Você já deve ter percebido que o modo de consumir das pessoas mudou e isso se aplica em todos os segmentos, inclusive na área da saúde. Nesse contexto, a estratégia de inbound marketing para clínicas está ganhando mais visibilidade a cada ano que passa por conta dos resultados que traz.
Antes da internet, o marketing utilizava ferramentas analógicas, como banners, anúncios em jornais, televisão, panfletos e, até mesmo, os famosos carros de som para atrair a atenção das pessoas e poder divulgar as marcas, serviços e soluções delas.
Também chamado de marketing tradicional ou de interrupção, esse tipo de marketing ainda existe e traz bons resultados, mas esse método atua de forma diferente da que vemos hoje. Isso porque a comunicação ocorria de modo unilateral, em que apenas a empresa se comunicava ativamente e, na época, acabava se tornando conhecida dessa forma.
Porém, o público agora está conectado nas redes sociais, tudo com apenas um clique de distância, acessando mecanismos de busca e com muitas opções que dão mais poder de crítica, pesquisa e tempo para pensar em qual serviço ou profissional escolher, e isso fez com que o marketing se reinventasse.
A internet vem em crescente ascensão, inclusive, 71% das pessoas que a usam no Brasil acessam-na diariamente! Para suprir essa necessidade de estar on-line e se comunicar de forma efetiva com o público, a fim de ganhar uma parcela do mercado, surgiu o marketing digital e as suas ferramentas, sendo o inbound marketing, também conhecido por marketing de atração, uma das mais importantes atualmente.
Nas estratégias do marketing médico, que é uma modalidade especializada em divulgar e trazer resultados de qualidade para clínicas, hospitais, laboratórios e consultórios, o inbound marketing para clínica tem papel fundamental.
São muitos termos, certo? Iremos explicar tudo nesse artigo. Continue a leitura e saiba por qual motivo o uso dessa estratégia é tão interessante!
O que é inbound marketing?
O inbound marketing é uma modalidade de marketing que surgiu depois do advento da internet e é repleto de possibilidades. Considerado versátil, pode ser usado em diversos nichos de mercado, inclusive no marketing médico. Sua popularidade é tão grande que anualmente foi percebido um aumento de 64% de empresas que o usam com objetivo de aumentar a presença orgânica de usuários nos sites e 55% na alimentação de blogs.
Afinal, o que define inbound marketing? É simples: um conjunto de ações de marketing digital com o intuito de trazer tráfego para sites e blogs, atraindo pacientes que realmente se interessem pelo conteúdo contido ali, criando relações e, consequentemente, mostrando as soluções oferecidas.
Lembre-se que atrair um paciente que provavelmente já estava interessado naquele assunto facilita a conversão para o agendamento de consultas e a fidelização.
Quais os benefícios do inbound marketing para clínica?
O tempo de acesso à internet e quantidade de buscas nos principais mecanismos de pesquisa só aumentam todos os dias, pois milhões de pessoas estão atrás de respostas para problemas, dores e qualquer outra queixa médica.
O principal benefício do uso do inbound marketing para clínica é o de criar um vínculo real e muito maior com esse paciente em potencial, que terá seu site como referência em informações de qualidade e, claro, de um bom atendimento.
Além disso, com uma boa aplicação dessa estratégia, os seus conteúdos podem estar nas primeiras páginas dos buscadores de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de investir verbas para ficar no topo.
A junção de conteúdo de qualidade, atualizado, que sirva de referência para milhares de pessoas também tem o adicional de dar uma visibilidade maior para o seu espaço, transformar sua instituição de saúde em referência e passar mais credibilidade para o possível paciente sempre que ele acessar as suas páginas.
Etapas do inbound marketing para clínica
Você deve estar se questionando sobre como essa nova forma de marketing funciona na prática e de que modo ela contribui para captar o paciente ideal, ainda mais com a grande quantidade de sites, blogs, usuários e milhões de pesquisas por dia.
De fato, não é qualquer estratégia ou conteúdo que fará a diferença. É preciso oferecer qualidade e relevância e, claro, estar presente em todas as fases do inbound marketing:
Atração
A primeira etapa tem como objetivo atrair desconhecidos para os seus canais digitais, como mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) e site. Para isso, é preciso produzir conteúdos nas redes que levantem a curiosidade do potencial paciente, trazendo informações sobre saúde, falando de doenças e atualizações sobre a área de atuação, bem como sanando as suas dúvidas, dentro das diretrizes do Conselho Federal de Medicina.
O blog também deve seguir a mesma linha, mas de forma mais profunda e detalhada. Também é importante trabalhar com palavras-chave para otimizar o site para as buscas orgânicas, o que chamamos, dentro inbound marketing, de SEO.
Vamos conferir alguns exemplos?
Se a sua instituição de saúde tem como especialização a dermatologia, vale conteúdos de blog que mostrem como cuidar da pele no verão, quais são os principais riscos para o câncer de pele, erros que as pessoas cometem ao cuidar da pele, entre outros.
