O que é a RD Station

Já somam quase três anos desde que o Shosp começou a alavancar seus resultados digitais com a empresa brasileira que hoje organiza o maior evento de marketing digital da América Latina. Já são quase três anos que o Shosp conta com o conhecimento e as ferramentas a RD Station para se comunicar com você.

Sabemos que todos os assuntos sobre gestão de consultórios e clínicas são importantes e devem despertar algum interesse em você. Mas nós sabemos, também, que com a quantidade de atividades que você tem no seu dia e com a quantidade de conteúdos disponíveis na internet, não é nada prático que uma única pessoa da clínica estude sobre como aumentar o número de pacientes, reduzir custos da clínica, fidelizar seus pacientes, diminuir as glosas dos convênios e controlar o fluxo de caixa da clínica. Faz muito mais sentido que você leia e estude mais sobre os assuntos específicos da sua área dentro da clínica, não é mesmo?

E desde o início o Shosp se preocupa em falar com você, especificamente sobre o que vai lhe ajudar no dia a dia. Assim, desde o início nós já procurávamos lhe dar dicas de acordo com o que faria sentido para você. E o desafio de lhe entregar esse conteúdo, pôde ser resolvido com a RD Station.

A Resultados Digitais é a empresa brasileira, hoje, líder em marketing digital. Eles produzem artigos, ebooks, vídeos, entrevistas e vários outros materiais sobre tudo o que é preciso para você se tornar um expert em marketing médico digital. E para aplicar todo o conhecimento que eles oferecem com vários desses materiais educativos totalmente gratuitos, eles desenvolveram o RD Station – um software de automação de marketing digital.

Então antes de continuar com o assunto do artigo de hoje, mesmo que sua clínica ainda não seja cliente da RD Station, invista alguns minutos do seu dia hoje para visitar a página de conteúdos educativos da Resultados Digitais. Sabe como nós já falamos aqui no blog do Shosp sobre a importância de fidelizar seu paciente, de se comunicar com ele para que cada vez mais pacientes conheçam e queiram ir à sua clínica? Então, essa página de materiais educativos vai te trazer uma imensidão de dicas de como fazer tudo isso. Por onde começar a desenvolver seu marketing médico.

Shosp e RD Station, qual a novidade?

Dentro de uma clínica existem várias possibilidades para o desfecho de um paciente agendado. Isto é, uma vez que o paciente se agenda online no seu site ou mesmo pelo telefone da clínica, esse paciente pode comparecer ao horário marcado; pode desmarcar o agendamento; e a pior opção, ele pode faltar. A falta do paciente à consulta acaba sendo ainda mais negativa que as outras possibilidades, por não dar à clínica qualquer chance de colocar outro paciente no lugar – e acaba gerando uma lacuna na agenda do profissional.

Tudo bem que existem os encaixes de pacientes nas agendas já cheias, justamente para evitar tais “buracos” se um deles faltar. Essa é uma solução que resolve o problema imediato, mas acaba não sendo a melhor, já que se nenhum paciente faltar haverá uma enorme fila de espera na recepção da clínica. Mas isso já é assunto para um outro texto.

A grande questão sobre o “desfecho” do contato entre o paciente e a sua clínica é que se você conseguir gerenciar isso de forma eficiente, seus custos podem reduzir drasticamente. Isto é, imagine que você tenha o controle total sobre os agendamentos da sua clínica, e consiga saber quantos pacientes faltaram em um mês, quantos desmarcaram consultas e quantos foram pela primeira vez na sua clínica há mais de 12 meses e nunca mais voltaram.

Agora imagine que em posse desses dados você decida entrar em contato com os pacientes que faltaram e nunca mais reagendaram um horário. Além deles, você também decidiu entrar em contato com os que desmarcaram e não lhes procuraram depois. E imagine também que você decidisse manter contato com seus pacientes frequentes para continuar incentivando que eles continuem indo à clínica. Conseguiu perceber como cada um desses três casos são diferentes entre si, e como é potencialmente difícil ficar “desvendando” manualmente qual paciente deve receber qual tipo de comunicação?

Bem, é nesse ponto que o software da RD Station entra. e também é nesse mesmo ponto que o Shosp e sua mais nova integração com a RD entram. Cada ação que o seu paciente fizer na clínica (quando ele for cadastrado para sua primeira consulta, quando ele desmarcar ou faltar a um agendamento, por exemplo), essa ação irá gerar um identificador do lead. Com isso, todos os seus pacientes (tratados no RD Station como “leads”) serão “agrupados” em segmentações de leads correspondentes à ação que a sua clínica estiver acompanhando.

Na prática, você gerencia a sua clínica e os seus agendamentos automaticamente com o Shosp, e depois trabalha todo um grupo de pacientes (segmentações de leads) com características similares, de uma só vez no RD Station - sem nenhum custo extra por essa integração.

Se você ainda não conhece o Shosp ou o RD Station, você pode conhecer sem compromisso, em um teste gratuito. O do Shosp você pode clicar aqui para se cadastrar e aproveitar por 15 dias todas as nossas facilidades. Mas se você quiser primeiro entender um pouco mais sobre como o Shosp pode te ajudar na gestão da sua clínica, leia como a Sensi Saúde diminuiu em 80% o número de faltas dos seus pacientes às consultas. E para conhecer um pouco mais da Resultados Digitais e do RD Station, visite seu site e peça a um consultor para entrar em contato.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre algo do que leu aqui? Conte para a gente nos comentários, como nós podemos ajudar a sua clínica a melhorar seus resultados.