Os conhecimentos em gestão estão se tornando cada vez mais comuns, independentemente do ramo de atuação de uma empresa. Uma clínica médica, por exemplo, necessita das melhores práticas da gestão de pessoas no consultório médico para obter o sucesso esperado e garantir a fidelização dos pacientes.
O atendimento ao paciente, a organização da equipe de profissionais, o treinamento de funcionários e tantos outros fatores são fundamentais em inúmeros processos internos de uma clínica.
O principal desafio que esse tipo de organização encontra, porém, é conseguir gerenciar todos os processos, de forma que o consultório tenha sempre atendimentos de qualidade e que o nível de satisfação dos pacientes seja o mais alto possível.
Mas qual é o real impacto da gestão de pessoas no consultório médico? Por que isso é importante? Continue a leitura deste artigo e veja as respostas para essas e outras perguntas!
Busque a otimização de processos
O primeiro passo para buscar uma gestão de pessoas eficiente é conhecer, mapear e otimizar todos os processos. Entre em contato com os funcionários e procure saber quais processos eles realizam diariamente e qual o impacto de suas atividades no atendimento ao paciente.
Agendamento de consultas e exames, lembrete aos pacientes, prescrição de medicamentos, cobrança de valores financeiros e vários outros processos devem ser analisados. Assim, será possível identificar os principais gargalos no processo e prover soluções eficazes para a otimização destes.
É interessante também, criar uma pesquisa de satisfação, permitindo que os pacientes possam sugerir pontos de melhoria, deixando a clínica cada vez mais adequada para o atendimento ao público.
Invista em treinamentos
Uma excelente maneira de motivar os funcionários se dá por meio do uso de treinamentos e capacitações. Existem treinamentos específicos para cada tipo de colaborador, provendo mais conhecimento e capacitando-os para melhorar o seu desempenho.
Dessa forma, os funcionários se sentirão extremamente valorizados e, certamente, "vestirão a camisa da empresa", fazendo tudo para desempenhar o melhor serviço possível. Consequentemente, buscarão sempre o cumprimento dos objetivos traçados.
Favoreça a comunicação interna
Um dos erros que mais irrita os pacientes são os reagendamentos de consultas, remarcações de exame e, principalmente, os atrasos. Uma forma de solucionar os problemas relacionados se dá por meio de uma comunicação interna eficiente.
Quando os colabores estão bem informados sobre os processos internos e sobre o dia a dia do consultório médico, eles podem ter ações preventivas, evitando que problemas possam impactar a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes.
Use e abuse da tecnologia na gestão de pessoas no consultório médico
É válido lembrar que o mundo atual está cada vez mais tecnológico. Existem inúmeras soluções para os mais variados tipos de problemas possíveis. Obviamente, as clínicas e consultórios médicos não poderiam ficar fora.
Já existem softwares no mercado, voltados para este setor, que são capazes de cuidar de toda a burocracia envolvida nos procedimentos que devem ser realizados dentro de uma clínica médica. Agendamento online, prontuário eletrônico, faturamento TISS, controle financeiro e envio de SMS e e-mails ao paciente são algumas das funcionalidades.
Além disso, deve-se destacar que esse tipo de software utiliza a nuvem como meio de armazenamento de informações, garantindo a segurança de seus dados e documentos. Sendo assim, a clínica se verá protegida contra possíveis acidentes e problemas de computadores, por exemplo.
O uso dos conhecimentos em gestão de pessoas no consultório médico pode ser o que faltava para você atingir o sucesso esperado. É necessário garantir a melhor prestação de serviços para os pacientes, compreendendo suas necessidades e solucionando seus problemas o mais rápido possível.
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