Uma das experiências mais frustrantes é buscar atendimento médico e ter como retorno a falta de atenção, distrato e não suprimento as expectativas. A falta de humanização na medicina é um grande risco para manutenção dos pacientes de um consultório clínico.

Sabendo da importância deste assunto, é cada vez mais importante que médicos e consultórios clínicos busquem investir em práticas que possam garantir a experiência do paciente e, consequentemente, um bom relacionamento com seus pacientes.

Nada adianta o investimento em estratégias de marketing digital, boa infraestrutura da clínica, investimento de tecnologias se o profissional não atende bem as pessoas que passam pelo seu consultório.

Se você já sabe o porquê é tão importante trabalhar com o olhar mais humanizado na medicina e quer descobrir como fazer isso, confira a leitura deste artigo. Aqui vamos explicar tudo o que precisa saber sobre o assunto!


Saiba a importância da humanização da medicina


Sem sombra de dúvidas, uma das principais características de profissionais da saúde como médicos e enfermeiros é o vínculo emocional que possa ser criado com o paciente e com sua família. Na maioria das vezes, para evitar maior envolvimento, essas pessoas criam uma barreira emotiva, visando não atrapalhar sua atividade e também sem absorver possíveis laços emocionais criados.

O que pode ser uma saída, na maioria das vezes, pode causar o efeito contrário para o atendimento, tornando a experiência do paciente terrível, uma vez que ele já está passando por algo difícil. Além do momento ruim, isso coloca a credibilidade dos profissionais e da clínica em risco, passando uma péssima imagem no mercado.


Conheça como tornar o atendimento mais humanizado


Adote uma linguagem adequada 


A área da saúde é marcada por diversos termos técnicos que podem dificultar a interpretação do diagnóstico para o paciente, uma vez que ele não domina o assunto. Por esse motivo, é muito importante que o profissional invista em um atendimento mais claro, realizando traduções informais das nomenclaturas utilizadas.

Compreender as limitações do paciente é fundamental para garantir um bom atendimento, uma vez que esse tipo de prática demonstra preocupação e empatia pelo indivíduo. Além disso, o paciente compreenderá melhor a importância do tratamento indicado e poderá, então, seguir as recomendações médicas mais adequadamente.


Escute o paciente


Quando chega o momento de uma pessoa buscar atendimento médico, significa que algum problema físico e/ou emocional está sendo enfrentado. Por essa razão, a primeira atitude a se tomar é ouvir tudo que ele está passando — essa prática também demonstra atenção, respeito e empatia, que são fatores claros de um atendimento humanizado.


Treine a equipe de atendimento


Todos os profissionais que se envolvem, diretamente ou indiretamente, com o paciente e sua família devem estar atentos ao assunto, uma vez que eles estão sujeitos a se comunicarem a qualquer momento. Por esse motivo, toda a sua equipe também deve seguir os princípios de atendimento humanizado.

Para isso, invista em formas de treinar sua equipe, seja realizando workshops, cursos, seminários e, até mesmo, algumas atividades práticas — a atualização deve envolver corpo médico, enfermeiros, assistentes, atendimento, recepção, profissionais de limpeza, entre outros.

Não há uma fórmula mágica para garantir a humanização na medicina. No entanto, é necessário colocar em prática algumas atitudes, desde pequenas demonstrações a conversas, para garantir a satisfação do paciente. Com isso, o mercado reconhecerá esse diferencial, aumentando a cartela de atendimentos.

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