Engana-se quem acha que as transformações digitais não afetam a área da saúde. Esse setor, especificamente no Brasil, cresce exponencialmente, se tornando cada vez mais promissor. Nesse contexto, o inbound marketing para médicos é uma das melhores estratégias para se destacar em um mercado tão concorrido.
Também conhecido como marketing de atração, diferente da versão tradicional, em que a empresa vai atrás do paciente, o inbound é uma estratégia do marketing digital para fidelizar, atrair e se comunicar com os pacientes de forma certeira. Com o número de clínicas e a concorrência aumentando, é fundamental se destacar e conquistar cada vez mais espaço.
Em um cenário de pandemia, mais do que nunca, as instituições médicas ganharam evidência e importância. Dessa forma, nunca fez tanto sentido para empreendedores do segmento atrair, fidelizar e encantar seus pacientes.
O que é inbound marketing para médicos?
O inbound marketing é uma estratégia que pretende encantar os pacientes oferecendo conteúdo de qualidade Diferentemente do marketing tradicional, essa metodologia foca na atração, fazendo com que a pessoa chegue até a empresa.
Ele pode ser dividido em 4 etapas principais:
- atração: o paciente não tem certeza do problema que tem e está despertando interesse pelo tema;
- conversão: ao se aprofundar no tema e perceber que precisa solucionar o problema, ele procura informações e passa a ponderar sobre a melhor opção para solução;
- fechamento: ele reconhece sua empresa como a melhor opção para solucionar sua necessidade e se transforma em um paciente;
- fidelização: é preciso continuar encantando e nutrindo o relacionamento da melhor maneira possível, tornando-o um propagador de sua marca.
O grande foco do inbound marketing para médicos é construir uma relação de confiança entre ambas as partes usando técnicas para que as pessoas encontrem a marca e comecem a se relacionar com ela por vontade própria, para que de forma natural, seja possível realizar o objetivo final da clínica, como agendamento de consulta, por exemplo.
Quais os benefícios dessa estratégia?
Ficou claro que usar o inbound marketing na área da saúde pode ser o diferencial entre você e seu concorrente. Agora vamos analisar alguns outros benefícios que essa técnica oferece para sua empresa.
Construir autoridade na web
Atualmente, os pacientes buscam tudo que precisam na internet, especialmente quando procuram empresas. De acordo com um estudo, as pessoas realizam cerca de 70% da pesquisa de compra antes mesmo do primeiro contato com a marca.
Por isso, produzir conteúdo de qualidade e se tornar um especialista no assunto dentro dos meios digitais é essencial para se destacar da concorrência e educar seus potenciais pacientes sobre assuntos de seu interesse.
Otimizar gastos em ações de marketing
A redução de custos com ações de marketing e a otimização de sua verba é uma das vantagens dessa estratégia que vai além dos pacientes. É possível economizar no orçamento em ações tradicionais e focar seus investimentos em ações que gerem muito mais retorno e tenham maior custo-benefício.
Atrair pacientes para a clínica
As mídias digitais podem impulsionar a geração de pacientes para sua clínica de uma forma nunca experimentada antes. Ao criar uma página profissional, estruturar seus conteúdos para educar seu público e se comunicar constantemente com os mesmos, é possível atrair cada vez mais pessoas.
Além disso, essas estratégias são capazes de aumentar sua visibilidade e credibilidade, recebendo avaliações positivas de pacientes atuais, potencializando o relacionamento entre vocês.
Entender do inbound marketing para médicos é essencial para quem deseja atrair mais pacientes e se destacar como autoridade na internet. Agora que você já sabe os benefícios dessa estratégia, que tal receber conteúdos exclusivos sobre outras maneiras de solucionar as dificuldades do dia a dia? Assine nossa newsletter e encontre tudo que o Shosp oferece!