos e, consequentemente, os lucros crescendo.
Neste artigo você vai encontrar dicas valiosas para manter o seu consultório sempre lotado e sua clientela feliz e sorridente.
1. Mantenha-se atualizado
A área odontológica tem crescido bastante e com ela os avanços tecnológicos. É importante estar sempre atento às novidades. Afinal, você quer oferecer um serviço diferenciado e de qualidade ao seu paciente, certo?
Busque não só novos equipamentos, mas também cursos de atualização e novas técnicas que possam ajudar no tratamento dos seus pacientes e na eficácia dos processos, trazendo melhores resultados.
Aprenda e avance constantemente. Isso é excelente para os seus pacientes, mas também para você como profissional e melhor ainda para os pacientes.
2. Tenha uma agenda organizada
Manter uma agenda organizada e visivelmente prática para realizar os agendamentos de forma rápida e eficaz é uma das chaves para conseguir manter todos os horários preenchidos.
Tenha sempre à mão (e à vista) os horários disponíveis, os agendamentos disponíveis, além dos dados e serviço que irá realizar no paciente. Isso irá facilitar a rotina e fazer com que o tempo para preencher a agenda seja bem aproveitado, mantendo tudo mais organizado e prático.
Já pensou em poder visualizar rapidamente os dias e os horários livres em seu consultório? Acredite: isso fará toda a diferença em sua rotina.
3. Faça um atendimento humanizado
Não abra mão da tecnologia, ela irá facilitar os processos e até mesmo o seu atendimento. Mas lembre-se sempre que o atendimento humanizado é o que faz a diferença de um profissional para o outro.
Busque estar próximo do seu paciente, entenda suas dúvidas, seus medos e ajude-o a superá-los. Nada substitui uma conversa olho no olho, uma explicação detalhada de um procedimento e até mesmo uma conversa franca e sincera.
Conheça o seu paciente de perto. Só assim você irá construir uma relação de confiança e até mesmo de amizade.
4. Cuide de suas finanças
Controlar os seus gastos e as suas finanças é de suma importância para manter seu negócio de pé. Administrar o seu financeiro abrange muitas coisas: inclui compra de material e equipamentos, controle de estoque e todas as movimentações financeiras que são realizadas.
É preciso saber os custos de operação e de suprimentos e conhecer também os recebimentos. Desta forma, será possível mensurar a saúde financeira do seu consultório e ajustar o que for necessário.
5. Fidelize o seu paciente
Mantenha uma comunicação constante com o seu paciente, para que sempre que ele pensar em qualquer coisa relacionada a odontologia, ele se lembre imediatamente de você. Não perca a comunicação com ele, isso o fará mais vezes.
Já pensou em quantos pacientes não voltaram à sua clínica para finalizar um tratamento ou para fazer uma limpeza ou um check-up simplesmente porque eles esqueceram? Pois é. Isso não aconteceria se você estivesse se comunicando constante e efetivamente com ele. É por isso que fidelizar um paciente é tão importante.
Lembre-se que é preciso estar presente para ser sempre lembrado. Portanto, se você ainda não se empenha o suficiente na comunicação com o seu paciente, saiba que um bom relacionamento reflete em um consultório sempre cheio.