Já se seu espaço é especializado em reprodução humana, pode mostrar quais são os tratamentos mais usados para engravidar, período fértil feminino, mitos e verdades sobre infertilidade e muito mais.
Conversão
Vale lembrar que ainda que a sua estratégia de atração tenha altos resultados, nem todos os visitantes estão maduros o suficiente para se tornarem pacientes. Na verdade, a maioria não está! Cerca de 97% dos leads, que no contexto médico são potenciais pacientes, ainda não estão prontos para marcar uma consulta.
Então o que fazer com esses visitantes que ainda não estão prontos para se tornarem pacientes? Convertê-los.
Converter é fazer com que o visitante mostre o interesse em continuar recebendo informações e conteúdos sobre a sua especialidade ou instituição de saúde. Assim, é possível manter um relacionamento por meio de conteúdos relevantes. Para conseguir o consentimento para manter esse relacionamento com o possível paciente, ele deve preencher um formulário com dados de contato e aceitar continuar recebendo essas informações, tudo isso de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados.
Esses formulários são chamados de landing pages e podem pedir diferentes dados, como e-mail, nome, telefone, cidade de residência e o que mais for relevante para a sua instituição de saúde saber e para o futuro paciente passar.
Após a criação do material e da landing page é importante colocar chamadas nos sites e fazer publicações nas redes sociais para trazer mais tráfego para a página.
Dessa forma, você irá iniciar o relacionamento com os visitantes e guiá-los para se tornarem pacientes.
Imagine, por exemplo, que a sua clínica atende pessoas que querem emagrecer. Uma boa ideia de material rico é um e-Book com dicas de alimentação saudável e rotina de exercícios ou ainda uma calculadora que mostre qual o IMC da pessoa.
Já se a sua clínica foca em procedimentos estéticos, é possível fazer disponibilizar um teste que mostra alguns tipos de tratamentos que podem ser adequados, alguma ferramenta que simule um procedimento, etc.
Agendamento
Essa etapa é o objetivo de todos e uma das fases finais da estratégia de inbound marketing para clínica. Para isso, o relacionamento iniciado na etapa anterior deve ser nutrido. Se você é especializado em cirurgia plástica, por exemplo, e tem um possível paciente que baixou um e-book sobre rinoplastia, por que não oferecer mais conteúdo sobre essa área?
Envie e-mails falando sobre a técnica, a preparação para a cirurgia, o processo de recuperação e depois convide-o para fazer uma avaliação na sua clínica.
Lembre-se que esse não é um processo rápido. É preciso criar um relacionamento real com o seu potencial paciente, assim, ele vai ver a sua clínica como referência e autoridade no assunto.
Nessa etapa é muito importante que seu espaço tenha diversos canais de atendimento para facilitar a comunicação com o potencial paciente.
Algumas dicas são:
tenha um WhatsApp para atendimento na clínica;
utilize alguma ferramenta de agendamento digital;
permita agendamentos por e-mails;
tenha um número de telefone.
Uma pesquisa feita pela invesp, empresa norte-americana que trabalha com aumento na taxa de conversão, aponta que 73% das pessoas têm o chat on-line como canal preferencial para comunicação, por isso, é uma boa ideia investir também nessa opção.
Encantar
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o processo de inbound marketing para clínica não termina quando o paciente agenda a consulta. Mesmo após o paciente já ter consultado com o profissional é importante buscar maneiras de encantá-lo. Assim, ele se torna um promotor do seu trabalho, recomendando sua clínica para os amigos e familiares, e ainda se tornará um paciente fiel, fazendo outras consultas.
Portanto, nutra o relacionamento com seu paciente através de ligações, envio de pesquisas de satisfação, e-mails e, claro, por meio de um atendimento diferenciado e humanizado.
Um trabalho apresentado no VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia mostra que um programa de relacionamento com o paciente, onde o médico ligava para ele no dia do seu aniversário, permitiu que uma clínica aumentasse em 41% o índice de fidelização em alguns convênios e quase 30% em relação a todos os atendimentos.
O inbound marketing para clínica pode ajudar a automatizar essas ações por e-mail, criando um relacionamento com o seu paciente de maneira rápida e escalável.
Análise
Está é a etapa final e consiste na análise de tudo que foi feito e revisão das estratégias, encontrando os pontos que podem ser melhorados e reiniciando o ciclo.
É importante ainda ressaltar que independentemente de qual etapa estiver, o inbound marketing para clínica precisa ser sensível e humanizado, afinal, geralmente está falando com pessoas preocupadas com a saúde e, por vezes, com dor, com medo e angustiadas.
Elas precisam de conteúdos segmentados, objetivos, coesos e que informem de maneira clara. De forma alguma seu artigo pode assustar, prometer algo ou passar dados ambíguos.
Gostou de saber da importância do uso do inbound marketing para clínica e dos benefícios dessa estratégia que faz parte do novo marketing? Que tal continuar por dentro de todas as nossas novidades? Curta a página da E-saúde no Facebook e nos siga no Instagram!