O marketing digital se tornou imprescindível para marcas e negócios no mundo todo, assim como para a gestão de clínicas e hospitais. A presença na internet se tornou obrigatória para quem deseja ter visibilidade e fidelização, mas, não basta apenas estar presente na web, é necessário seguir estratégias que funcionam e que tragam retorno esperado.
A área da saúde, em especial a médica, é um campo mais sensível quando se fala em estratégias para atrair pacientes no âmbito digital. Existem regras, estipuladas pelos Conselhos Federais de cada profissão, seja o de Medicina ou outro, que não permite algumas ações.
Confira neste artigo como o marketing digital para clínicas e hospitalar pode ajudar sua empresa a ter mais pacientes, fidelizar antigos e ter um fortalecimento de marca, sem ferir as determinações dos conselhos federais.
Como o marketing digital pode ser um divisor de águas?
Se antes do avanço da internet, o telefone era o maior meio de comunicação, assim como o marketing “boca a boca” era a maior forma de indicação, hoje, a maioria das pessoas busca por informações pelo celular, através dos sites de busca ou mídias sociais para adquirir um serviço ou um produto.
A presença digital focada em trazer resultados permite que potenciais pacientes encontrem o que estão procurando, afinal, o comportamento do usuário da internet é diferente do cliente de décadas passadas. O comum, hoje em dia, é que pessoas interessadas pesquisem bastante antes de tomarem uma decisão. Uma clínica ou hospital que não possui informações nem conteúdos interessantes disponíveis deixa de conseguir novos clientes em poucos segundos.
Quando há o início das estratégias de marketing digital, há maior visibilidade dos serviços praticados pelo hospital e pela clínica, isto porque as pessoas os encontrarão.
Como fazer um marketing digital de sucesso para clínicas e hospitais?
Existem várias formas de criar um plano de marketing digital para uma gestão de sucesso em hospitais ou clínicas. Há várias estratégias que podem ser implementadas e usadas em conjunto para melhores resultados. Confira algumas das melhores técnicas com maior chance de retorno.
Presença nas mídias sociais
Mais de 90% dos usuários de internet possuem uma rede social e fazem acessos diários. Ter uma página em uma ou várias redes sociais é essencial. A depender do seu público, as redes sociais mais indicadas são Instagram e Facebook, mas podem se estender a outras, como LinkedIn, Twitter e YouTube. Através dessas mídias, os serviços serão vistos e compartilhados. Assim, com uma criação de conteúdo interessante, por meio de uma estratégia bem definida, será possível ter resultados importantes.
Site e blog
Toda marca precisa de um site para ser considerada confiável e isso é ainda mais válido quando se fala da área de saúde. Com usuários cada vez mais exigentes, uma clínica ou hospital que não possui um site como referência para informações de consultas, preços e contato, por exemplo, fica para trás.
O blog é uma ótima opção quando se fala em estratégia de marketing digital para clínicas e hospitais. Como você leu anteriormente, existem regras para o marketing na área da saúde e, diferente de outros setores, não é possível fazer determinadas ações, por isso, o blog se tornou uma das melhores estratégias para quem quer maior visibilidade.
Por meio de uma boa estratégia de conteúdo, é possível passar informação e dar visibilidade a uma marca ou negócio, o que vale para clínicas e hospitais. O Conselho Federal de Medicina encoraja o uso dos blog e os caracteriza como uma fonte de disseminação de conhecimento.
Além disso, o blog é parte determinante da estratégia de de SEO, sobre a qual falaremos no próximo tópico.
Otimização para SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica utilizada para dar melhor posicionamento a um site nos motores de busca, como o Google. Quando qualquer pessoa digita “clínica médica em São Paulo”, por exemplo, surge uma lista de opções. Aquela lista não está em uma ordem aleatória. Quem mais trabalha com técnicas de SEO tem mais chance de aparecer no topo.
Quanto mais no topo um site está, maior a chance de ser visitado, isso ocorre porque as pessoas não gostam de ficar pesquisando muitas e muitas páginas de busca. Geralmente elas decidem por um serviço ou produto que aparece logo na primeira página.
Viu como é importante o marketing digital? Assim como para outros segmentos, clínicas e hospitais também estão cada vez mais se adequando à exigência da nova era digital.